Cidades

NOVEMBRO AZUL

Câncer de próstata mata 6 homens por mês em Campo Grande

Durante o mês, unidades de saúde terão atividades de prevenção

Continue lendo...

No primeiro semestre deste ano, 39 homens morreram por câncer de próstata em Campo Grande, uma média de 6,5 vítimas da doença por mês. Com objetivo de conscientizar sobre a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata, foi lançada, nesta sexta-feira (1º), a Campanha Novembro Azul, que iré promover diversas atividades nas 69 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF) da Capital

O câncer de próstata é o segundo tumor que mais mata os homens no País. No entanto, a doença tem cura e o diagnóstico precoce é importante para o tratamento.

Conforme dados da Coordenadoria de Estatísticas Vitais (Cevital) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), durante todo o ano passado, 82 pessoas morreram vítimas deste tipo de câncer, sendo a maioria homens com mais de 65 anos.

Considerado mês de conscientização e prevenção à doença, a campanha Novembro Azul tem objetivo principal de combater o câncer de próstata por meio de incentivo à realização periódica dos exames, em busca de diagnóstico precoce.

As unidades disponibilizam agendamento de consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, atendimento no pré-natal do parceiro, ações de saúde em locais de grande concentração de homens, como empresas e canteiros de obras e ações educativas que incluem: palestras sobre o tabagismo; prevenção à tuberculose e à violência; uso de álcool e drogas; oferta de atendimento em horário estendido voltado para a população masculina; aferição de pressão; vacinação; ofertas de exames e realização de testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C.

A partir dos 45 anos todos os homens devem fazer os exames preventivos para detectar qualquer alteração na próstata. Os que já têm fatores de risco, como antecedentes de câncer de próstata ou de mama na família e homens da raça negra,  devem fazer os exames a partir dos 40 anos.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Para a prevenção do câncer de próstata pode ser realizado o exame de PSA (antígeno prostático específico), para a detecção, controle e, caso necessário, o encaminhamento aos serviços de referencia, para confirmação do diagnóstico e tratamento.

O PSA avalia a quantidade da proteína pela próstata e geralmente quando a doença atinge essas glândulas esses níveis são aumentados. Cerca de 20% dos pacientes têm o câncer diagnosticado apenas com o exame do toque retal, que avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata, o que permite detectar a presença de nódulos.

Os exames estão disponíveis na rede pública de saúde durante todo o ano. Para receber atendimento gratuito é necessário buscar a unidade de saúde mais próxima da sua residência.

Quando o câncer é diagnosticado e está restrito ao órgão, o paciente recebe um tratamento curativo, que pode variar de acordo com a estratificação de risco, ou seja, se há baixo ou alto risco de progressão.

Além do PSA, o toque retal é um exame clínico imprescindível para avaliar a sensibilidade, consistência e limites da próstata.

Cidades

Vendas de sorvete devem crescer 16,3% em 2026, projeta Abrasorvete

Altas temperaturas deve fazer a indústria de sorvetes faturar 16,3% a mais neste ano

07/01/2026 22h00

Crédito: Freepik

Continue Lendo...

Com as constantes ondas de calor, a indústria de sorvetes espera faturar 16,3% a mais neste ano, após fechar 2025 com crescimento no faturamento estimado em 6,8%. A previsão é da Abrasorvete, associação que representa fabricantes, fornecedores, distribuidores e varejistas de sorvete.

Além das temperaturas mais altas, o prognóstico se baseia na expansão da renda dos consumidores e nos investimentos feitos pelo setor para atender ao aumento da demanda.

Segundo levantamento da Abrasorvete, 86,4% das empresas realizaram durante o último ano algum investimento em máquinas, expansão de fábricas ou novas tecnologias. Uma a cada cinco empresas (22%) investiu mais de R$ 1 milhão.

"Os números revelam que o setor não está apenas reagindo ao mercado, mas se estruturando para um novo patamar de consumo", comenta Martin Eckhardt, presidente da Abrasorvete.

 

Assine o Correio do Estado

POLÍCIA

Homem que sequestrou estudante da UFGD é preso em Dourados

O jovem foi capturado enquanto saia da universidade e partia para casa, quando foi rendido por dois criminosos

07/01/2026 19h15

Criminosos tentaram roubar dinheiro do jovem por meio de transferência PIX

Criminosos tentaram roubar dinheiro do jovem por meio de transferência PIX Divulgação: Polícia Civil

Continue Lendo...

Nesta terça-feira (6), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul prendeu Israel Ferreira dos Santos, de 47 anos, apontado como um dos autores do sequestro relâmpago a um universitário, em Dourados. 

Na noite de 29 de setembro do ano passado, o estudante, de 22 anos, saiu da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e estava indo para casa em seu carro, quando foi rendido por Israel e seu comparsa Ives Morales Dávila, preso em 9 de dezembro de 2025.

Os autores estavam armados, obrigaram o jovem a parar o veículo e, em seguida, entraram no automóvel, iniciando agressões físicas que provocaram intenso sangramento.

A vítima permaneceu sob domínio dos autores por cerca de oito horas, período em que foi mantida sob constantes ameaças e violência.

Em determinado momento, o estudante foi colocado no porta-malas do próprio veículo por aproximadamente duas horas, enquanto os criminosos circularam pela cidade e pela área rural, em busca de locais onde pudessem permanecer sem chamar atenção.

Tentativa de Extorsão 

Os criminosos forçaram a vítima a acessar o celular para fazer transferências via PIX, mas a tentativa falhou, pois o celular bloqueou e a vítima não tinha dinheiro na conta.

Em seguida, o veículo ficou sem combustível na zona rural e devido ao bloqueio do celular, a falta de combustível e a bateria descarregada, eles liberaram a vítima e fugiram levando apenas o celular.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).