Cidades

campo grande

Carnaval de rua reúne mais de 130 mil foliões em três dias

Na Esplanada Ferroviária, local tradicional dos blocos de Campo Grande, milhares de foliões de todas as idades lotaram as ruas para pular Carnaval

Continue lendo...

O terceiro dia do carnaval de rua na Esplanada Ferroviária, em Campo Grande, reuniu 60 mil foliões no bloco Capivara Blasé. A programação teve início às 15h, com a tradicional matinê Capivarinha Blasé, e encerrou-se às 23h. Ao todo, mais de 130 mil pessoas festejaram de sexta-feira a domingo na Esplanada.

Os bloquinhos que tradicionalmente desfilam na Esplanada Ferroviária começaram a folia na sexta-feira, quando o Farofolia reuniu mais de 20 mil pessoas. No sábado, foi a vez do Cordão Valu, o mais antigo bloco da Capital, com a participação de 50 mil foliões.

Ontem, o bloquinho Capivara Blasé completou dez anos de existência. Entre as novidades deste ano estão banheiro exclusivo para crianças e camarote do Detran com benefícios exclusivos aos que passarem no teste do bafômetro.

Para a tecnóloga em Recursos Humanos Aurenice, 40 anos, o Carnaval é uma oportunidade de tirar as crianças e os adolescentes da frente das telas dos computadores e celulares.

“Eu vim para tirar a minha criança da frente da TV, para pular, me divertir, e ele está muito animado, perguntando quando vai dançar”, disse Aurenice, que tem um filho de seis anos.

Já a funcionária pública Franciele Campos, 33 anos, levou o filho de dois anos para curtir o seu primeiro Carnaval. “Eu vou em Carnaval desde que me entendo por gente, e aqui na Esplanada eu já vim muitos anos. Agora, estou apresentando a folia para o meu filho”, disse.

Quem também aproveitou o domingo para conhecer a diversão dos bloquinhos de Carnaval foram as estudantes Isabele Luz e Letícia Sakamoto, ambas com 16 anos. 

“Queremos ver tudo o que tem, e até agora estamos adorando o Carnaval”, revelou Isabele ao Correio do Estado.

O Capivara Blasé contou com a participação do bloco “Nem uma árvore a menos”, criado neste ano por foliões ambientalistas em defesa da conservação dos parques, sobretudo do Parque dos Poderes. 
Vale destacar que a festa continua hoje, com Capivara Blasé a partir das 14h, e amanhã, com Cordão Valu a partir das 15h.  

MATINÊS

O Capivarinha Blasé continua hoje, a partir das 15h, com pintura facial, confete e banda de marchinhas, na Esplanada Ferroviária. Outra novidade é que a organização separou banheiros exclusivos para as crianças.
Diversos locais, como shoppings e clubes da Capital, também estão com atrações voltadas para o Carnaval e as crianças.

ESCOLAS DE SAMBA

Hoje, começam os desfiles das escolas de samba em Campo Grande, na Praça do Papa. A programação tem início às 19h, com a Escola de Samba Mirim Herdeiros do Samba, que não participa da competição, mas abre as festividades. 

Em seguida, apresentam-se Gres Cinderela Tradição do José Abrão, Gres Unidos da Vila Carvalho e Gres Catedráticos do Samba.

Amanhã, a Corte de Momo, composta de rei, rainha e princesa do Carnaval, fará a abertura do desfile. Na sequência, desfilam Gres Deixa Falar, Gres Igrejinha e Gres Unidos do Bairro Cruzeiro.

Por fim, a apuração do desfile das escolas de samba da Capital será realizada na quarta-feira de Cinzas, a partir das 16h, no Teatro de Arena do Horto Florestal. Já a noite de premiação das campeãs será realizada na sexta-feira (16), a partir das 19h, no Armazém Cultural.

ENTERRO DOS OSSOS

O Enterro dos Ossos, a ser realizado neste sábado (17), também tem folia garantida. A Praça Ary Coelho recebe o Bonde das Sereias, os Forrozeiros MS ocupam a Esplanada Ferroviária e o bloco Eita! reúne seus foliões no Monumento da Maria Fumaça.

Operação Fake Fire

Após sofrer batida, 'Pagodinho' é denunciado por disseminar fake news e violência política

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul apresentou denúncia contra o influencer de Nova Andradina, que, em outubro, sofreu batida do Gaeco e teve aparelhos eletrônicos apreendidos

21/12/2024 09h26

Reprodução Redes Sociais

Continue Lendo...

O Ministério Público Eleitoral (MPE) denunciou o influencer conhecido como “Pagodinho”, apontado como administrador de um perfil no Instagram que disseminou fake news e cometeu violência política de gênero durante o pleito eleitoral de 2024.

No dia 2 de outubro, Murilo Cesar Carneiro da Silva, mais conhecido como “Pagodinho”, sofreu uma batida pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).

Como bem acompanhou o Correio do Estado, o objetivo da ação, que recebeu o nome de "Operação Fake Fire", era investigar a disseminação de notícias falsas durante o período das eleições municipais e outros crimes.

Durante a operação, que recebeu o nome de “Fake Fire”, com mandados de busca e apreensão, a equipe esteve em dois endereços ligados a Pagodinho e apreendeu cerca de R$ 5.409,00 em espécie, um aparelho celular e um dispositivo de armazenamento.

Divulgação Gaeco

Monitoramento

Pagodinho saiu usando tornozeleira eletrônica em decorrência do cumprimento de monitoramento expedido pela Justiça Eleitoral.

Além disso, foram aplicadas medidas cautelares que proíbem que ele deixe o município sem autorização judicial e que esteja em casa durante o período das 19h às 7h.

Adicionalmente, Pagodinho está proibido de publicar ou utilizar meios para divulgação de informações de cunho eleitoral, seja de maneira direta ou com auxílio de terceiros.

 

Denunciado

Após as investigações nos aparelhos apreendidos, o MPE, por meio da Promotoria Eleitoral de Nova Andradina, apresentou denúncia contra Pagodinho, que foi apontado como responsável pelo perfil no Instagram @novafogooficial, que possui aproximadamente 107 mil seguidores.


 Diante dos fatos, o influencer foi acusado de ter feito “ofensas humilhantes e constrangedoras contra uma candidata nas eleições municipais de 2024”.

Ainda, segundo a investigação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), foi apurado que Murilo Cesar teria disseminado informações falsas em grupos de mensagens, desobedecendo ordens da Justiça Eleitoral.

Com isso, o MPE denunciou Pagodinho, apontado como titular do perfil, pelos crimes de divulgação de fatos inverídicos, desobediência à Justiça Eleitoral e violência política de gênero.

A previsão das penas para os crimes pode acarretar em mais de seis anos de prisão.  


A denúncia é um desdobramento da “Operação Fake Fire”, deflagrada em Nova Andradina, e foi protocolada na 5ª Zona Eleitoral do município, responsável pela análise e julgamento do processo.

Assine o Corrreio do Estado
 

Tempo

Verão começa com previsão de chuvas abaixo da média histórica

Estação mais quente do ano começou na manhã deste sábado

21/12/2024 09h15

Verão 2024/2025 terá menos chuvas

Verão 2024/2025 terá menos chuvas Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

O verão de 2024/2025 teve início neste sábado (21), às 6h20 (horário de Brasília), marcando o começo da estação mais quente do ano no Hemisfério Sul.

A estação traz consigo mudanças rápidas nas condições climáticas, caracterizadas por chuvas intensas e ventos fortes em algumas regiões, além de dias mais longos e temperaturas elevadas em todo o país.

Previsões climáticas

De acordo com o Prognóstico Climático de Verão divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as previsões para esta estação indicam uma tendência de chuvas abaixo da média na maior parte do Brasil. A meteorologista do Inmet, Maytê Coutinho, explica que "de maneira geral, as previsões climáticas indicam o predomínio de chuvas abaixo da média climatológica em grande parte do país".

A meteorologista alerta que a regularidade das chuvas nas Regiões Norte e Nordeste pode ser ainda mais comprometida se as atuais condições oceânicas permanecerem, com águas mais quentes no Atlântico Tropical Norte e mais frias no Atlântico Tropical Sul.

Distribuição Regional das Chuvas:

  • Norte: Exceção à tendência geral, com predomínio de chuvas acima da média.
  • Nordeste: Expectativa de menor volume de chuvas entre janeiro e março.
  • Centro-Oeste e Sudeste: Precipitações devem ficar entre o normal e abaixo da média.
  • Sul: Chuvas devem permanecer na faixa normal ou abaixo do normal, com volumes já naturalmente menores nesta época do ano.

La Niña

O fenômeno La Niña, que tradicionalmente causa fortes chuvas no Norte e Nordeste do Brasil e secas no Sul, terá uma duração mais curta neste verão. A probabilidade de suas condições prevalecerem é de 60% entre janeiro e março, diminuindo para 40% entre fevereiro e abril de 2025.

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).