Cidades

ELEIÇÕES 2024

De juiz a ex-deputados, medalhões fracassam nas urnas em Campo Grande

Entre "dinossauro jornalista" e ex-parlamentar envolvido em atentado simulado, nomes que já tiveram peso na política alcançam no máximo a suplência na Casa de Leis da Capital

Continue lendo...

Passada a corrida eleitoral para vereadores em Campo Grande, alguns antigos medalhões da política campo-grandense - sejam por mandatos variados pela Capital ou que pela força política que emplacou figurinhas -, não conseguiram uma vaga como parlamentar pelos próximos quatro anos. 

Nessa lista se destaca Maurício Picarelli, conhecido radialista e telejornalista que, nascido em BauruSP, a partir de seus 35 anos fez sua vida e carreira em Campo Grande, dentro e fora da política. 

Disputando cargo de vereador pelo partido União Brasil, Maurício Picarelli conseguiu 1095 votos computados, caindo como suplente na legenda que elegeu nomes como Dr. Lívio e "Veterinário Francisco", por exemplo. 

Verdadeiro "dinossauro" da política campo-grandense, em épocas passadas Maurício Picarelli chegou a acumular oito mandatos consecutivos, como parlamentar da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. 

Como deputado estadual, eleito pela primeira vez em 1987, Maurício Picarelli esteve na casa até fevereiro de 2019, sendo inclusive eleito duas vezes consecutivas a vice-presidência da Casa. 

Outro medalhão de peso - nem tanto pela trajetória em mandato, mas pelas disputas e por ter nome para emplacar o próprio filho vereador em eras passadas -, Odilon Oliveira também tentou uma cadeira como parlamentar na Câmara Municipal este ano. 

Candidato pelo Partido Progressistas - legenda da atual prefeita de Campo Grande, que busca reeleição -, o conhecido juiz Odilon conseguiu acumular 2.435 dos votos totais computados no pleito deste ano. 

Vale lembrar que, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Odilon colocou seu nome na corrida em busca do cargo de governador por Mato Grosso do Sul, ainda em meados de 2018, quando somou 405.606 votos (31,67% dos válidos) em 1º turno.

Ao lado do bispo Marcos Victor - do Partido Republicano Brasileiro (PRB) -, Odilon Oliveira chegou inclusive a disputar o segundo turno na eleição daquele ano, ocasião em que foi vencido pelo então tucano, Reinaldo Azambuja. 

Porém, apesar de não alcançar a cadeira, o peso político do nome do juiz foi medido ao conseguir emplacar na Câmara Municipal de Campo Grande o próprio filho Odilon de Oliveira Jr. 

Com mandato entre janeiro de 2017 até dezembro de 2020 - quando deixou o cargo para assumir como diretor-presidente da Agência de Regulação da Capital (Agereg) -, Odilon de Oliveira Jr. chegou a somar 6.825 votos válidos quando eleito. 

'Menções honrosas'

Se o assunto é ex-mandato e ser, de certa forma, "medalhão" na política local, o ex-deputado federal por Mato Grosso do Sul que agora buscava uma vaga como vereador, Loester Trutis, não pode ser deixado de fora dessa lista, apesar dos 704 votos computados nesta eleição de 2024.

Mais conhecido pelo apelido de "Tio Trutis", o campo-grandense Loester foi eleito como deputado federal pelo Partido Liberal, com 56.339 votos válidos e sua posse datando de 1º de fevereiro de 2019. 

Com mandato até 2023, ano que - segundo registro de atividades do portal da Câmara dos Deputados - só registrou presença em plenário durante um único dia, enquanto parlamentar Trutis se viu envolto em uma polêmica de falso atentado. 

Na data de 16 de fevereiro de 2023, o carro Corolla preto que Trutis estava, foi comunicado à polícia como alvo de atentado que teria acontecido entre Campo Grande e Sidrolândia. 

Porém, o inquérito da Polícia Federal concluiu que o suposto atentado teria sido simulado por Trutis, que incorreu em: 

  • Falsa comunicação de crime,
  • Porte ilegal de arma,
  • Disparo de arma de fogo e
  • Dano a patrimônio privado

Em conclusão da lista de medalhões, cabe menção honrosa para o nome da candidata à vereadora por Campo Grande nestas eleições, Grazielle Machado. 

Filha do, talvez, mais longevo político local, Londres Machado já acumula 13 mandatos totais na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, sendo presidente em sete ocasiões diferentes do parlamento. 

Deputado desde a época em que a região ainda era "Mato Grosso Uno", o nome de Londres não pesou na candidatura da filha, que pelo Partido Social Democracia Brasileira (PSDB) teve 1.887 votos computados. 

 

Assine o Correio do Estado

Cidades

Adolescente esperou mãe dormir para matá-la com 20 golpes de faca

Crime aconteceu neste domingo no bairro Zé Pereira, em Campo Grande. Em justificativa o autor de 16 anos, alegou que a mãe não o amava e que sempre o humilhou e bateu, então planejou sua morte

07/10/2024 14h00

Adolescente esperou mãe dormir para matá-la com 20 golpes de faca

Adolescente esperou mãe dormir para matá-la com 20 golpes de faca Polícia Civil

Continue Lendo...

Foi preso ainda ontem (06), o adolescente de 16 anos que matou a própria mãe, Regina Fátima Monteiro de Arruda, de 52 anos. O crime ocorreu durante a madrugada, na residência de ambos, no bairro Zé Pereira, em Campo Grande.

Adolescente esperou mãe dormir para matá-la com 20 golpes de facaCorpo foi encontrado onde vítima dormia

Em declaração à Polícia Civil, o adolescente “alegou que a mãe não o amava e que sempre o humilhou e bateu, então planejou sua morte. Ele esperou a mãe dormir e, durante a madrugada, invadiu seu quarto e desferiu diversos golpes de faca nela (mais de 20), na região do pescoço, cabeça, nuca, tórax, barriga e nádegas, além de ter-lhe golpeado no rosto com pedradas e no pescoço com um caco de vidro” informou a delegada responsável pela apreensão do adolescente.

Após o crime, o adolescente teria fugido, e cerca de uma hora depois do início das diligências, os policiais civis o encontraram pulando o muro da casa.

Assim que matou a mãe, ele teria se escondido em um matagal nas redondezas e havia retornado ao local para tomar banho e beber água - momento em que recebeu voz de prisão.

O adolescente foi autuado por ato infracional análogo ao crime de feminicídio e está na Unidade Policial, aguardando provimento judicial.

O crime

De acordo com informações, por volta de 5h do último domingo (06), uma vizinha escutou gritos de socorro vindos da casa de Regina. Ao acionar a Polícia Militar (PM), uma viatura foi até o local e após baterem palmas e não terem resposta, a equipe foi embora.

Um tempo depois, a vizinha relata que se sentiu incomodada com a situação e chamou novamente a PM, que retornou, pulou o muro e ao entrarem na casa, encontraram o corpo da mulher já morta. Próximo ao corpo também foi encontrada a roupa usada pelo assassino, cheia de sangue.

Regina morava apenas com o filho de 16 anos, segundo relatos, a mulher tinha vício em álcool e agredia o filho frequentemente. Policiais da DHPP (Delegacia Especializada de Repressão a Homicídios e Proteção à Pessoa) e da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) atendem a ocorrência.

DENUNCIE!

Violência contra mulher deve ser denunciada em qualquer circunstância, seja agressão física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial.

Os números para denúncia são 180 (Atendimento à Mulher), 190 (Polícia Militar) e 153 (Guarda Civil Metropolitana).

O sinal "X" da cor vermelha, escrita na mão, significa que a vítima quer alertar que sofre violência doméstica. Portanto, o cidadão deve ficar atento, acolhê-la e acionar as autoridades. 

Assine o Correio do Estado

Ivinhema

Homem é preso após confessar estupro de idosa de 61 anos

Segundo informações da Polícia Civil, o caso ocorreu neste domingo. Em depoimento na delegacia, o rapaz confessou o crime

07/10/2024 13h30

Delegacia de Polícia Civil do município de Ivinhema

Delegacia de Polícia Civil do município de Ivinhema Divulgação/ IviAgora

Continue Lendo...

Um jovem de 21 anos foi preso em flagrante neste domingo (6) por estuprar uma idosa de 61 anos em sua própria residência, no município de Ivinhema, a 289 quilômetros de Campo Grande. Aos policiais, ele confessou o crime durante depoimento na delegacia. 

Conforme informações da Polícia Civil, a idosa participava de uma festa de confraternização em frente à casa de um parente. Em determinado momento, uma mulher desconhecida a convidou para acompanhá-la até sua residência, sob o pretexto de buscar um cigarro. Confiando na boa índole da mulher, a idosa aceitou o convite.

Ao entrar na residência, a mulher apresentou a idosa ao filho, de 21 anos, que, sem qualquer motivo, puxou a vítima para um quarto, trancou a porta e a abusou sexualmente. Após cometer o crime, o rapaz e a mãe fugiram do local.

A vítima foi socorrida por populares e levada ao hospital. Com base nas informações recebidas da unidade de saúde, os policiais realizaram diligências pelo bairro e ouviram os envolvidos para iniciar a investigação sobre o suspeito.

Durante as buscas pelo suspeito, com o apoio da Polícia Militar, os agentes localizaram o jovem e o prenderam em flagrante. Em depoimento na delegacia, ele confessou o crime.

Ele está à disposição da Justiça brasileira e deve permanecer preso. O caso foi registrado na delegacia da Polícia Civil do município.

Dados de estupros em MS 

Conforme dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Mato Grosso do Sul registrou até o momento 1.735 vítimas de estupro. As crianças são as mais vulneráveis, com 785 casos, seguidas por adolescentes, com 612 vítimas, e jovens, com 141 casos.

Em Ivinhema, 11 vítimas registraram boletim de ocorrência neste ano. Conforme os dados, 8 são crianças, seguidas por 2 adolescentes e 1 idoso.

 

*Informações do Ivinotícias 

Assine o Correio do Estado

 

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).