Cidades

Operação Fake Fire

"Pagodinho" sofre batida da Gaeco por disseminar fake news em MS

Apontado como responsável por uma página no Instagram que publicou notícias falsas, o influencer teve aparelhos apreendidos e terminou usando tornozeleira eletrônica

Continue lendo...

O dono de um perfil no Instagram conhecido como "Pagodinho" foi alvo de busca e apreensão, na manhã desta quarta-feira (2), por veiculação de fake news em Nova Andradina.

A ação, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), recebeu o nome de "Operação Fake Fire", com o objetivo de investigar a disseminação de notícias falsas durante o período das eleições municipais e outros crimes.

A equipe cumpriu mandados de busca e apreensão em residências vinculadas ao munícipe.

O GAECO, apontou "Pagodinho" como responsável pela página no Instagram "Nova Fogo", que possui aproximadamente 107 mil seguidores.

Segundo a investigação, a página de Pagodinho publicou conteúdo de desinformação (fake news) em período eleitoral.

 Assim como conteúdo que coloca em xeque a lisura do pleito eleitoral de 2024.

Divulgação GAECO

Apreensão

Durante as buscas em dois endereços, a equipe apreendeu cerca de R$ 5.409,00 em espécie, um aparelho celular e um dispositivo de armazenamento.

Pagodinho saiu usando tornozeleira eletrônica em decorrência do cumprimento de monitoramento expedido pela Justiça Eleitoral.

Além disso, foram aplicadas medidas cautelares que proíbem que ele deixe o município sem autorização judicial e que esteja em casa durante o período das 19h às 7h.

Adicionalmente, Pagodinho está proibido de publicar ou utilizar meios para divulgação de informações de cunho eleitoral, seja de maneira direta ou com auxílio de terceiros.

Restrições

O investigado foi advertido pela Justiça de que o descumprimento de qualquer medida cautelar pode culminar na decretação de prisão preventiva e outras medidas.

Assine o Correio do Estado

 

TEMPO

Semana será fresca, com "friozinho" de manhã e à noite em MS

Início da manhã e noite terão aquele "ventinho gelado", em razão da estação de outono e proximidade do inverno

13/04/2025 17h40

Tempo nublado em Campo Grande

Tempo nublado em Campo Grande MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Previsão do tempo para esta semana é de clima fresco, úmido e arejado em Mato Grosso do Sul.

Início de manhã e noite serão "friozinhos" e "fresquinhos", com aquele "ventinho gelado" nas primeiras e últimas horas do dia, típico de outono. Com a proximidade de inverno, a tendência é que as temperaturas se mantenham cada vez mais amenas no Estado.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem permanecer entre 18ºC (mínima) e 32ºC (máxima). A umidade permanecerá entre 50% (tarde) e 100% (madrugada).

"Temperaturas ficarão estáveis. Não tem frio a não ser cedo um friozinho leve. Após as chuvas deste fim de semana, o predomínio é de sol com nebulosidade e temperaturas estáveis", explicou o meteorologista Natálio Abrahão em entrevista ao Correio do Estado.

Há possibilidade de chuva nesta semana, com trovões, relâmpagos, raios e rajadas de vento. A precipitação deve reduzir temperaturas, proporcionar sensação de clima úmido/arejado, aumentar a umidade relativa do ar e melhorar a qualidade de respiração.

Confira as temperaturas mínimas/máximas e as condições meteorológicas para os próximos dias nas regiões central, norte, sul, leste e oeste de MS:

MUNICÍPIO

DATA

TEMPERATURA MÍNIMA

TEMPERATURA MÁXIMA

CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS

Campo Grande

Segunda-feira, 14 de abril

20ºC

32ºC

Muitas nuvens com chuva isolada

Campo Grande

Quarta-feira, 16 de abril

20ºC

30ºC

Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas

Campo Grande

Quinta-feira, 17 de abril

20ºC

30ºC

Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas

Corumbá

Segunda-feira, 14 de abril

19ºC

32ºC

Muitas nuvens com chuva isolada

Corumbá

Quarta-feira, 16 de abril

22ºC

34ºC

Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas

Corumbá

Quinta-feira, 17 de abril

23ºC

33ºC

Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas

Três Lagoas

Segunda-feira, 14 de abril

22ºC

32ºC

Muitas nuvens com chuva isolada

Três Lagoas

Quarta-feira, 16 de abril

20ºC

30ºC

Muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada

Três Lagoas

Quinta-feira, 17 de abril

20ºC

32ºC

Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas

Coxim

Segunda-feira, 14 de abril

22ºC

33ºC

Muitas nuvens com chuva isolada

Coxim

Quarta-feira, 16 de abril

23ºC

33ºC

Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas

Coxim

Quinta-feira, 17 de abril

23ºC

32ºC

Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas

Dourados

Segunda-feira, 14 de abril

18ºC

25ºC

Muitas nuvens com chuva isolada

Dourados

Quarta-feira, 16 de abril

20ºC

29ºC

Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas

Dourados

Quinta-feira, 17 de abril

20ºC

27ºC

Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas

RECOMENDAÇÕES

O tempo chuvoso requer cuidados aos sul-mato-grossenses. Confira:

  • Evite áreas abertas, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
  • Mantenha distância de estruturas como muros, cercas, postes, árvores e linhas elétricas;
  • Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção;
  • Se estiver no mar, rio, lago ou piscina, saia imediatamente;
  • Feche os vidros e não encoste nas partes metálicas;
  • Permaneça em um local seguro até ter certeza de que a tempestade passou;
  • Tome cuidado com a água que for usar para beber ou cozinhar;
  • Descarte alimentos que estiveram em contato com a água da inundação;
  • Usar guarda-chuvas;
  • não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas;
  • procurar rotas alternativas no trânsito;
  • dirigir devagar e proteger os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos
  • não ficar debaixo de árvores;
  • não ficar próximo a cercas de metal;
  • ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada
  • tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio

EDUCAÇÃO

Enem 2025: Pedidos de isenção da taxa começam nesta segunda

Os interessados têm até 25 de abril para pedir a isenção

13/04/2025 17h30

Os participantes que não compareceram aos dois dias de provas do Enem 2024 precisam justificar a ausência

Os participantes que não compareceram aos dois dias de provas do Enem 2024 precisam justificar a ausência FOTO: Divulgação

Continue Lendo...

Começa amanhã (14), e segue até o dia 25 de abril, o período para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025. A solicitação deve ser feita exclusivamente pelo portal Página do Participante, com o login único do Gov.br.

A isenção está disponível para os seguintes públicos:

  • Estudantes do 3º ano do ensino médio em escola pública em 2025;
  • Estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada com renda familiar de até um salário mínimo e meio;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica registradas no Cadastro Único para Programas Sociais;
  • Participantes do programa Pé-de-Meia também podem solicitar a isenção.

Conforme o cronograma, o resultado das solicitações será divulgado em 12 de maio, com período de recursos entre 12 e 16 de maio, e o resultado dos recursos será publicado em 22 de maio.

A documentação exigida para solicitar a isenção inclui documentos de identidade, histórico escolar ou declaração de bolsista, comprovantes de renda, residência e benefícios sociais, além de documentos específicos para beneficiários do CadÚnico.

Vale lembrar que, os participantes que não compareceram aos dois dias de provas do Enem 2024 precisam justificar a ausência para ter a isenção. A justificativa também é feita através do Portal do Candidato.

Também é importante ressaltar que, quem não se lembra da senha pode recuperá-la na própria plataforma.

ENEM

O Enem é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). As notas também podem ser usadas em processos seletivos de instituições portuguesas conveniadas ao Inep.

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).