Cidades

educação

Decisão sobre reajuste de professores da Capital deve sair nesta quinta-feira

Reunião marcada para ontem não obteve avanço em decisão sobre pagamento de aumento salarial

Continue lendo...

Sem chegar a um acordo, ficou marcada para hoje a resolução do impasse entre a Prefeitura de Campo Grande e os professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) sobre o reajuste salarial.

Ontem houve uma reunião entre os representantes da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (Sefin), da Secretaria Municipal de Gestão (Seges), da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e cinco vereadores para tratar do assunto, mas nada foi definido.

De acordo com o presidente empossado do Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP), que assumirá nesta quinta-feira, Gilvano Kunzler Bronzoni, a reunião com a prefeitura foi para apresentar ao sindicato um panorama das condições financeiras do município.

“A prefeitura nos mostrou alguns números, colocou que está tentando chegar a uma proposta que atenda ao reajuste de 10,39% e pediu mais um prazo, porque estão discutindo qual será a nova proposta a ser apresentada para o sindicato”, declarou Bronzoni.

Segundo a ACP, nenhum avanço foi feito por parte da prefeitura em relação à proposta de reajuste.

O sindicato espera uma resposta concreta na próxima reunião. “A prefeita nos disse que amanhã [hoje] ela entrega uma proposta feita por escrito”, afirmou o presidente da ACP.

A nova reunião marcada entre prefeitura e sindicato deve acontecer no período matutino, no Paço Municipal.

Tendo a resposta e a proposta da prefeitura em mãos, os representantes do sindicato vão levar o documento até o auditório da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), onde será feita uma assembleia geral da ACP, com início marcado para as 14h.

A reportagem do Correio do Estado conversou com a prefeita Adriane Lopes (Patriota) sobre as tratativas entre prefeitura e sindicato dos professores.

Segundo a prefeita, para se chegar a um acordo favorável a ambas as partes, é preciso uma avaliação jurídica.

“Estamos tratando com muita responsabilidade, sentamos à mesa e ouvimos as demandas, mas, para chegar a uma definição, precisamos cumprir com um procedimento legal, que deve ser observado”, salientou.

PARALISAÇÃO

No dia 2 de dezembro, no primeiro dia de greve, professores da Reme foram às ruas revindicar o reajuste salarial.

Cerca de três mil servidores municipais da educação percorreram as ruas do centro de Campo Grande até o Paço Municipal, onde ficaram concentrados.

Porém, durante a greve dos professores, a Procuradoria-Geral do Município apresentou pedido de “tutela de urgência” ao desembargador Sérgio Fernandes Martins, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), contra o movimento grevista da ACP.

Por esse movimento da prefeitura, os professores se viram obrigados a encerrar a paralisação, já que estavam sob pena de multa diária de R$ 50 mil.

A greve durou sete dias, tendo sido encerrada no dia 8 de dezembro.

Mesmo com este impedimento, a prefeitura manteve o diálogo aberto com o sindicato para a realização de uma nova proposta de reajuste.

Estava prevista uma nova paralisação hoje, porém, a ACP informou que fará apenas uma nova assembleia geral, na qual será apresentado o novo posicionamento da prefeitura.

“Acreditamos que a prefeita vai cumprir com os 10,39%, pois ela pediu este prazo para rediscutir a proposta com a equipe dela. Não somos radicais a ponto de achar que ela não vai apresentar uma proposta neste sentido”, declarou Bronzoni.

Saiba: A responsabilidade fiscal da Prefeitura de Campo Grande pode ser o fator para impedir o reajuste de 10,39% prometido na gestão de Marquinhos Trad (PSD) aos professores. Segundo a prefeitura, a legislação aprovada no início do ano impede que o município passe do limite do teto de gastos de 51,3% para despesas com folha de pagamento.

Assine o Correio do Estado

ETAPA

Passe da UFMS é realizado hoje com 18 mil inscritos

As provas serão aplicadas na manhã deste domingo (14), das 8h às 13h, em 11 cidades do Estado

14/12/2025 08h00

Mais uma etapa do Passe da UFMS será realiza neste domingo (14)

Mais uma etapa do Passe da UFMS será realiza neste domingo (14) Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

O Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul será realizado na manhã deste domingo (14), com mais de 18 mil inscritos em todo o Estado interessados em ingressar no Ensino Superior.

Com característica específica voltada para alunos que estão no Ensino Médio (EM), o "Passe UFMS" é um modelo de prova que avalia o estudante desde o seu primeiro ano da última etapa da escola.

De forma cumulativa, o aluno deve se inscrever e realizar a prova durante o triênio que encerrará sua fase escolar. Então, no último ano do ensino médio, durante a inscrição da avaliação, é possível escolher o curso que deseja ingressar.

Com a soma dos pontos ao longo das três etapas, a classificação para entrar na Universidade Federal do Estado é baseada na média adquirida. A pontuação de cada uma das tapas tem pesos diferentes na somatória para formar a média geral, sendo a 3ª com maior peso.

  • Neste ano, alunos que completaram o 1º ano do ensino médio irão realizar a primeira etapa do triênio 2025-2027.
     
  • Alunos que no ano de 2025 terminaram o 2º ano do ensino médio irão realizar a segunda etapa do triênio 2024-2026.
     
  • Por fim, os que encerraram o ensino médio e saíram do 3º ano, irão realizar a terceira e última etapa do triênio 2023-2025, para no ano que vem ingressar na universidade.

As provas acontecem das 08h às 13h, no horário de Mato Grosso do Sul nas cidades de Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Com 60 questões contemplando as quatro áreas de conhecimento, a pontuação máxima total é de 120 pontos. Cada pergunta equivale a 2 pontos, o que totaliza 30 pontos em cada área, sendo elas:

  • 15 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - 30 pontos;
  • 15 de Ciências Humanas e suas Tecnologias - 30 pontos;
  • 15 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - 30 pontos;
  • 15 de Matemática e suas Tecnologias - 30 pontos;

Cada fase aborda conteúdos que seguem a proposta curricular do respectivo ano. Além disso, as três etapas incluem uma redação dissertativo-argumentativa que soma a pontuação de cada fase e à média final ao terceiro ano.

Cronograma

  • Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva – 16 de dezembro de 2025;
  • Período de recurso administrativo do gabarito preliminar – 17 e 18 de dezembro de 2025;
  • Divulgação do gabarito definitivo da prova objetiva e dos recursos administrativos do gabarito – 29 de dezembro de 2025;
  • Resultado preliminar da prova objetiva – 08 de janeiro de 2026;
  • Período de recurso administrativo do resultado preliminar da prova objetiva – 08 e 09 de janeiro de 2026;
  • Divulgação do resultado final – 11 de março de 2026.

*Colaborou Noysle Carvalho

Assine o Correio do Estado

Itaquiraí

Mãe e filha morrem em acidente triplo na BR-487

Colisão ocorreu em trecho conhecido como estrada boiadeira, próximo ao município de Itaquiraí

13/12/2025 16h30

Foto: Portal Conesul

Continue Lendo...

Gabrieli de Freitas Vieira e sua filha Julia Pereira de Freitas, de apenas 3 anos morreram na manhã deste sábado após um acidente triplo na manhã deste sábado (13), na BR-487, próximo a região do Assentamento Santo Antônio, situado em Itaquiraí, distante 405 quilômetros de Campo Grande.

Conforme a imprensa local, ambas estavam em um Jeep Compass com uma familiar de 40 anos, e seguiam de Maringá (PR) com destino a Dourados, cidade em que possuíam comércio. A família seguia na rodovia sentido BR-163 quando tentou uma ultrapassagem forçada e atingiu a traseira de um veículo Polo, que seguia na mesma direção.

Com o impacto da colisão, testemunhas afirmam que o veículo teria capotado e batido na traseira de uma carreta que seguia na pista contrária, impacto suficiente para arremessar o carro da família para fora da pista, ao lado de uma borracharia. 

De acordo com a imprensa local, o acidente aconteceu por volta das 9h30. Gabrieli e a filha morreram no local. Socorrida, a outra pessoa da família foi levada ao hospital de Itaquiraí, consciente e orientada, apesar de cortes na cabeça.

Os demais motoristas envolvidos não sofreram ferimentos graves e testaram negativo para consumo de álcool.. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal e da Perícia estiveram no local. As causas do acidente serão investigadas na Delegacia de Itaquiraí.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).