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Carros do MPMS serão mais blindados que viaturas policiais

Segundo Diário Oficial do órgão, oito caminhonetes Trailblazer, da Chevrolet, foram adquiridas, sendo quatro delas com blindagem completa nível III-A

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O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), via Diário Oficial, anunciou a compra de oito caminhonetes Trailblazer, da Chevrolet, do qual quatro delas irão receber blindagem completa nível III-A.

Segundo o documento, as quatro que não serão blindadas custarão ao órgão cerca de R$ 304 mil por carro, ou seja, um total de R$ 1.212.000,00. Enquanto isso, os quatro blindados sairão por R$ 163.950 a mais cada unidade, resultando num total de R$ 1.871.800,00. Somando os oito carros, o gasto do MPMS com os veículos será de R$ 3.083.800,00.

Porém, o mais curioso não são os valores, e sim a blindagem, já que metade dessas oito Trailblazer receberão blindagem mais completa do que a encontrada nos veículos da Polícia Militar. Os carros da PM são protegidos somente nas portas e vidro da parte dianteira, enquanto os carros da MPMS serão completamente blindados.

De acordo com a descrição, o nível da blindagem é a III-A, ou seja, resistente a todos os calibres de armas de mão, inclusive submetralhadoras 9mm e o calibre .44 Magnum, além de ser colocada como “ideal para ataque, tentativa de sequestro e roubo”. Esta é a blindagem mais comum no Brasil e autorizada pelo Exército Brasileiro.

Ao todo, existem quatro níveis de blindagem: I, II, III e IV. Obviamente, quanto maior o nível, mais caro e mais protegido é o serviço. Porém, o nível IV é restrito às Forças Armadas e empresas de transporte de valores, sendo proibida para uso civil.

Encolheu?

No dia 09 de dezembro do ano passado, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) ganhou 70 novas viaturas para reforçar a ronda, policiamento ostensivo/preventivo e patrulhamento em todas as regiões do Estado.

A frota vai comportar grande parte dos 479 novos militares que ingressaram na corporação em 18 de setembro deste ano. Portanto, com mais policiais, faz-se necessário mais viaturas.

A novidade, desta vez, é que as viaturas mudaram de modelo, marca e tamanho.

A PMMS atua, desde 2021, com a Chevrolet Trailblazer, SUV robusto e versátil, de dimensões 4.887 mm C x 1.902 mm L x 1.834 mm A, com tração nas quatro rodas, cinco portas, capacidade para sete lugares, peso 1.359–1.470 kg e avaliada em, no mínimo, R$ 380 mil.

Antigamente, em 2019, antes da Blazer, a frota da PMMS era composta pela Mitsubishi L200, caminhonete de cabine dupla, com quatro portas, dimensões de 5.115 mm C x 1.800 mm L x 1.780 mm A, peso 2.950 KG, tanque 90 litros, capacidade para cinco lugares, consumo de 9,8km/l na cidade e 14,0 km/l na estrada e avaliada em, no mínimo, R$ 245 mil.

Mas, em 2024, a frota da corporação diminuiu de tamanho e valor.

O governo de Mato Grosso do Sul comprou 70 novas viaturas Renault Duster, veículo que irá compor a nova frota da PMMS.

Renault Duster é um SUV de dimensões 4.376 mm C x 1.832 mm L x 1.693 mm A, potência 120 – 170 HP, com cinco portas, capacidade para cinco lugares e avaliado em, no mínimo, R$ 130 mil.

O modelo também é utilizado pela frota da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Campo Grande, Polícia Militar do Paraná (PMPR), Polícia Militar de São Paulo (PMSP), entre outras polícias de outros estados brasileiros.

*Colaborou Naiara Camargo

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ANUÁRIO DA PRF

MS é o terceiro estado com maior ocorrência de crimes em rodovias federais

Os principais crimes cometidos no Estado foram tráfico de drogas e contrabando, mas também houve flagrantes de crimes ambientais, roubos e apreensão de dinheiros e armas, dentre outros

20/04/2025 15h30

Tráfico de drogas lidera as ocorrências registradas no Estado

Tráfico de drogas lidera as ocorrências registradas no Estado Reprodução/PRF

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Mato Grosso do Sul é o terceiro estado do País com maior número de ocorrências criminais registradas nas rodovias federais no ano de 2024. Dados são do Anuário da Polícia Rodoviária Federal, divulgados na última quinta-feira (17).

Conforme o levantamento, MS teve 4.117 ocorrências criminais registras ao longo dos 4.109,2 quilômetros de rodovias federais atendidas pela PRF. O Estado só fica atrás de Paraná, que teve 5.203 ocorrências, e de Minas Gerais, com 4.795.

Os principais crimes cometidos no Estado foram tráfico de drogas e contrabando e descaminho, devido à sua localização de fronteira com o Paraguai e Bolívia, países por onde entram grande parte dos ilícitos.

Com relação às drogas, no ano passado foram apreendidas:

  • 258,019 toneladas de maconha
  • 12,465 toneladas de cocaína
  • 3,531 toneladas de skunk
  • 99 unidades de anfetaminas
  • 7,80 kg de crack
  • 265,10 kg de haxixe
  • 9 micropontos de LSD

Dentre as apreensões de contrabando e descaminho, se destacam as de cigarro, 6.485.816 maços; vestuário (127.779 unidades) e eletroeletrônicos (51.349). Também foram apreendidos agrotóxicos (5.331 kg), alimentos (2 t), combustíveis (2.264 litros), cosméticos (8.376 unidades), medicamentos (6.645 un.) e pneus (4.008 un).

Foram apreendidas 93 armas, que vão de a artesanais a fuzis, e 2.023 munições.

Houve ainda 362 ocorrências de crimes ambientais, que resultaram na apreensão de 2.020 animais silvestres, 268,420 m³ de madeira e 3,051 quilos de pescado.

Em dinheiro, houve a retenção de 408 dólares e 405.602 reais.

O levantamento aponta também o registro de um roubo de veículo de carga, 269 casos de alcoolemia em índices que configuram crime, 405 mandados de prisão cumpridos, 424 veículos recuperados, 308 flagrantes de veículos adulterados e outros 395 crimes de trânsito.

Por fim, a PRF detalha que 3.011 foram presas ao longo do ano, o que indica que, em média, uma pessoa foi presa a cada três horas nas rodovias federais do Estado.

Além dos crimes, foram lavrados 228.602 autos de infração no ano passado. Dentre as condutas mais observadas no Estado estão o excesso de velocidade (125.630), as ultrapassagens indevidas (14.578) e o não uso do cinto de segurança (6.003).

Em todo o Brasil, foram 5.269 ocorrências criminais nas rodovias atendidas pela PRF.

Acidentes

No ano passado, 182 pessoas morreram e 1.940 ficaram feridas em acidentes registrados nas rodovias federais de Mato Grosso do Sul.

De janeiro a dezembro de 2024, foram 1.803 acidentes. Dentre os feridos, 1.393 tiveram ferimentos leves e 547 foram graves.

O tipo de veículo em que os acidentes mais resultaram em mortes foram os de passeio. Na sequência, aparecem caminhões, motos e ônibus.

Segundo a PRF, e a maioria dos acidentes aconteceram na BR-163, conhecida como rodovia da morte.

No País, o levantamento revela que 6.160 pessoas morreram e 84.526 ficaram feridas em meio a 73.156 acidentes.

Luto

Morre ex-vereador e líder de comunidade japonesa, Paulo Yonamine

Yonamine tinha 88 anos e a causa da morte não foi divulgada.

20/04/2025 12h15

Ex-vereador morreu aos 88 anos

Ex-vereador morreu aos 88 anos Divulgação/Rede social

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A madrugada deste sábado (19) foi marcada por luto. Morreu o ex-vereador de Campo Grande Paulo Sukehiro Yonamine, aos 88 anos. Paulo nasceu em 20 de setembro de 1936 e foi uma grande figura da comunidade japonesa em Mato Grosso do Sul, líder da comunidade Nikkei.

Seu período como vereador de Campo Grande se deu nos anos de 1972 até 1976, integrando a 17ª e 18ª legislaturas. Neste período, houveram momentos decisivos para o futuro do estado, como os debates sobre a divisão do Estado de Mato Grosso, que resultou na criação do Estado de Mato Grosso do Sul, em 1977. 

Yanomine aprovou projetos estratégicos para o desenvolvimento da cidade durante seu período como parlamentar, como a instalação do Núcleo Industrial de Campo Grande. Outro momento marcante durante sua atuação foi a concessão do Título de Cidadão Campo-Grandense a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, durante uma visita à Capital com a equipe do Santos Futebol Clube para uma partida contra o time do Comercial, em 1973.

O velório foi realizado neste domingo (20) pela manhã, no Cemitério Parque  das Primaveras, na Avenida Senador Filinto Muller, no bairro Vila Ipiranga. O sepultamento será no mesmo lugar no decorrer do dia. 

Comunidade Japonesa em Campo Grande

Apesar de terem chegado ao Brasil em 1908, somente em 1910 os primeiros japoneses pisaram em terras mato-grossenses (a divisão entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul só ocorreu em 1977), juntamente com a construção da estrada de ferro. 

Segundo a Nippo Brasil, Campo Grande foi um dos importantes núcleos de imigrantes de Okinawa, que chegaram à região atraídos por bons pagamentos. Por causa disso, 75 imigrantes aceitaram trabalhar no assentamento dos trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, no então Estado de Mato Grosso. 

O primeiro morador japonês fixo em Campo Grande foi Kosho Yamaki, que chegou na cidade em maio de 1914, vindo do Peru. 

Hoje, Mato Grosso do Sul possui a terceira maior população de japoneses do Brasil, ocupando posição no ranking apenas atrás de São Paulo e do Paraná. Campo Grande é a sede da terceira maior colônia de imigrantes japoneses do país, com cerca de 15 mil descendentes até a 4ª geração, de acordo com dados do Governo do Estado em 2018.
 

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