Campo Grande participará da "Hora do Planeta 2023" e desligará as luzes de monumentos e praças públicas entre as 20h30 e 21h30 deste sábado (25). A iniciativa é idealizada pela Organização de conservação global World Wide Funde for Nature (WWF), e visa chamar a atenção de pessoas, empresas e do poder público para os problemas socioambientais.
A Hora do Planeta é reconhecida como a maior e mais tradicional ação global pelo clima. Durante uma hora, indivíduos e organizações podem desligar as luzes de suas residências e de prédios públicos e comerciais, para simbolicamente, demonstrar apoio à causa ambiental. A iniciativa foi criada em 2007, em Sydney, na Austrália. O Brasil participa desde 2009, assim como a Capital sul-mato-grossense.
Além do apagar das luzes, os interessados em apoiar a Hora do Planeta podem realizar outras ações e se inscrever no site da WWF, para divulgar o evento. A Prefeitura de Campo Grande inscreveu o "Apagar das luzes dos monumentos de Campo Grande" e convidou a população a tirar uma foto nos locais e publicar nas redes sociais com a hashtag #AMaiorHoradoPlaneta, em apoio à iniciativa.
Além de Campo Grande, em outras capitais brasileira como Manaus e Rio de Janeiro, eventos também foram inscritos. Na capital amazonense será realizado o "Fogo do Conselho", de um grupo de escoteiros, que acenderá uma fogueira e ao redor serão entoadas canções e feitas outras atividades. Na capital fluminense, o Botafogo Praia Shopping vai apagar suas luzes em apoio ao clima.
"É o evento anual que proporciona um momento coletivo de otimismo para celebrar o nosso único lar compartilhado e aumentar a conscientização na abordagem da dupla crise da biodiversidade e do clima que o planeta está enfrentando. A proposta da WWF este ano é acumular mais de 60.000 horas o equivalente a sete anos de ação em apenas uma Hora do Planeta a fim de ajudar a manter o ímpeto necessário para alcançar um mundo positivo para a natureza e para as pessoas até 2030", diz a ONG.
Os locais que terão as luzes apagadas serão o Obelisco, o Monumento Maria Fumaça, a Praça Pantaneira, o Relógio da rua 14 de Julho, a Fonte Luminosa, na Praça Ary Coelho, o Jardim da Prefeitura Municipal, o Monumento aos Pioneiros, o CREA/MS, a Câmara Municipal, o SESC Cultura e a antena da TV Morena.