Clique aqui e veja as últimas notícias!

CELEBRAÇÃO

Dia Mundial da Meteorologia é comemorado nesta terça-feira

Ciência responsável por prever variações climáticas do Planeta Terra é celebrada em 23 de março
23/03/2021 11:33 - Naiara Camargo


O Dia Mundial da Meteorologia é celebrado nesta terça-feira, 23 de março. A data relembra a importância do estudo dos fenômenos atmosféricos, cuja análise permite a previsão do tempo. 

O objetivo desta ciência é informar a respeito da previsão do tempo para determinado dia, semana, mês ou estação. Além disso, também previne acidentes e possíveis prejuízos para setores da economia. 

Últimas notícias

A data da comemoração surgiu em 1961, quando houve a criação da Organização Meteorológica Mundial (OMM), instituição presente em 189 países do mundo e ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). 

A verificação da previsão do tempo para determinado local se dá a partir de alguns dados, como umidade do ar, temperatura do ar, pressão atmosférica e volume de chuva.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, este dia especial para sua profissão oferece a oportunidade de interagir com a distâncias decisórias e com o público em geral, a respeito de como as observações da atmosfera e do sistema terrestre são utilizadas. 

“O tema deste ano é o oceano, nosso clima, e o tempo. Ele marca o lançamento da década das Nações Unidas das ciências dos oceanos para o desenvolvimento sustentável que vai até 2030”, declara.

“Este protocolo incentiva os esforços para reunir a ciência dos oceanos por meio de ideias inovadoras e transformadoras como uma base de informações para apoiar o desenvolvimento sustentável”, afirma. 

“E aí incluímos o nosso país, e nosso Estado para que tenhamos, através das previsões, dias melhores para todos”, conclui.

Há 45 estações meteorológicas em Mato Grosso do Sul, sendo 28 do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e 17 do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).

Previsão do temo para esta semana: céu claro à parcialmente nublado até esta terça-feira (23). A partir de quarta-feira (24), o céu deve ficar sem nuvens. A expectativa de chuva é baixa. De acordo com o Cemtec, são esperados 30 milímetros de chuva para esta semana. Chuvas significativas devem retornar ao Estado apenas em abril.

Assine o Correio do Estado