Cidades

TRANSPORTE PÚBLICO

Campo Grande não deve ter transporte público nesta quarta-feira

Consórcio Guaicurus recorreu à Justiça para tentar impedir paralisação, mas pedido foi negado

Continue lendo...

A Justiça do Trabalho manteve como legal a greve anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores Coletivos Urbano de Campo Grande (STTCU-CG). A paralisação deve acontecer nesta quarta-feira (17) e os ônibus não irão circular na Capital desde as primeiras horas da manhã. 

O movimento, de acordo com o presidente do Sindicato Demétrio Ferreira, é uma resposta ao Consórcio Guaicurus, empresa que opera o transporte coletivo em Campo Grande, que afirmou não estar aberta para negociações com os motoristas. 

Entre as demandas, os trabalhadores reivindicam que a prefeitura chegue a um consenso juntamente com a empresa para definir o reajuste da tarifa do transporte público, já que só quando este valor for definido será possível que a categoria solicite reajuste salarial. 

De acordo com a decisão do juiz do Trabalho Christian Gonçalves Mendonça, assinada na tarde desta terça-feira (17), 

O Consórcio ingressou com o pedido para que a paralisação fosse considerada ilegal, argumentando ser inaceitável o fechamento das garagens já que interfere na rotina e deslocamento dos demais trabalhadores pela cidade. 

Além disso, a empresa também requereu que fosse aplicada multa diária de R$ 100 mil pelo descumprimento da decisão, se esta fosse favorável ao Consórcio. 

Por outro lado, o juiz entendeu que a categoria já tentou por diversas vezes negociar, sem sucesso, a construção de uma Convenção Coletiva do Trabalho válida para os anos de 2022 e 2023.

O juiz ainda afirmou que o Consórcio não anexou ao pedido provas de que a paralisação possa causar prejuízos à empresa ou à frota de ônibus, sendo que Mendonça ainda afirma que em paralisações anteriores não também não foi registrado qualquer dano ao Consórcio.

Por fim, o juiz ainda aponta que, caso a greve tenha desdobramentos que tragam prejuízos aos bens da empresa, o plantão judiciário poderá ser acionado a qualquer momento. 

GREVE

O anúncio de greve foi feito pelo sindicato na manhã desta terça-feira, após a categoria reunir-se com a diretora do Consórcio Guaicurus, ocasião em que os empresários deixaram claro que não estão aberto à negociação com os trabalhadores. 

Assim que anunciada a paralisação, a operadora do transporte coletivo afirmou que entraria na justiça do trabalho para tentar reverter a situação, o que foi negado.

Susto!

Quatro trabalhadores feridos após desabamento de silos em construção

Um dos trabalhadores recebeu alta, enquanto os outros três permanecem no hospital para exames. O caso será investigado pelas autoridades.

03/10/2024 14h02

Reprodução/ Babalizando MS

Continue Lendo...

Quatro pessoas ficaram feridas após desabamento de um armazém de grãos da empresa  Inpasa Brasil, localizada na BR-060, próximo ao município de Sidrolândia, a 71 quilômetros de Campo Grande, desabou na manhã desta quinta-feira (3), deixando quatro funcionários feridos. Os trabalhadores foram atendidos por equipes do Corpo de Bombeiros, apenas um deles foi liberado e outros três seguem fazendo exames. 

O silo que desabou é cavado no solo em altura aproximadamente de 3 metros, é usado para armazenar cereais, sementes e outros produtos. Em nota, a assessoria da empresa relatou que o espaço estava em construção, quando cedeu a lateral do armazém cedeu. 

Quatro pessoas que são colaboradores de duas empresas terceirizadas foram atingidas. 

Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionados e encaminhados para o hospital do município. 

De acordo com informações preliminares vindo da empresa, um dos funcionários foi liberado e outros três seguem na unidade de saúde para outros exames. 
 

Assine o Correio do Estado.

 

 

CONSCIENTIZAÇÃO

Bioparque, Câmara e Maternidade ficam azul em celebração ao sorriso

Em pleno 'outubro rosa', nova cor para o mês traz conscientização para saúde bucal e reabilitação de pacientes com fissura labiopalatina

03/10/2024 13h29

Ato traz reflexão sobre condição que separa lados dos lábios e céu da boca.

Ato traz reflexão sobre condição que separa lados dos lábios e céu da boca. Reprodução

Continue Lendo...

Por iniciativa da Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais (Funcraf), pontos importantes da Capital, como o Bioparque Pantanal; Casa de Leis e a Maternidade, ganham uma nova cor para marcar o "Dia do Sorriso" e conscientização da popular "fissura labial".  

Contando com parceria da Smile Train Brasil, até amanhã o prédio da Cândido Mariano, bem como os edifícios da Câmara Municipal e Bioparque Pantanal trazem a cor símbolo da campanha que destaca necessidade de apoio às pessoas que enfrentam desafios como a fissura lábio-palatal. 

Vale apontar que para além de colorir os monumentos campo-grandenses, a programação traz ainda atividades recreativas e educativas para crianças amanhã (03), com brinquedos e pintura facial, em encerramento da campanha do 'Dia D' do Dia Mundial do Sorriso.

Gerente-geral da Funfraf, Ariel Marcos da Silva ressalta o compromisso e reforço que a iniciativa traz para a causa, que busca um sorriso digno para todos. 

"Queremos lembrar a todos que, assim como o cuidado com o corpo, o cuidado com o sorriso é fundamental para uma vida saudável e plena", complementa ele.  

Entenda

Como esclarece a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) do Ministério Federal, não há respostas claras para as causas da má-formação, já que lábio e céu da boca se desenvolvem de forma separada nos três primeiros meses de gestação

Com isso, a iluminação azul chama atenção para o apoio às pessoas com essa condição, já que muitas dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) para cirurgias reparadoras. 

Isso porque, a doença é característica por separar os lados esquerdo e direito do lábio, tento casos em que pode se estender até o palato; e ainda versões mais raras que apresentam duas fissuras no céu da boca. 

Instituição filantrópica, por ano a Fundação realiza mais de 82 mil procedimentos pelo Sistema Único de Saúde, com cirurgias reparadoras e tratamentos integrados não só para a fissura, mas também para deficiência auditiva. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).