Cidades

Veja

Eclipse solar total ocorre na quarta-feira e pode durar mais de 2 minutos

Sombra da Lua estará voltada para o Hemisfério Norte, cobrindo uma faixa que passa por regiões da Groenlândia, Islândia, Espanha e Portugal

Continue lendo...

O raro eclipse solar total que ocorrerá na quarta-feira, 12, não poderá ser visto de nenhuma parte do Brasil, nem mesmo de forma parcial. Entretanto, o Observatório Nacional fará a retransmissão ao vivo por meio de seu canal do YouTube, a partir das 12 horas (de Brasília). O eclipse pode ser visto aqui!

A sombra da Lua estará voltada para o Hemisfério Norte, cobrindo uma faixa que passa por regiões da Groenlândia, Islândia, Espanha e Portugal.

O fenômeno deverá durar até dois minutos e 18 segundos. Outras partes da Europa verão um eclipse solar parcial, onde a Lua parecerá "dar uma mordida" no Sol, diminuindo ligeiramente seu brilho.

Quando serão os próximos eclipses solares?

Eclipses solares totais ou anulares acontecem na Terra em média 1 vez ao ano, mas cobrem faixas muito restritas do planeta, o que dá a sensação de serem fenômenos raros.

- Eclipse Anular do Sol de 6 de fevereiro de 2027: a faixa de visibilidade do eclipse anular vai estar sobre o mar, tangenciando o litoral extremo leste do Estado do Rio de Janeiro O eclipse será visto como parcial em quase todo o Brasil, exceto o extremo noroeste;

- 2 de agosto de 2027: O próximo eclipse solar total no mundo cruzará o sul da Espanha, o norte da África e a Arábia Saudita. Está sendo muito falado desde já por conta de sua duração que será de 6min23seg. O eclipse total de maior duração do século XXI foi o de 22 de julho de 2009, cuja duração foi de 6min39seg

A maior duração de um eclipse do Sol é de 7 minutos e 30 segundos. O eclipse de maior duração até o ano 3000 vai ocorrer em 16 de julho de 2186 com 7 minutos e 29 segundos de duração, que será visível na América do Sul ao norte do Brasil e não será visível no Brasil.

- 12 de agosto de 2045: O próximo eclipse solar total visível no Brasil terá sua faixa de totalidade cruzando estados das regiões Norte e Nordeste e parcialidade no restante do país.

INTERIOR

Voos diretos entre Corumbá e Campinas são ampliados por mais um mês

Intenção do Executivo local e da Associação das Empresas de Corumbá (ACERT), em negociação com a Azul Linhas Aéreas, é também manter operação após novembro

11/08/2026 13h13

Aeronaves Embraer E195-E2 têm capacidade para 136 passageiros.

Aeronaves Embraer E195-E2 têm capacidade para 136 passageiros. Reprodução/PMC/Ayrton Benites

Continue Lendo...

Conforme divulgado pela Prefeitura de Corumbá, os voos diretos operados pela Azul Linhas Aéreas entre a Cidade Branca sul-mato-grossense e Campinas (SP), previstos inicialmente para funcionar até outubro, deverão ser prorrogados com a ampliação da oferta do serviço por mais um mês. 

Essa medida de voos diretos entre Corumbá e Campinas passou a valer desde 02 de março deste ano, como bem acompanha o Correio do Estado, contando com aeronaves Embraer E195-E2, com capacidade para 136 passageiros.

Toda essa operação deveria inicialmente estender-se até 04 de outubro, com a articulação entre o Executivo da Cidade Branca a Associação das Empresas de Corumbá (ACERT) e o Governo de Mato Grosso do Sul garantindo mais um mês de serviço em negociações que seguem em tratativas. 

"A intenção é buscar a manutenção da operação após novembro, considerando a importância estratégica da ligação aérea para o turismo, a economia local e a mobilidade dos moradores de Corumbá e da região", cita o município corumbaense em nota. 

Dados do Observatório de Turismo do pantanal, em pesquisa com usuários desses voos pela Azul Linhas Aéreas, mostram que essas vindas até Mato Grosso do Sul para a cidade distante cerca de 427 quilômetros da Capital estão diretamente ligadas com os passeios turísticos na Cidade Branca. 

Em balanço, Corumbá aponta que 61 voos foram realizados no período de quatro meses, entre março e junho, somando 6.318 embarques e outros 6.264, que totalizaram 12.582 passageiros circulando no trecho neste período. 

"Apresentaram índice médio de ocupação considerado elevado para uma rota regional. Em abril, por exemplo, o aproveitamento chegou a aproximadamente 83%", complementa o município. 

Voos diretos

Durante a pesquisa do observatório foram entrevistados 306 passageiros, dos quais 198 tratavam-se de visitantes, o que equivale a 64,71%, e 108 moradores de Corumbá, correspondentes a 35,29%. Em outras palavras, quase dois terços desses usuários estavam em Corumbá como visitantes. 

Justamente a pesca esportiva é listada como principal motivador das visitas, mais de um ponto percentual acima das  viagens a trabalho, sendo respectivamente 35,86% e 34,34%. Logo em seguida aparecem:  turismo e lazer, com 12,63%; e visita a familiares, com 11,62%.

Quanto à origem dos visitantes, São Paulo se destaca como o principal emissor de turistas, sendo o Estado de origem de 36% dos visitantes entrevistados, pódio completado por: 

  • Rio de Janeiro, com 17,17%, e 
  • Minas Gerais, com 13,64%

Além disso, cabe destacar o tempo de permanência desses visitantes, com a maior parcela (61,62%) permanecendo em Corumbá por até uma semana. Enquanto 23,23% ficam entre um até três dias, há ainda 8,59% que permanecem mais da metade do mês no município. 

De acordo com a Prefeitura de Corumbá, manter a rota ativa também é uma forma de consolidar o município como destino turístico, ampliando sua integração com os principais mercados emissores nacionais.

"A estratégia está alinhada à necessidade de ampliar o acesso ao Pantanal, estimular a chegada de novos visitantes e fortalecer toda a cadeia produtiva do turismo, formada por hotéis, pousadas, barcos-hotéis, agências de viagens, restaurantes, transportadores, guias de turismo, atrativos e demais empreendimentos ligados à economia turística", conclui. 

 

Assine o Correio do Estado

ver para crer

Secretário anuncia data para fim da buraqueira nas ruas de Campo Grande

Durante reunião com vereadores nesta segunda-feira (10), secretário de obras garantiu que até o fim de outubro, mês das eleições, a cidade voltará à normalidade

11/08/2026 13h00

Equipes que já está atuando priorizaram vias de maior fluxo, mas nos bairros ainda existe milhares de buracos em todas as regiões

Equipes que já está atuando priorizaram vias de maior fluxo, mas nos bairros ainda existe milhares de buracos em todas as regiões

Continue Lendo...

Três meses depois da eclosão do escândalo sobre supostos desvios milionários no serviço de tapa-buracos em Campo Grade e em meio ao caos da buraqueira na periferia da cidade, o secretário de obras do município, André de Moura Brandão, garantiu que até o final de outubro, quando ocorre o segundo turno das eleições, a cidade voltará à normalidade.

A promessa foi feita nesta segunda-feira (10) durante reunião de secretários com representantes da Câmara de Vereadores. O vereador Clodoilson Pires (Podemos) participou do encontro e, segundo anúncio que teria sido feito pelo secretário, seis equipes já estão espalhadas pela cidade tapando buracos. E, a partir da próxima semana, uma sétima equipe irá para as ruas, anunciou o vereador durante a sessão da Câmara desta terça-feira (11)

Mesmo assim, até vereadores de partidos aliados não escondem a insatisfação e não se mostram muito confiantes em mais esta promessa  Pelo menos é isso que deixou claro o vereador André Salineiro (PL),  segundo o qual população está apavorada.

“Não dá mais para conviver com esta quantidade excessiva de buracos e não ver as equipes nas ruas. É inaceitável, não tem como conviver com esta situação. Tem pessoas que já estão com saudades da administração do finado Bernal”, ironizou Salineiro, se referindo a outro período em que as ruas de Campo Grande ficaram em situação parecida com a atual.

Outro que tratou a situação com ironia foi o vereador Veterinário Francisco. Ele fez questão de destacar inovação no serviço feito na Rua Alagoas. “Agora pela manhã passando lá percebi que taparam somente os buracos maiores. Os menores foram deixados de lado. Quem quiser, pode passar lá e conferir”.

Relatou, ainda, que nesta segunda-feira ficou sem um dos colaboradores de sua clínica veterinária porque ele teria contratado o serviço de um mototáxi por aplicativo e não conseguiu chegar ao serviço porque “o piloto caiu dentro de um buraco e sofreu uma fratura na coluna”.

E em meio às reclamações, o vereador veterinário fez questão citou ainda a iniciativa de seu colega de profissão, conhecido como Totó. “Na frente da clínica dele tem um buraquinho, que cabe um caminhão. Ele está indo a São Paulo comprar manta asfáltica para tapar esse buraco. Por isso quero parabenizar meu amigo Totó que está colaborando com o serviço de tapa-buracos”.

A vereadora petista Luíza Ribeiro, que é adversária política da prefeita Adriane Lopes (PP), ocupou a tribuna para orientar a população que está sofrente prejuízos financeiros e morais a recorrer à Justiça para tentar algum tipo de ressarcimento.

BURACOS SEM FIM

No dia 12 de maio, sete pessoas chegaram a ser presas, entre servidores públicos e um empreiteiro, durante a Operação Buracos Sem Fim, comandada pelo Ministério Público Estadual. A suspeita é de desvios milionários em contratos que somam quase R$ 114 milhões. 

Por conta da investigação, os contratos com a empreiteira Rial foram rescindidos e a situação, que já era crítica, piorou porque boa parte da cidade ficou completamente sem serviços de manutenção. Em meados de julho, após a contratação de outra empresa, a administração garantiu que já estava tapando em torno de mil buracos por dia e que após a ativação de seis equipes conseguiria tapar em torno de 1,5 mil buracos diariamente

Quase um mês depois, porém, segundo o vereador André Salineiro, “ninguém está vendo estas equipes nas ruas. O ideal é que elas fizessem estes serviços durante a noite, para evitar transtornos. Mas a gente não vê nem durante o dia, que dirá à noite”.

A promessa de que a normalidade nas ruas de Campo Grande será retomada até o fim de outubro coincide com  o período eleitoral. O primeiro turno ocorre no dia 5 daquele mês e o segundo, no dia 25. 
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).