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"Rodovia da morte", BR-163 registra sexta morte em menos de 24 horas

Motociclista de 29 anos, havia acabado de sair da casa da cunhada, quando, ao tentar atravessar a rodovia, foi atingida gravemente pela caminhonete; ainda nesta manhã, outras duas pessoas morreram na BR-163

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Motociclista identificada como Geicilene Alves de Menezes Maciel, de 29 anos, morreu após ser atingida gravemente por uma caminhonete Ranger na cor prata, durante a tarde desta quinta-feira (19). O acidente aconteceu na BR-163, entre Dourados e Caarapó. 

De acordo com informações iniciais do site Ligado na Notícia, Geicilene era mãe de três filhos e residente no Bairro Altos do Indaiá e havia acabado de sair da casa da cunhada, onde se preparava para uma viagem programada para o domingo (22/12), quando tentou atravessar a rodovia com sua motocicleta.

Nesse momento, o motorista da caminhonete, que seguia no sentido Dourados-Caarapó, colidiu na lateral da moto. O impacto da colisão foi tão forte que a mulher foi arremessada para fora da pista, ficando gravemente ferida às margens da rodovia.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da CCR MSVia foram acionadas para prestar socorro, mas, infelizmente, Geicilene não resistiu aos ferimentos.

O motorista da caminhonete, ainda não identificado, deixou o local após o acidente. A Polícia Civil está investigando as circunstâncias do caso.

Terceiro em 24 horas

Ainda na manhã desta quinta-feira (19) duas pessoas morreram, em Bandeirantes, após invasão de pista contrária por parte de uns dos veículos, na manhã desta quinta-feira (19). Ainda não há identificação das vítimas.

Segundo informações, ainda prematuras, a colisão envolveu um Renault Oroch e um Volkswagen Saveiro, mas ainda sem apuração confirmada de quem foi o responsável pela fatalidade. A batida foi tão intensa que ambos os veículos ficaram destruídos e até com partes jogados pela pista.

Além de duas mortes, outras duas pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas à unidade de saúde de Bandeirantes. No local estão CCR MSVia, bombeiros e Polícia Rodoviária Federal (PRF) e, mesmo sem interdição total, a concessionária alerta que o trecho sentido Sul do km 551 e 550 está no modo "pare e siga".

O terceiro acidente, que envolveu uma caminhonete S10 e um caminhão, tirou a vida de três pessoas da mesma família na manhã desta quarta-feira (18), no km 719 da BR-163, próximo à cidade de Sonora, município distante 362 km de Campo Grande.

A mãe, identificada como Luzimar Costa da Silva, de 40 anos, e os filhos, Maria Eduarda Ruppenthal, de 19 anos, e Miguel Ruppenthal Gomes, de 10 anos, não resistiram e faleceram no local.

A família seguia em uma caminhonete com placa de Tangará da Serra (MT) quando o pneu de um caminhão, que transitava no sentido Coxim/Sonora, estourou. O condutor perdeu o controle da direção, invadiu a pista o que culminou na colisão frontal.

Segundo informações do Idest, o motorista do caminhão, identificado como Van Cristino dos Reis, de 48 anos, ficou ferido. A previsão era de que fosse transferido para Campo Grande, onde passaria por exames.

Já o condutor da caminhonete, Antenor Ruppenthal, de 59 anos, sofreu fraturas nos dois braços e no fêmur devido ao impacto da batida. Ele deve ser encaminhado a Rondonópolis (MT) para dar continuidade ao tratamento hospitalar.

Também estava na caminhonete uma criança de 7 anos, que sofreu escoriações leves. Ela permanece em observação no hospital, aguardando alta médica.

Média alta

De janeiro a outubro de 2024, a BR-163, rodovia que corta Mato Grosso do Sul da divisa com o Paraná à divisa com Mato Grosso, foi cenário de 709 acidentes, que resultaram em 57 óbitos.

Os números equivalem a uma média de 71 acidentes por mês, pior índice visto desde 2017. De janeiro a dezembro daquele ano, foram registrados 877 acidentes, uma média de 73 acidentes por mês.

Se comparados os óbitos registrados em acidentes, os números mostram que 2024 é mais mortal na rodovia. Os índices apontam para uma média de 5,7 mortes por mês, mais do que a média de 5,1 mortes mensais registradas em 2017. Nos 12 meses daquele ano, 62 pessoas morreram na BR-163.

O ano de 2017 marcou ainda o início de uma queda no número de acidentes. No entanto, em 2020 esses índices voltaram a subir.

Investimento

A rodovia não recebe investimentos desde 2017, quando a empresa solicitou o reequilíbrio do contrato. A CCR chegou a dizer em 2019 que não tinha interesse em permanecer com a rodovia e até cobrou a devolução de ativos da União, no valor de R$ 1,4 bilhão.

O acordo final para a manutenção da empresa na gestão só foi alcançado em 2023, e aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em novembro deste ano.

Com essa decisão, espera-se um investimento de R$ 12 bilhões, que incluirá a duplicação de 170 km da via, a construção de uma terceira faixa em outros 190 km e diversas obras adicionais.

Operações da PRF

A PRF começou, justamente nesta quinta-feira (19), a edição 24/25 da Operação Rodovida, que vai focar em atividades de educação para o trânsito visando na preservação da vida no trânsito.

A ação vai englobar as principais festividades desse final do ano até o primeiro trimestre de 2025, ou seja, feriados de Natal, Ano Novo, Carnaval e férias escolares.

Ainda, nesta sexta-feira (20), a PRF dará início a Operação Natal 2024, que segue nas rodovias federais de Mato Grosso do Sul até a quarta-feira (25).

Policiais rodoviários federais estarão distribuídos em nove delegacias e 24 Unidades Operacionais para reforçar a fiscalização nos mais de 4 mil km que envolvem as onze rodovias federais do Estado.

Em nota, a PRF destaca que irá manter o reforço de fiscalização, principalmente com foco na “alcoolemia ao volante, velocidade e ultrapassagem", acompanhadas por câmeras de videomonitoramento, com o apoio da CCR.

*Colaborou Laura Brasil, Alison Silva, Alanis Netto e Felipe Machado

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Chef das Celebridades

Chef de MS tem como clientes Vini Junior, Neymar, e outros craques

O mirandense que começou a trabalhar aos dezesseis anos em padaria, se especializou em comida japonesa e agora encanta celebridades com seus pratos

19/12/2024 18h00

Reprodução Redes Sociais

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Para quem acompanha, pelas redes sociais, o Instagram do chef Ricardo Louveira, que possui 47,4 mil seguidores e conta com o Melhor do Mundo da FIFA, Vini Jr, e Neymar entre seus clientes, talvez nem imagine que ele saiu de terras sul-mato-grossenses para encantar os paladares de craques e celebridades.

Natural de Miranda, Ricardo completou 40 anos no dia 17 de dezembro. Desde os 16 anos, trabalhou no ramo da alimentação, acumulando experiência na cozinha com confeitaria e panificação.

“A primeira culinária pela qual me apaixonei de verdade foi a japonesa, que é a minha especialidade. Já são 21 anos, quase 22, trabalhando com ela”, explicou Louveira.

Residente no Rio de Janeiro há 11 anos, Ricardo montou uma rede de restaurantes especializados em comida japonesa e um nicho voltado para pizzarias.

“Eu saí de Campo Grande em 2013 para abrir meu primeiro restaurante aqui. Hoje, somos uma rede com 14 unidades, sendo 12 especializadas em comida japonesa e 2 em pizza.”

Período da Pandemia

Durante a pandemia, entre 2020 e 2021, o chef Ricardo esteve em Dubai para aprofundar seus estudos sobre culinária japonesa. Lá, teve uma experiência de trabalho com o conceituado chef Eli Elteif, conhecido por sua participação no programa “Bake Off Brasil”.

“Tive a oportunidade de ter contato com a cozinha contemporânea e mediterrânea. Foi uma experiência surreal, embora eu tenha ido para estudar culinária japonesa”, contou o chef.

Oportunidade

A primeira oportunidade de demonstrar seu talento na culinária japonesa, em contato com celebridades, ocorreu durante o carnaval na Sapucaí, no Rio de Janeiro. Lá, Ricardo atuou por cinco anos no camarote do King.

“E também em alguns camarotes particulares, onde a gente preparava culinária japonesa para os presidentes das escolas de samba e outras personalidades. Aí passavam muitas celebridades. E foi através desses contatos que conseguimos a oportunidade de atender alguns nomes, como jogadores de futebol e artistas.”

Entre os destaques do esporte estão Vinicius Junior, Neymar, Thiago Silva e Marquinhos. Já entre as celebridades, Ricardo cita Ferrugem e Thiaguinho, descrevendo todos como pessoas maravilhosas.

Neymar, uma das figuras mais fiéis, é cliente há cinco anos. Ricardo destacou a humildade, simplicidade e generosidade do jogador, que saiu do Santos para encantar o mundo do futebol.

Ao ser questionado sobre o que o levou a conquistar o gosto do craque, o chef acredita que é a atenção aos sinais que o cliente transmite durante o atendimento, além do cuidado com questões de segurança e respeito à privacidade.

Gabz, chef Ricardo e Florismar Vargas

Novela

Com o funcionário Florismar Vargas, da Aldeia Jaguapiru de Dourados, caminhando para se tornar artor, Ricardo recebeu um convite para participar de um workshop de preparação de produção.

“Estavam precisando de um chef para fazer algumas preparações durante as cenas, e eu fui o escolhido. Para mim, foi uma experiência diferente. Conhecer algo fora da nossa zona de conforto é sempre importante.”

 

Restaurante em Mato Grosso do Sul

Em Dubai, Ricardo conversou com a esposa para definir detalhes sobre o restaurante que pretende abrir em solo sul-mato-grossense. Apesar de alcançar sucesso como empresário no Rio de Janeiro, o coração do mirandense nunca esqueceu suas raízes.

Para a reportagem do Correio do Estado, Ricardo adiantou que pretende abrir o projeto em Campo Grande. O restaurante, no entanto, não será aberto ao público; a modalidade será exclusivamente delivery. Atualmente, estão apenas definindo em qual localidade a unidade será construída.

Ele também revelou planos de expandir essa mesma modalidade para São Paulo e Paraná.

“Pensamos que o delivery é uma forma de levar nossa comida pelo Brasil de um jeito mais eficaz e rápido”, afirmou Ricardo.

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Consulta pública do Governo Federal mira concessão de hidrovia do Rio Paraguai

Período para envio de contribuições ocorre entre 26 de dezembro deste ano e 23 de fevereiro de 2025

19/12/2024 18h00

Foto: Arquivo Correio do Estado

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O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) deu o pontapé inicial para a consulta pública do projeto de concessão da Hidrovia do Rio Paraguai, evento realizado nesta quinta-feira (19), em Brasília, primeira iniciativa do tipo no Brasil.

A ação visa promover a transparência e a participação social na modelagem do projeto, marco para o setor hidroviário nacional. O investimento direto estimado nesses primeiros anos é de R$ 63,8 milhões.

A Hidrovia do Rio Paraguai compreende o trecho entre Corumbá e a Foz do Rio Apa, localizada no município de Porto Murtinho, e o leito do Canal do Tamengo, no trecho compreendido no município de Corumbá. A extensão total do projeto é de 600 km.

Nos primeiros cinco anos de concessão, serão realizados serviços de dragagem, derrocagem, balizamento e sinalização adequados, construção de galpão industrial, aquisição de draga, monitoramento hidrológico e levantamentos hidrográficos, melhorias em travessias e pontos de desmembramento de comboio, implantação dos sistemas de gestão do tráfego hidroviário, incluindo Vessel Traffic Service (VTS) e River Information Service (RIS), além dos serviços de inteligência fluvial.

O período para envio de contribuições, subsídios e sugestões sobre a modelagem e os documentos da concessão será de 26 de dezembro de 2024 a 23 de fevereiro de 2025, enquanto o prazo contratual da concessão é de 15 anos com possibilidade de prorrogação por igual período.

Tarifa

Segundo a modelagem, foi definido que somente será feita a cobrança de tarifa para a movimentação de cargas quando a concessionária entregar os serviços previstos na primeira fase do contrato. Em relação ao transporte de passageiros e de cargas de pequeno porte não haverá cobrança de tarifa.

A previsão de tarifa, pré-leilão, é de até R$1,27 por tonelada de cargas. O critério de licitação pode ser menor tarifa, por isso, esse valor pode cair. No entanto, existe a possibilidade, durante a realização da consulta pública, de alteração no critério do certame.

“É um marco na história da infraestrutura hidroviária brasileira. Estamos falando do maior projeto de infraestrutura em desenvolvimento regional na América do Sul, que é a Hidrovia do Rio Paraguai. Ele combina desenvolvimento sustentável e eficiência logística, oferecendo ganhos significativos para toda a cadeia produtiva da região, além do desenvolvimento das empresas de navegação.”, afirmou ao Governo Federal o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery.

Durante o evento, houve uma apresentação técnica sobre o projeto realizado pela ANTAQ. A exposição foi conduzida pelo diretor Albert Vasconcelos, relator da matéria, e pelo superintendente de Estudos e Hidrovias, Bruno Pinheiro.

Ambos detalharam os aspectos estratégicos e logísticos do empreendimento, que visa impulsionar o transporte hidroviário e integrar o agronegócio brasileiro à infraestrutura nacional.

Movimentação

Após a concessão, o transporte de cargas do Rio Paraguai está estimado entre 25 e 30 milhões de toneladas a partir de 2030, o que significa um aumento significativo de movimentação em relação ao praticado atualmente. No ano passado, a hidrovia transportou 7,95 milhões de toneladas de cargas, um aumento de 72,57% em relação a 2022.

Em 2023, as hidrovias foram responsáveis por transportar mais de 157 milhões de toneladas de carga, quase 10% de todo o transporte aquaviário ocorrido no período. Esse volume de carga transportada tem um potencial ainda maior para ser desenvolvido e a busca por investimento privado nesse segmento vai ao encontro da busca por uma maior eficiência logística nacional.

Trafegabilidade

Com a concessão, a hidrovia vai contar com um calado de 3 metros quando o rio estiver cheio e de 2 metros em períodos de seca, o que vai garantir a trafegabilidade das embarcações durante todo o ano, ou pelo menos a maior parte dele.

Levando em consideração as estiagens extremas dos últimos anos, o contrato também prevê a distribuição adequada dos riscos com o concessionário com a criação da Zona de Referência Hidrológica Contratual, que consiste em avaliação estatística do comportamento hidrológico do Rio Paraguai.

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