A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS) e seus 74 sindicatos filiados filiados publicaram, nesta quarta-feira (24), a atualização do Ranking Salarial dos(as) Professores(as) da Rede Estadual e das redes municipais de ensino.
O levantamento da FETEMS revelou que Campo Grande caiu uma posição no ranking salarial dos profissionais do magistério com formação superior. Em 2025, a Capital sul-mato-grossense estava em 5ª na tabela, mas este ano perdeu espaço para o município de Aquidauana e caiu para 6ª colocação, com R$ 9.028,09 de remuneração.
Apesar de perder uma posição no ranking, o salário dos professores com nível superior em Campo Grande aumentou de R$ 8.851,42 para R$ 9.028,09. Apesar da melhora na remuneração, o Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP) afirma que esse resultado não é fruto de decisões isoladas da administração pública, mas sim de anos de organização, negociação e pressão exercidas pela categoria.
A presidenta da FETEMS, professora Deumeires Morais, afirma que o ranking é uma ferramenta de mobilização e conscientização social.
“Ao tornar públicas essas informações, a FETEMS busca estimular o debate sobre a valorização dos profissionais da educação e fortalecer a cobrança para que todos os gestores cumpram a legislação. Não basta pagar o piso; é preciso respeitar a carreira, valorizar a formação e garantir condições dignas de trabalho para quem constrói a educação pública todos os dias”, destacou.

Os 10 melhores salários de professores com nível superior em 2025A tabela foi divulgada em meio às negociações da ACP com a Prefeitura de Campo Grande. Nesta quarta-feira (24), a comissão de negociação participou de mais uma reunião com representantes do Município e da Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal para dar continuidade às tratativas relacionadas ao pagamento dos 5,4% reivindicados pelo magistério.
A ACP disse que não divulgará detalhes das tratativas antes da apreciação da categoria. Com isso, os profissionais filiados participarão de uma Assembleia Geral Extraordinária, nesta quinta-feira,(25), às 18 horas, no auditório da FETEMS, para avaliação e os encaminhamentos sobre a reunião da Comissão Mista de Negociação (ACP/PMCG/CMCG), responsável pelas discussões em torno do cumprimento da política do Piso 20h da REME.
A direção sindical ressalta que este será um momento decisivo para que a categoria conheça os resultados das negociações, avalie coletivamente os cenários apresentados e delibere sobre os próximos passos da mobilização.
Para o presidente da ACP, Gilvano Kunzler Bronzoni, o processo de negociação evidencia a importância da organização sindical na conquista de direitos.
“A nossa história mostra que nenhum avanço acontece sem mobilização. Os direitos do magistério só são respeitados quando a categoria está organizada, participa das assembleias e fortalece a sua entidade sindical. É essa unidade que nos permite avançar nas negociações e seguir defendendo a valorização dos profissionais da educação”, destacou.

