Cidades

BATAGUASSU

Caminhão tomba na BR-267 e carga de farelo é saqueada

Caminhão tomba na BR-267 e carga de farelo é saqueada

nova news

22/02/2012 - 10h46
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Por volta das 19h30 de ontem (21), um caminhão que trafegava pela BR-267, na região de Bataguassu, tombou após sair da pista.

O veículo com placas de São Gabriel do Oeste estava carregado com uma carga de mais de 30 mil quilos de farelo de soja, que ficou espalhada às margens da pista.

Uma empresa seguradora da cidade de Campo Grande, responsável pela carga, foi acionada, porém quando o representante chegou ao local, a carga já havia sido saqueada por moradores da região e pessoas que trafegavam pelo local.

Segundo o boletim de ocorrência, a carga avaliada em R$ 21 mil foi saqueada por aproximadamente 70 pessoas. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Bataguassu.
 

Educação à distância

Com 320 vagas, IFMS abre inscrições gratuitas para cursos de inglês e espanhol

Atividades são oferecidas em uma plataforma de ensino virtual, porém os matriculados deverão assistir a uma aula presencial por semana

25/12/2025 10h46

Divulgação/IFMS

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Com inscrições gratuitas, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferta 320 vagas para ingresso em cursos de Espanhol e Inglês já no 1° semestre de 2026. 

As oportunidades são para os cursos de Inglês Básico I e II e Espanhol Básico I e serão ofertadas em: Amambai, Antônio João, Cassilândia, Costa Rica, Dourados, Nova Andradina e Paraíso das Águas. As inscrições devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção até 22 de janeiro.

Cabe destacar que a escolaridade mínima para se inscrever varia de acordo com o idioma escolhido. Os cursos são de Fomação Inicial e Continuada (FIC) e ofertados à distância.

As atividades são oferecidas em uma plataforma de ensino virtual, porém os matriculados deverão assistir a uma aula presencial por semana no polo escolhido, no período noturno.

A carga horária total dos cursos varia de 160 a 200 horas/aula, o que equivale a uma duração média de 5 meses. O início das aulas está previsto para a semana de 16 a 20 de março de 2026.

Inscrições 

O candidato deve acessar o sistema, atualizar seus dados (caso necessário), escolher o campus ou polo de oferta e o curso que pretende fazer.

Em seguida, deve clicar em 'Enviar Inscrição' e, depois, conferir o recebimento do e-mail de confirmação ou conferir, no próprio sistema, a efetivação da inscrição.

Cronograma - A seleção dos inscritos será feita por sorteio eletrônico, previsto para 27 de janeiro, com a publicação do resultado preliminar no dia 29.

A classificação final do processo seletivo e publicação da primeira chamada estão previstas para 3 de fevereiro.

Entre os dias 4 e 10 de fevereiro será aplicada a prova on-line de nivelamento para os candidatos inscritos no curso de Inglês Básico II, com o resultado publicado no dia 12.

As matrículas dos convocados na primeira chamada deverão ser feitas entre 13 e 27 de fevereiro. Caso as vagas não sejam preenchidas, novas chamadas serão publicadas.

Saiba*

Em caso de dúvidas sobre o edital, o contato deve ser feito pelo e-mail [email protected].

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SEGUNDO RAMAL

Após 15 anos, ferrovia de gigante da celulose deve sair do papel

BNDES anunciou a liberação de R$ 1,050 bilhão para construção de 89 quilômetros de ferrovia ligando a Eldorado à Ferronorte

25/12/2025 09h55

Instalada em Três Lagoas, a Eldorado produz em torno de 1,8 milhão de teneladas por ano e a meta é despachar tudo por ferrovia

Instalada em Três Lagoas, a Eldorado produz em torno de 1,8 milhão de teneladas por ano e a meta é despachar tudo por ferrovia

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Anunciada faz 15 anos, a ferrovia de 89 quilômetros ligando a fábrica de celulose Eldorado, em Três Lagoas, à Ferronorte, em Aparecida do Taboado, deu um passo fundamental nesta semana. É que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou na terça-feira (23) e reafirmou nesta quarta-feira (24) a liberação de R$ 1,05 bilhão para a Eldorado Brasil Celulose S.A. construir uma nova ferrovia para escoamento de celulose. 

Durante as obras, a estimativa do BNDES é de geração de mais de 3 mil empregos diretos e indiretos. Conforme explicação da instituição, "o apoio do Banco se dá por meio da subscrição de R$ 1 bilhão em debêntures de infraestrutura, com emissão coordenada pela própria instituição, e mais o financiamento de R$ 50 milhões por meio da linha Finem". 

“O BNDES mais uma vez é pioneiro no desenvolvimento do mercado de capitais, sendo o primeiro a estruturar uma debênture de infraestrutura nova. O projeto apoiado vai reduzir os custos logísticos e aumentar a competitividade da celulose brasileira, num setor em que o país é um dos maiores produtores do mundo, com cerca de 24,3 milhões de toneladas ano, atrás apenas dos Estados Unidos e da China", afirmou Aloizio Mercadante, presidente do BNDES.

"A ferrovia também é um modo de transporte mais sustentável, alinhada à política de transição para uma economia mais verde do governo do presidente Lula. Hoje, o transporte por meio rodoviário utiliza 50 mil caminhões por ano. Com a ferrovia, estimativa é reduzir em 87,3% as emissões CO2 por ano, cerca de 105,3 mil toneladas”,  estimou Mercadante. 

Ativada em 2012, a Eldorado produz em torno de R$ 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano. Porém, os proprietários da indústria, os irmãos Joesley e Wesley Batista, da holding J&F, prometem instalar uma segunda unidade e duplicar a capacidade de produção. 

Atualmente, toda a produção é levada por caminhão até Aparecida do Taboado e de lá segue de trem até o porto de Santos, onde a Eldorado ativou em 2023 um terminal exclusivo para a exportação de sua produção. 

SONHO ANTIGO

Em julho de 2023, quando da inauguração deste terminal, Joesley Batista afirmou que “ter um terminal no Porto de Santos conectado com a fábrica era um sonho desde quando a gente iniciou o projeto da Eldorado, em 2010. Fomos construindo um maciço florestal, a fábrica e a parte logística. E agora fica faltando só uma linha ferroviária de 90 quilômetros, que deve iniciar as obras daqui um ano, e vai conectar 100% a fábrica ao porto”. 

Conforme essa previsão, a construção da ferrovia deveria ter começado há um ano e meio. A Eldorado já tem desde 2022 as autorizações da ANTT para construção do ramal e desde 2024 a licença para desapropriação e indenização de 700 hectares de terras nas quais os trilhos serão instalados. 

Agora, ao buscar apoio do BNDES, a empresa está indicando que finalmente vai executar o projeto. O montante liberado pelo banco estatal, porém, será insuficiente para implantação dos quase 90 quilômetros. 

Em Inocência, a chilena Arauco anunciou investimento da ordem de R$ 1 bilhão para construção de um ramal ferroviário de 47 quilômetros ligando a futura fábrica à Ferronorte. As obras começaram no final de novembro e devem se estender por quase dois anos. 

Isso equivale a quase de R$ 22 milhões por quilômetro. Então, seguindo este parâmetro, os 90 quilômetros que a Eldorado pretende implantar demandarão em torno de R$ 1,9 bilhão. 

Além disso, a chilena Arauco anunciou investimento de mais R$ 1,4 bilhão para aquisição de 23 locomotivas e aproximadamente 750 vagões, incluindo reservas, para formar sete comboios de 100 vagões cada.

 A previsão é de que diariamente saia um comboio com cem vagões da fábrica de Inocência rumo ao porto de Santos depois da ativação da fábrica, prevista para o final de 2027. 

A Arauco terá capacidade para 3,5 milhões de toneladas por ano. Caso tire do papel a promessa de duplicar a produção, a Eldorado terá capacidade semelhante e terá de fazer investimento idêntico ao da Arauco para aquisição de locomotivas e vagões. 

No final de novembro os responsáveis pelo setor florestal da Eldorado chegaram a anunciar que a partir de 2026 a empresa elevaria a área anual de plantio de eucaliptos da casa dos 25 mil hectares para até 50 mil hectares, o que seriam os primeiros passos para a instalação da segunda unidade. 

Na semana passada, porém, o diretor da área florestal informou que este aumento na área plantada foi adiada. A alegação é de que a empresa já conta com um excedente da ordem de 100 mil hectares de eucaliptos para abastecer esta segunda unidade nos primeiros anos de funcionamento, caso o projeto saia do papel. 

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