Cidades
PANDEMIA

Capital libera uso de máscaras em locais fechados; ônibus são exceção

Decreto com regras sobre a liberação do uso de máscaras será publicado em Diário Oficial

Thais Libni

21/03/2022 18:30

Deixa de ser obrigatório o uso de máscaras em lugares fechados de Campo Grande, com exceção do transporte público, rodoviário e Unidades de Saúde. 

A flexibilização foi informada pelo prefeito Marcos Trad (PSD) na tarde desta segunda-feira (21) e será oficializada em Diário Oficial nesta terça (22). 

A decisão foi tomada durante reunião do governo municipal e secretária de Saúde. Conforme Trad, para a desobrigação do uso do equipamento, foi considerado dados do boletim epidemiológico da Covid-19 de Campo Grande. 

"Todas as decisões são tomadas com base na ciência e boletins da secretária de Saúde do nosso município, na última reunião tínhamos 144 hospitalizados, em contrapartida, hoje temos 74. Tínhamos em média 7 óbitos ao dia, hoje temos um óbito. Os casos confirmados há 15 dias atrás eram 10.071 e hoje são 961 casos, esses números que nos traz a certeza da flexibilização", informou o prefeito. 

Segue sendo recomendado o uso em transportes de passageiros por aplicativo e táxi e para pessoas com comorbidades (cardiopatias, diabetes imunossuprimidos, oncológicos, com obesidade mórbida) e idosos. 

Ainda conforme Trad, o decreto que será publicado ficará em validação por 15 dias. "Amanhã será exarado o decreto para a validação dessa regra pelos próximos 15 dias. Caso seja necessário, faremos novas restrições", afirmou o prefeito ao fim da reunião.