Cidades

CENSO DEMOGRÁFICO 2022

MS alcança 76,91% da população recenseada, mas ainda está abaixo da média nacional, diz IBGE

O Estado figura como o 10º menor desempenho entre as Unidades da Federação (UFs); falta de recenseadores é o principal motivo

Continue lendo...

Balanço da coleta do Censo Demográfico 2022, divulgado nesta terça-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que Mato Grosso do Sul conseguiu avançar, com 76,91% da população recenseada, mas o número ainda está abaixo da média nacional. 

Esse total corresponde a 2.184.694 de pessoas recenseadas até o momento no Estado e 766.610 domicílios recenseados. 

Conforme o levantamento do IBGE, na comparação nacional, o Estado figura como o 10º menor desempenho entre as Unidades da Federação (UFs). 

Já Campo Grande conta com 718 mil pessoas, o que corresponde a 78,47% da estimativa populacional de 2021. 

Coleta em MS 

Ainda segundo o IBGE, está próxima a finalização da coleta dos dados do Censo Demográfico 2022 em 21 dos 79 municípios do Estado. 

Em nove destes, a população já superou a estimativa: Costa Rica, Sete Quedas, Novo Horizonte do Sul, Figueirão, Inocência, Chapadão do Sul, Selvíria, Taquarussu e Fátima do Sul. Os 12 restantes estão com mais de 90% da população recenseada.

De acordo com o coordenador operacional do Censo no Estado, Alex de Almeida Uchôas, o atraso nas entrevistas ocorre não somente na Capital, mas em todo o estado. 

“A principal dificuldade encontrada em Mato Grosso do Sul foi a falta de recenseadores. No estado, nunca passamos de 63% da quantidade de pessoas necessárias”, disse. 

Ainda segundo o coordenador, a grande extensão dos municípios também dificulta o trabalho. 

“Tivemos ajuda da polícia militar ambiental, da AGRAER e do exército nas regiões alagadas, mas a falta de veículos para cobertura dos setores que ficam mais distantes dos centros urbanos atinge as cidades, como, por exemplo, a capital, que tem uma
vasta área rural e um grande perímetro urbano”, completa. 

Já o superintendente do IBGE no Estado, Mario Alexandre de Pinna Frazeto, destaca que o papel das prefeituras, do legislativo, do judiciário e das forças policiais têm sido fundamentais. 

“Muitos nos ajudam com viaturas, motoristas, combustível, mas também têm sido grandes aliados na divulgação do Censo, publicando em suas redes sociais um chamado à população”, enfatiza. 

Brasil 

Segundo o IBGE, desde o início da operação, em 1º de agosto, até o dia 05 de dezembro, foram recenseadas 168.018.345 pessoas, em 59.192.875 domicílios no país. Esse total corresponde a 78,73% da população estimada do país.

Dos 78,73% da população, 29,43% estavam na região Nordeste, 39,54% no Sudeste, 14,76% no Sul, 8,79% no Norte e 7,44%no Centro-Oeste. 

O estado mais adiantado, ou seja, com maior proporção de pessoas recenseadas em relação a população estimada, é o Piauí (96,2%), seguido por Sergipe (91,2%) e Rio Grande do Norte (89,8%). 

Os menos adiantados são Mato Grosso (65,9%), Amapá (66,9%) e Espírito Santo (70,67%). Há duas semanas, Mato Grosso do Sul estava no ranking entre os menos adiantados, com 70% da população entrevistada. 

Segundo o gerente técnico do Censo, Luciano Duarte, a primeira etapa da coleta foi finalizada no Sergipe e no Piauí, que é quando se percorre o território do estado, visitando os endereços. 

“Vamos agora iniciar o processo de recuperação das unidades domiciliares que foram registradas com moradores ausentes e aquelas que se recusaram a responder ao Censo”, declara. 

Sobretudo, até o momento, 48,4% da população recenseada eram homens e 51,6% eram mulheres.

Os números divulgados hoje são referentes ao quarto balanço da coleta do Censo, os dados ainda são provisórios e passarão por supervisão de qualidade, devendo ser divulgados de forma preliminar na última semana de dezembro.

Aglomerados subnormais  

Com relação aos aglomerados subnormais – ocupações irregulares de terrenos para fins de habitação em áreas urbanas e que, em geral, são caracterizados por um padrão urbanístico irregular, carência de serviços públicos básicos e localização em áreas restritas à ocupação – mais de 12 milhões de pessoas foram contabilizadas em tais locais. 

Até esta segunda (5),, eram 12.337.295 pessoas no país vivendo nessa situação, cerca de 7% da população recenseada até o momento.

Além disso, 1.489.003 indígenas e 1.208.702 quilombolas já foram recenseados.

Taxa de recusa  

O IBGE destaca ainda que cerca de 2,59% dos domicílios se recusaram a responder, percentual que se espera ser reduzido até o final da operação, após aplicados todos os protocolos de insistência.

Em relação ao tipo de questionário, 89,4% dos domicílios (52.948.134) responderam ao questionário básico e 11,6% (6.796.163) ao ampliado, percentual consistente com a amostra definida pelo Instituto. 

O tempo médio de preenchimento tem sido de 5 minutos para o questionário básico e de 14 minutos para o questionário ampliado.

BALANÇO

Desembarques no Aeroporto de Bonito crescem 50% em um ano

32.582 desembarques foram registrados entre janeiro e agosto de 2026, ante 21.614 no mesmo período do ano anterior

21/09/2026 11h15

Voo de Guarulhos a Bonito - painel no aeroporto de GRU

Voo de Guarulhos a Bonito - painel no aeroporto de GRU Foto: Naiara Camargo

Continue Lendo...

Aeroporto de Bonito está movimentado em 2026.

Dados divulgados pelo Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB) apontam que 32.582 desembarques foram registrados, entre janeiro e agosto de 2026, no Aeroporto de Bonito.

No mesmo período de 2025, foram contabilizados 21.614 desembarques. Portanto, o crescimento é de 50,75% de um período para o outro.

O mês de agosto de 2026 registrou 4.504 desembarques, sendo 1.487 da Gol, 1.356 da Azul, 1.286 da Latam e 375 de outros voos.

Estima-se que, do total de turistas que visitaram Bonito e região no mês passado, 18,12% desembarcaram pelo aeroporto.

Os números ainda mostram que, de janeiro a dezembro de 2025, 36.388 pessoas chegaram em Bonito através do aeroporto.

AEROPORTO DE BONITO

O Aeroporto Regional de Bonito (BYO) está localizado no KM-13 da MS-178, a 13 quilômetros do Centro.

O Governo de Mato Grosso do Sul é o responsável por administrar o local. As companhias aéreas que operam são Azul, Gol e Latam.

As rotas ligam o município ao Aeroporto de Congonhas (CGH), Guarulhos (GRU) e Viracopos (Campinas).

Atualmente há voos chegando ao Aeroporto de Bonito todos os dias da semana - segunda, terça, quarta, quinta, sexta-feira, sábado e domingo.

Em 3 de setembro de 2025, o município recebeu voo direto de Guarulhos pela primeira vez na história.

A rota GRU-BYO/BYO-GRU é inédita pois liga Bonito ao Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos, o maior da América do Sul, com 50 destinos nacionais e 90 internacionais.

Campo Grande

Com ampliação de salas e até canil, Prefeitura inaugura Centro POP

Expectativa do Executivo é manter um fluxo de 180 a 200 atendimentos por dia

21/09/2026 10h00

Centro Pop fica localizado no bairro Amambai

Centro Pop fica localizado no bairro Amambai Divulgação: Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Campo Grande deu início ao funcionamento da nova unidade do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).  Localizado no bairro Amambaí, o novo Centro POP segue o padrão nacional estabelecido pela Política Nacional de Assistência Social e as diretrizes de garantia de direitos.

O local já abrigava, há mais de um ano, o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas). Com a ativação do novo Centro POP, a estrutura passou a concentrar e ampliar serviços voltados ao atendimento da população em situação de rua.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Camilla Nascimento, a nova unidade representa um avanço estrutural no suporte oferecido aos usuários e reforça o compromisso da gestão com a dignidade humana e a promoção da cidadania.

“O novo Centro POP foi planejado conforme as diretrizes nacionais para que nossas equipes ofereçam escuta qualificada, suporte psicossocial e oportunidades reais de reintegração social, autonomia e emancipação. É uma melhoria concreta tanto para as pessoas atendidas quanto para a qualidade do trabalho dos nossos profissionais”, afirmou.

O atendimento aos usuários ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, com oferta de café da manhã, almoço e café da tarde. Aos sábados, o funcionamento é das 7h às 13h, com café da manhã e almoço, além dos serviços rotineiros.

A expectativa da Prefeitura é manter um fluxo de 180 a 200 atendimentos por dia, com monitoramento técnico periódico e equipes preparadas para organizar a demanda. Em caso de aumento no fluxo, a SAS prevê a reorganização dos serviços para garantir os atendimentos necessários aos usuários.

Estrutura

A unidade possui banheiros acessíveis em maior quantidade, totalizando 26 gabinetes individuais, além de reservados para chuveiros, lavanderia, bagageiro e canil destinado aos animais de estimação da população atendida.

Para as atividades socioeducativas e de convivência, o prédio conta com salas destinadas a oficinas e atendimentos integrados, cozinha, refeitório e área externa de livre convivência com redário. A estrutura também tem biblioteca, espaço para exibição de filmes e jogos recreativos.

A nova estrutura mantém os serviços já oferecidos anteriormente, como acolhida, escuta qualificada, elaboração de Plano Individual de Atendimento, orientações jurídicas e acompanhamento psicossocial. O atendimento também envolve articulação com serviços das áreas de saúde, habitação, emprego e assistência social.

Novidades

Entre as inovações está a presença permanente de um entrevistador social do Cadastro Único (CadÚnico), para facilitar o cadastramento e a atualização dos dados dos usuários e, consequentemente, o acesso aos programas de transferência de renda do Governo Federal.

Devdido a ampliação do número de salas, serviços oferecidos pela Fundação Social do Trabalho (Funsat), Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), como o Consultório de Rua, também passam a ter maior presença na unidade, com ações de saúde, habitação e oportunidades de trabalho para mais perto dos usuários.

O “Espaço das Conquistas” também foi uma novidade no Centro Pop. É um ambiente em que os usuários podem trocar pontos acumulados durante a participação em atividades da unidade por presentes, do estilo souveniers.

A pontuação pode ser obtida por meio da participação em atendimentos técnicos, oficinas e grupos de trabalho temático.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).