Cidades

Portas Abertas

Comércio poderá abrir no domingo das eleições em Campo Grande

Conforme nota divulgada nesta sexta-feira (27), lojistas poderão abrir, desde que reservem horário para os funcionários votarem

Continue lendo...

A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) informou que o comércio poderá funcionar no domingo (6) das eleições na Capital.

No entanto, o comerciante precisa reservar um horário para que os funcionários deixem o estabelecimento para votar.

“Quem tiver a oportunidade e quiser abrir, não existe restrição. Mas é importante que todos os funcionários tenham tempo hábil para ir votar e conseguir voltar para o trabalho, além de ter o horário de almoço já reservado. Tudo deve ser conversado entre patrão e funcionário”, pontuou a presidente em exercício da CDL Campo Grande, dra. Inês Santiago.

Funcionamento

Segundo o gerente de relações sindicais da Fecomércio MS, Fernando Camilo, não há nada que impeça a abertura do comércio no domingo das eleições municipais.

“Não existe proibição nenhuma, apenas o empresário precisa dar oportunidade para o funcionário votar, fazendo o escalonamento. Ele tem que coordenar o horário”, explicou Camilo.

No entanto, ainda não existe definição sobre a abertura de estabelecimentos que trabalham com a venda de bebidas alcoólicas, uma vez que a portaria que trata da Lei Seca ainda não foi publicada para as eleições de 2024.

Horário das Eleições

É importante reforçar que, neste ano, a votação seguirá o horário de Brasília. A mudança é decorrente de uma decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dezembro de 2021 e incluída na Resolução TSE nº 23.669.

Deste modo, os eleitores de Mato Grosso do Sul precisam ajustar os horários para o exercício da democracia. A abertura das urnas ocorre das 7h às 16h.

Assine o Correio do Estado

Oportunidade

Funtrab abre mais de 800 vagas de trabalho nesta semana

As vagas são para todos os níveis de escolaridade e experiência

07/04/2025 17h14

Funtrab abre mais de 800 vagas de trabalho nesta semana

Funtrab abre mais de 800 vagas de trabalho nesta semana Divulgação/Funtrab

Continue Lendo...

A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) disponibilizou, nesta semana, 895 vagas para todos os níveis de escolaridade e experiência. 

O destaque é para a vaga oferecida por uma empresa de serviços de engenharia de Campo Grande, com salário de 13 mil reais. O candidato para a vaga deve ser graduado em Engenharia Civil, experiência mínima de seis meses comprovada em carteira, além de experiência em especialização de projetos de engenharia de rodovias. 

O trabalho consiste em desenvolver projetos de engenharia civil, executar obras, planejar, orçar, contratar, coordenar a operação de empreendimentos e suas manutenções. Também são atribuições do profissional o controle de qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados, além de elaborar normas e documentação técnica. 

Os interessados devem se cadastrar pessoalmente com RG, CPF e Carteira de Trabalho e serem encaminhados para entrevista na sede da Funtrab, na Rua 13 de maio, 2.773, em Campo Grande. O local fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e as entrevistas serão no setor de Psicologia. 

Feirão da Empregabilidade

Com o intuito de aproximar empresas contratantes aos candidatos que procuram empregos, a Funtrab organiza mais uma edição do Feirão da Empregabilidade, marcado para acontecer nesta terça-feira (8). 

Estarão presentes equipes de recrutamento de 6 empresas nos ramos de confecções, hotelaria, cervejaria, agropecuária, serviços gerais, arquitetura, consultoria e rede atacadista, oferecendo 102 oportunidades de trabalho. 

O feirão acontecerá no piso térreo da Funtrab, das 8 horas às 11 horas. Os interessados precisam estar portando RG, CPF e Carteira de Trabalho para se cadastrar. 
 

SOLIDARIEDADE

Governo de MS lança 10ª edição da Campanha do Agasalho

No ano passado, foram arrecadadas 189 mil peças, distribuídas para mais de 300 entidades filantrópicas

07/04/2025 16h45

Os itens arrecadados serão doados para famílias em situação de vulnerabilidade social

Os itens arrecadados serão doados para famílias em situação de vulnerabilidade social FOTO: Divulgação

Continue Lendo...

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul lançou no domingo (06), por meio da SAD (Secretaria de Estado de Administração), a 10ª edição da campanha do agasalho intitulada: “Seu Abraço Aquece: Doe calor e faça o bem”. As doações podem ser feitas até o dia 20 de maio nos órgãos públicos instituições parceiras.

A campanha tem como objetivo mobilizar os servidores estaduais e a sociedade em geral para participar deste grande momento de solidariedade, tendo em vista que as temperaturas estão caindo em Mato Grosso do Sul, e ainda que, o inverno está se aproximando. Por esse motivo, a intenção é arrecadar o maior número possível de cobertores e agasalhos, para que sejam doados às pessoas que mais precisam quando o inverno chegar.

Madrinha da campanha, a primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel se mostrou otimista para a edição deste ano, afirmando que, a intenção é arrecadar mais do que no ano passado, quando foram arrecadadas 189 mil peças, distribuídas para mais de 300 entidades filantrópicas. “Estou muito feliz em participar desta corrida e ao mesmo tempo lançar esta campanha tão importante, que é uma campanha feita para participação do servidor público. A expectativa é uma das melhores para esta edição”, disse.

As doações podem ser feitas em caixas de arrecadação espalhadas por secretarias, autarquias e fundações do Estado, além dos pontos de coleta de instituições parceiras. Podem ser doados cobertores, peças de roupas, casacos, sapatos, acessórios de inverno como meias, luvas, toucas e cachecóis, novos ou em bom estado.

Os itens arrecadados serão doados para famílias em situação de vulnerabilidade social. “Temos um longo trabalho pela frente, passando pela fase da mobilização e arrecadação, para depois separarmos os itens e repassar para as instituições beneficentes. São meses de trabalho com a finalidade de atender a população do Estado”, afirmou o secretário-adjunto SAD, Roberto Gurgel.

As entidades interessadas em receber as doações devem se inscrever entre os dias 9 de abril e 9 de maio, no site da campanha (seuabracoaquece.ms.gov.br).

CAMPANHA

A campanha foi criada no Governo do Estado em 2015 e ao longo da última década foi crescendo e cada vez mais ganhando espaço e o coração de quem quer ajudar. Neste ano, a campanha tem a participação de 19 correalizadores, entre instituições de classe e representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, além de empresas da iniciativa privada.

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).