Cidades

SEGURANÇA E BELEZA

Depois da 14, Capital deve ter cabeamento subterrâneo dentro de 25 anos

Projeto de Lei aprovado prevê que novas instalações devem ser aterradas e dá prazo para adaptação geral

Continue lendo...

Com o "Reviva Campo Grande" a rua 14 de julho foi o primeiro exemplo de fiação subterrânea na Cidade Morena. Além do fim da poluição visual, vários são os benefícios dessa modalidade que, conforme projeto aprovado na última terça-feira (19), deve abranger toda a rede de cabeamento da Capital nos próximos 25 anos.  

Conforme projeto, de autoria do vereador prof. André Luís, a proposta determina primeiramente que, nos próximos anos, as regiões da cidade que forem recapeadas devem receber o cabeamento subterrâneo. Numa segunda etapa é que deve ser feita a programação para substituir toda aquela fiação exposta presente na região central e bairros de Campo Grande.  

Prof. André Luís, em seu discurso na Casa de Leis defendeu que a proposta visa primeiramente uma fiação mais segura, visto que os cabos colocados à ação do tempo desgastam, perdem a qualidade e comprometem a sinalização e segurança.  

"Outra situação, Campo Grande é uma cidade cheia de árvores, então nós temos muito problema de queda de árvore durante chuvas e isso compromete também a transmissão de energia e de dados", disse o vereador.

comparativos

Ainda que a instalação de rede elétrica com cabeamento aéreo tenha um custo inicial mais competitivo, por isso muito mais popular no Brasil, o cabeamento subterrâneo além de ter seu benefício comprovado na 14 de julho, é uma medida adotada não somente fora do Brasil, mas também em cidades nacionais, como Recife e Fortaleza.  

"O cabeamento subterrâneo, apesar de ser 80% mais caro, ele dispensa manutenção, é permanente e não vai ter mais problema. Enquanto a fiação exposta exige uma manutenção permanente, poda das árvores, e traz uma série de problemas urbanísticos também", afirma o prof.

Com o exemplo de outras regiões que já adotaram a medida proposta, o vereador ainda compara pontos de Campo Grande que ainda são prejudicados com a fiação exposta. "Quando a gente passa na Cândido Mariano, como é feio. Você tem postes lá que tem 30, 40 cabeamentos de TV à Cabo, energia, dados... e as concessionárias não tiram fio, eles amarram no poste, que vira um varal de fios não utilizáveis", aponta.  

Ele ainda esclarece a proposta dizendo que quando houver instalação elétrica nos bairros, o projeto prevê que necessariamente elas passem por via subterrânea, e dá ao município o período de 25 anos. "Ou seja, até 2047 o prazo para que toda fiação da Capital esteja debaixo da terra, melhorando a qualidade de vida e beleza da nossa cidade que já é tão bonita", comenta.

Entre os benefícios da proposta feita na Câmara Municipal podem-se citar:  

  • Proteção — (Enterrados os cabos ficam protegidos das variações climáticas, também contra riscos de danos e incêndios);
  • Diminuir quedas de energia — (Protegidos os cabos possuem muito mais disponibilidade no fornecimento de serviços e diminui quedas de eletricidade);
  • Maior capacidade de transmissão elétrica — (subterrâneos os cabos podem ter maior diâmetro do que nas instalações aéreas, logo melhor capacidade de transmissão e distribuição mais eficiente);
  • Menor custo de manutenção — (Estima-se que cabos elétricos aterrados possuem uma duração média de 25 anos. Nas câmaras transformadoras de manutenção, quando necessário, há espaço para um profissional, que realiza todo o reparo necessário de forma eficiente e segura);  
  • Projetos de iluminação — (postes tradicionais podem ser trocados por soluções de iluminação elegantes para cidade e muito mais disponibilidade para o consumidor);  
  • Redução de gastos — (Economia na mão de obra, com menos equipes de manutenção de cabos e responsáveis por poda de árvores)

Por fim, o vereador responsável, por ver a cidade como um ser imortal, tal qual a lei — feita para durar por toda a vida — salienta que não adianta também querer fazer uma revolução e que a proposta deve resolver um problema, por se tratar de um investimento. "Aqui no Brasil, devemos diferenciar investimentos com gastos. Uma coisa que resolve problemas são os investimentos, já os gastos não resolvem”, concluiu André Luis.  

EDUCAÇÃO

Enem 2025: Pedidos de isenção da taxa começam nesta segunda

Os interessados têm até 25 de abril para pedir a isenção

13/04/2025 17h30

Os participantes que não compareceram aos dois dias de provas do Enem 2024 precisam justificar a ausência

Os participantes que não compareceram aos dois dias de provas do Enem 2024 precisam justificar a ausência FOTO: Divulgação

Continue Lendo...

Começa amanhã (14), e segue até o dia 25 de abril, o período para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025. A solicitação deve ser feita exclusivamente pelo portal Página do Participante, com o login único do Gov.br.

A isenção está disponível para os seguintes públicos:

  • Estudantes do 3º ano do ensino médio em escola pública em 2025;
  • Estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada com renda familiar de até um salário mínimo e meio;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica registradas no Cadastro Único para Programas Sociais;
  • Participantes do programa Pé-de-Meia também podem solicitar a isenção.

Conforme o cronograma, o resultado das solicitações será divulgado em 12 de maio, com período de recursos entre 12 e 16 de maio, e o resultado dos recursos será publicado em 22 de maio.

A documentação exigida para solicitar a isenção inclui documentos de identidade, histórico escolar ou declaração de bolsista, comprovantes de renda, residência e benefícios sociais, além de documentos específicos para beneficiários do CadÚnico.

Vale lembrar que, os participantes que não compareceram aos dois dias de provas do Enem 2024 precisam justificar a ausência para ter a isenção. A justificativa também é feita através do Portal do Candidato.

Também é importante ressaltar que, quem não se lembra da senha pode recuperá-la na própria plataforma.

ENEM

O Enem é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). As notas também podem ser usadas em processos seletivos de instituições portuguesas conveniadas ao Inep.

Assine o Correio do Estado.

Cidades

Domingo de Ramos abre celebrações da Semana Santa; Veja programação

Até o domingo de Páscoa, haverá procissões, vigília, missas e Via Sacra na Igreja Católica

13/04/2025 17h00

Domingo de Ramos abre as celebrações da Semana Santa na Igreja Católica

Domingo de Ramos abre as celebrações da Semana Santa na Igreja Católica Foto: Reprodução / Instagram

Continue Lendo...

O Domingo de Ramos, celebrado neste domingo (13), marca o início da Semana Santa na Igreja Católica, que celebra a Paixão, Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Até o próximo domingo (20) de Páscoa, várias celebrações serão feitas em diversas comunidades.

As celebrações começaram pela manhã e seguem até a noite em algumas comunidades, com procissões e missa com benção dos ramos.

Na Igreja Católica, a comemoração litúrgica do Domingo de Ramos relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém.

O domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado em um jumento e, com as folhas nas mãos, aclamavam Jesus.

Durante toda essa semana, os católicos recordam o itinerário de Jesus até a ressurreição, no Domingo de Páscoa.

No Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, as missas foram realizadas de manhã e, no período da noite, haverá às 18h e às 20h, todas com benção dos ramos.

Na programação da Semana Santa, estão previstas várias celebrações e atividades como Vigília e Adoração, celebração da Paixão do Senhor, celebração Penitencial, Via Sacra com Canto do Perdão, Santa Missa da Ceia do Senhor (popularmente conhecida como Lava Pés) e Missa e Cantata de Páscoa.

O Santuário também manterá as transmissões ao vivo para que os fiéis possam acompanhar alguns dias de celebração da Semana Santa.

Programação

Confira a programação de celebrações no Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro:

Domingo de Ramos (13)

18h: Santa Missa e procissão com ramos

20h: Santa Missa e procissão com ramos

Segunda-feira (14)

8h às 10h e 14h às 16h: Confissão

18h15: Vésperas

19h: Meditação das Sete Dores da Virgem Maria e Missa

Terça-feira (15)

8h às 10h e 14h às 16h: Confissão

18h15: Vésperas

19h: Celebração Penitencial e Missa

Quarta-feira (16)

5h15: Laudes

6h, 12h e 21h: Santa Missa

6h às 23h: Confissão e novena

Quinta-feira Santa (17)

9h: Missa do Crisma na Igreja Matriz da Paróquia Cristo Bom Pastor

18h15: Vésperas

19h: Missa da Ceia do Senhor

20h30 às 23h: Adoração ao Santíssimo Sacramento

Sexta-feira Santa (18)

5h30: Laudes

5h30 às 15h: Adoração ao Santíssimo Sacramento

15h: Celebração da Paixão do Senhor

16h30: Veneração do Cristo Morto

19h: Via Sacra Processional e Canto do Perdão

Sábado Santo (19)

9hRito de Preparação Imediata dos Eleitos aos Sacramentos da Iniciação Cristã

19h: Missa na Vigília Pascal

Domingo de Páscoa (20)

6h15: Laudes

7h, 10h, 16h e 18h e 20h: Missa

17h: Cantata de Páscoa

Semana Santa

A Semana Santa celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo e se inicia no Domingo de Ramos e termina com a ressurreição de Jesus, no Domingo de Páscoa.  

Na Igreja Católica, o Tríduo Pascal terá início na Quinta-feira Santa (17), lembrando a última ceia de Jesus com seus discípulos, quando Ele anuncia que será morto.  

Na Sexta-feira Santa (18) Jesus é crucificado. Motivo de luto, esse é o único dia do ano que não se celebra missa, apenas se faz a celebração da morte com a Celebração da Paixão do Senhor, às 15h.

No Sábado (19), é celebrada a Missa Solene Vigília da Páscoa na Ressureição.

A Semana Santa encerra com o Domingo de Páscoa (20), dia em que Jesus ressuscitou, segundo a crença cristã. Páscoa significa “passagem” da morte para a vida.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).