Na madrugada desta terça-feira (13) a Polícia Federal capturou em Campo Grande um criminoso foragido, condenado a quase um século de prisão pela Chacina de Unaí (Minas Gerais) em 2004, identificado como Hugo Alves Pimenta.
Conforme a polícia, o indivíduo preso na Cidade Morena tinha mandado de prisão em aberto e no momento em que estava sendo preso ele tinha consigo também passaporte falso.
Condenado a 96 anos de prisão, o crime aconteceu há duas décadas, em 2004, quando auditores fiscais do Trabalho - que investigavam denúncia de trabalho análogo à escravidão - e um motorista foram mortos à queima-roupa em uma emboscada na zona rural mineira.
Ainda em 2015, durante julgamento, esse indivíduo preso hoje (13) confessou o crime e teve a pena reduzida devido a um acordo de delação premiada. Empresário cerealista, ele teria pago R$ 45 mil pelas quatro mortes e dos 96 anos sua pena caiu para 46 anos, três meses e 27 dias de prisão.
Conforme as autoridades, dos envolvidos na tragédia, os quatro mandantes e cinco executores da chacina forma condenados, sendo que um mandante encontra-se foragido até os dias de hoje.
Agora, o indivíduo capturado pela PF passará primeiro por um exame de corpo de delito, sendo liberado para ficar à disposição da Justiça em seguida.
Entenda
Em 28 de janeiro de 2004, os Auditores-Fiscais do Trabalho: Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva, e o motorista Ailton Pereira de Oliveira foram alvos de uma emboscada.
Já em julho daquele ano, a Polícia e Ministério Público Federal (PF e MPF) indiciaram nove pessoas, apontadas como mandantes, intermediários e executores.
Como detalha o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), em setembro do ano passado a Justiça determinou prisão imediata dos mandantes e intermediários do crime.
Até o ano passado, apenas os executores da chacina de Unaí haviam sido presos e cumpriam pena.
Antério Mânica, principal mandante, se entregou a PF em Brasília em 16 de setembro e, após preso, teve sua sentença reformulada, saltando de 64 para 99 anos, 11 meses e quatro dias de prisão.
Já o fazendeiro José Alberto de Castro, responsável por contratar os pistoleiros que executaram os servidores, foi preso em 14 de setembro do ano passado.
Através DESSE LINK o Sinait disponibiliza a lista e biografia de cada uma das vítimas, dos criminosos envolvidos, assim como a cronologia desse caso e uma espécie de "dossiê" que conta a história da Chacina em vídeo que pode ser conferido no Youtube, como também pelo Spotify, com um podcast em cinco episódios feitos em memória das vítimas.




