Cidades

PNAD CONTÍNUA

Em MS, cachorro é o método mais utilizado como medida de segurança, aponta IBGE

IBGE mostra que, em 2021, 49 mil domicílios tinham pelo menos um morador que já foi vítima de furto no Estado

Continue lendo...

Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD) Contínua – Furtos, Roubos e Sensação de Segurança 2021, divulgada nesta quarta-feira (7), mostra que 49 mil domicílios do MS tiveram pelo menos uma vítima de furto. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE), foi investigada, pela primeira vez nessa pesquisa, o tema sensação de segurança. 

Os dados foram levantados junto a moradores de 15 anos ou mais de idade, a fim de avaliar a opinião das pessoas sobre suas percepções de (in)segurança.

Em resumo, apenas em Mato Grosso do Sul, 12 mil pessoas de 15 anos ou mais já foram vítimas de roubo em 2021. Já na capital, foram 6 mil pessoas vítimas de roubo.

O Estado ocupa a 6ª menor quantidade de domicílios em que menos um morador já foi vítima de roubo no mesmo período. 

Além disso, 49 mil domicílios tinham pelo menos um morador que já foi vítima de furto no Estado. 

Sobretudo, em 44,9% dos lares sul mato-grossenses, o cachorro é o método mais utilizado como medida de segurança.

Saiba  

O IBGE enfatiza que, no tema da vitimização, trata-se de roubos e furtos. A principal diferença entre esses dois tipos de crimes, nos quais existe uma subtração de patrimônio, é o uso de violência ou ameaça.

Ou seja, enquanto o furto se caracteriza pela ausência de violência ou ameaça à vítima, o
roubo é definido pela sua presença, seja com ou sem uso de arma.

Ainda segundo o levantamento do IBGE, as três Unidades da Federação (UFs) com maior registro, em que domicílio ao menos um morador foi vítima de roubo, foram São Paulo (334 mil), Rio de Janeiro (156 mil) e Bahia (133 mil). 

No campo oposto encontramos, Roraima (4 mil), Tocantins (4 mil) e Amapá (8 mil). 

Segurança  

O IBGE destaca, ainda, que os dispositivos ou medidas de segurança estão presentes em 659 mil domicílios do estado, sendo cachorro o predileto. 

Outra variável pesquisada foi se, no domicílio, havia pelo menos um dispositivo de segurança ou funcionário de segurança. 

Do total de 951 mil domicílios pesquisados em MS, 659 mil responderam que existia dispositivo ou funcionário de segurança, enquanto em 292 mil responderam que não existia. 
Já em relação ao tipo de dispositivo ou funcionário de segurança, tem-se os seguintes percentuais: 

  • Cachorro ou outro animal (44,9%). 
  • Muro ou grades altos, cacos de vidro ou arame farpado (27,2%). 
  • Trava, tranca, fechadura reforçada ou grade (24,7%).
  • Cerca elétrica (16%). 
  • Alarme ou câmera de vídeo (13,1%). 
  • Funcionário contratado para vigilância (7,8%). 
  • Arma de fogo (3,6%). 
  • Outro (0,4%). 

Brasil 

Em 2021, o percentual de pessoas que se sentiam seguras no domicílio (89,5%) era maior do que o daquelas que se sentiam seguras em seu bairro (72,1%). 

Essa proporção é ainda menor em relação à sensação de segurança na cidade onde viviam (54,6%). 

Em escala nacional, os homens se sentem mais seguros que as mulheres. Além disso, o grau de segurança das pessoas que moravam em áreas rurais superava o das áreas urbanas. 

No bairro e na cidade, as diferenças eram de quase 14,0 pontos percentuais (p.p.) entre áreas rural e urbana.

 

Autismo Sem Fronteira

OAB-MS lança congresso internacional sobre autismo nesta terça-feira

Lançamento oficial acontece na Câmara Municipal de Ponta Porã

09/02/2026 14h40

Presidente da OAB-MS, Bitto Pereira

Presidente da OAB-MS, Bitto Pereira Foto: Marcelo Victor /Correio do Estado

Continue Lendo...

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS), promove o Congresso Internacional Autismo Sem Fronteira 2026, cujo lançamento oficial acontece nesta terça-feira (10), em Ponta Porã, no interior do Estado.

Aberto ao público, o evento volta-se ao diálogo, à capacitação e à inclusão, reunindo especialistas, profissionais, famílias e a comunidade em geral para debater o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em sua 3ª edição, o congresso foi realizado duas vezes em 2025, em Ponta Porã e em Campo Grande, respectivamente. 

A iniciativa é uma realização da OAB-MS e do Instituto IEPSIS, com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul e da Prefeitura de Ponta Porã, reforçando o compromisso institucional com a pauta da inclusão e dos direitos das pessoas com autismo.

Idealizadora do primeiro congresso e membra consultora da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB-MS, Chayene Marques Georges do Amaral destaca que o lançamento simboliza apenas o começo de um projeto de grande impacto. Segundo ela, o congresso se consolida como um dos maiores do país sobre autismo, reunindo profissionais renomados e promovendo debates que deixam legado para a sociedade.

"Se você é familiar de autista, profissional da saúde, da educação, do direito ou simplesmente acredita que a sociedade precisa aprender mais sobre autismo, esse evento é pra você. A exemplo das edições anteriores, profissionais renomados estarão compartilhando conhecimento na edição 2026 do congresso. Espero vocês para o lançamento e para os dois dias do evento, que será um dos maiores sobre inclusão do Brasil", afirmou. Confira a lista de palestrantes confirmados aqui!

Serviço

O lançamento será realizado no auditório da Prefeitura de Ponta Porã, localizado na Rua Guia Lopes, nº 663, na região central. Já o Congresso Internacional Autismo Sem Fronteira 2026 acontecerá nos dias 14 e 15 de março, reunindo ciência, inclusão e grandes debates sobre o TEA, fortalecendo o compromisso da OAB-MS e do Instituto IEPSIS com a construção de uma sociedade mais informada, acolhedora e inclusiva.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Motorista de 39 anos morre em colisão entre carro e carreta em MS

A vítima seguia em um veículo de passeio e morreu após colisão frontal com uma carreta na BR-262

09/02/2026 14h01

Crédito: O Pantaneiro

Continue Lendo...

O motorista Sergio Jara Paz, de 39 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (9) após o veículo em que seguia colidir frontalmente com uma carreta, na BR-262, em Aquidauana.

O acidente ocorreu por volta das 5h40, no quilômetro 527 da rodovia, próximo ao distrito de Taunay, segundo informações do site O Pantaneiro.

A vítima conduzia um VW Gol no sentido Anastácio–Miranda quando houve a batida com a carreta, que trafegava na pista oposta. O Corpo de Bombeiros de Miranda foi acionado, mas o motorista não resistiu e morreu no local.

A ocorrência foi acompanhada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio da Polícia Civil e da Polícia Científica. As circunstâncias do acidente ainda não foram divulgadas.
 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).