Cidades

SAÚDE

Em nove anos, Mato Grosso do Sul desativou 277 leitos de internação pediátrica

Houve queda tanto no SUS como em unidades privadas

Continue lendo...

Nos últimos nove anos, Mato Grosso do Sul teve a desativação de 277 leitos de internação pediátrica, destinados a crianças que precisam permanecer no hospital por mais de 24 horas. É o que aponta levantamento divulgado hoje pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Segundo a SBP, dados obtidos no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), mantido pelo Ministério da Saúde, indicam que em 2010 o Estado dispunha de 926 leitos pediátricos. Neste ano, dados relativos ao mês de maio apontam que o número baixou para 649.

Entre os leitos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), houve encerramento de -23,62% dos leitos, que passaram de 652 em 2010 para 498 neste ano, fechamento de 154 unidades.

Os leitos disponíveis nos planos de saúde ou em unidades privadas também caíram 123 no mesmo período, o que representa o encerramento de 44,89% das unidades pediátricas.

Entre as capitais, Campo Grande é a nona no ranking das que mais tiveram leitos encerrados, sendo 138 fechados nos últimos nove anos, passando de 264 para 126. Desse total, 65 foram na rede pública e 73 na rede privada.

A capital sul-mato-grossense está atrás de São Paulo (-664), Fortaleza (-473), Rio de Janeiro (-395), Maceió (-344), Goiânia (-255), Natal (-176), João Pessoa (-173) e Teresina (-149).

Em todo o Brasil, foram desativados 15,9 mil leitos de internação pediátrica. Em maio de 2010, o País tinha 48,8 mil leitos no SUS, número que passou para cerca de 35 mil neste ano, queda aproximada de quatro leitos por dia. Na rede privada, a queda foi de 2.130 leitos no período. 

Segundo a presidente da SBP, Luciana Rodrigues Silva, os problemas de saúde que mais levam crianças a precisarem de internação são doenças respiratórias, que tem maior prevalência nos períodos de outono e inverno. Problemas gastrointestinais, casos de alergias e as chamadas arboviroses,de ocorrência sazonal, completam a lista que contribuem para o crescimento da demanda por leitos de internação.

Partiu IF

Cursinho do IFMS oferece bolsa de R$ 200 para estudantes em MS

Com mais de 400 vagas, o cursinho é uma oportunidade para estudantes do 9º ano que querem ingressar na instituição; saiba como participar

18/03/2025 17h00

Divulgação/IFMS

Continue Lendo...

O curso preparatório "Partiu IF" do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com 480 vagas para estudantes do 9º ano que querem ingressar na instituição.

O programa do Ministério da Educação (MEC) é voltado para capacitar estudantes em situação de vulnerabilidade social, para que ingressem na rede federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Os estudantes que tiverem frequência mínima de 75% nas aulas receberão ajuda de custo de R$ 200 por mês.

Processo de seleção

No Partiu IF, os estudantes selecionados vão participar da preparação para o Exame de Seleção 2026, que é a prova para ingressar no ensino técnico integrado no primeiro semestre de 2026.

Ao todo, são 480 vagas que serão divididas em 12 campi nos seguintes municípios:

  • Aquidauana: 40 vagas;
  • Campo Grande: 40 vagas;
  • Corumbá: 40 vagas;
  • Coxim: 40 vagas;
  • Dourados: 40 vagas;
  • Jardim: 40 vagas;
  • Ladário: 40 vagas;
  • Naviraí: 40 vagas;
  • Nova Andradina: 40 vagas;
  • Ponta Porã: 40 vagas;
  • Três Lagoas: 40 vagas.

Algumas vagas serão voltadas para os seguintes recortes:

  • Estudantes pertencentes a famílias com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo;
  • Autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas;
  • Pessoas com Deficiência (PCD).

Quem pode participar?

Alunos matriculados no 9º ano que estudaram todo o ensino fundamental em escola pública.

Cabe ressaltar que o estudante precisa ter até 17 anos completos na data da matrícula, que está prevista para ocorrer em abril.

Carga horária

No total, serão 320 horas do cursinho, que será ministrado entre os meses de abril e novembro, no período vespertino.

Serão oferecidas as seguintes matérias:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza;
  • Práticas Suplementares.

Uma parte da carga horária de cada disciplina será na modalidade presencial, e o restante será para o atendimento ao estudante.

Metade da carga horária de cada disciplina será ofertada presencialmente, e o restante será de atendimento ao estudante.

Inscrições

O prazo para se inscrever vai até 27 de março e é totalmente gratuito. Basta acessar a Página do Candidato da Central da Seleção clicando aqui.

Ao final, é preciso anexar os seguintes documentos digitalizados em formato PDF e arquivo único:

  • Fotocópia do RG (frente e verso) ou certidão de nascimento e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Declaração de matrícula em escola pública assinada e carimbada pela instituição, com o turno e o ano em que o aluno está matriculado e que o candidato cursou todos os anos do ensino fundamental em escola pública (Anexo I);
  • Autodeclaração de cor/raça (Anexo II) ou Autodeclaração Étnica Indígena (Anexo III) e Declaração de Pertencimento Étnico Indígena (Anexo IV) ou Declaração de Pertencimento Étnico Quilombola (Anexo V) ou Laudo Médico (para PCD);
  • Folha resumo do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) atualizado (2024), para aqueles que precisam comprovar renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo.

O candidato que não tiver acesso à internet pode ir até a Central de Relacionamento (Cerel) do campus do IFMS para fazer a inscrição. Para consultar o endereço de cada unidade basta clicar aqui.

Confira o edital
 

Assine o Correio do Estado

Surpreendidos

Em poucos minutos, chuva deixa campo-grandenses "ilhados"

Circulação de ônibus da UFMS foi suspensa devido às fortes chuvas desta terça-feira

18/03/2025 16h45

Chuva deixa motoristas e moradores ilhados no bairro Pioneiros

Chuva deixa motoristas e moradores ilhados no bairro Pioneiros Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Poucos minutos de chuva foram suficientes para alagar ruas e avenidas, além de deixar moradores e motoristas “ilhados” em algumas regiões de Campo Grande. 

Por volta das 16h30, moradores do bairro Pioneiros e Universitário foram surpreendidos pelo alto volume de chuvas na região, sobretudo na rua Portuguesa,  no bairro Pioneiros, área que sofre com recorrentes alagamentos. 

O trecho  é o mesmo onde a estudante do curso de Direito, Ana Júlia Miranda, de 21 anos, ficou presa ao tentar passar com o carro em um ponto alagado há cerca de um mês. 

Chuva deixa motoristas e moradores ilhados no bairro Pioneiros

Na ocasião, equipes do Corpo de Bombeiros auxiliaram no resgate. Desta vez, Polícia e Corpo de Bombeiros também acompanham o trânsito na região, uma vez que a água ultrapassou o limite da via, que foi interditada. 

"Como trabalho lá no Centro, saí de lá e já vim para casa, ali nos Castelos, mas quando estava próxima não estava assim, não estava essa correnteza no rio, e eu acreditei que era só uma poça, igual ficando na Costa Silva, que dá pra passar soltando devagar, mas quando eu passei, meu carro afogou e aí ele não ligava mais. Começou a encher muito rápido, foi até a altura do vidro, eu não conseguia sair do carro", explicou a estudante na ocasião. 

À reportagem, alunos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) destacaram que o funcionamento do ônibus interno, responsável pelo deslocamento de alunos dentro da Cidade Universitária e áreas adjacentes, foi temporariamente suspenso. O serviço é ofertado de hora em hora, e ajuda alunos a se locomoverem dentro da UFMS e voltarem para suas casas. 

Pontos de alagamento também foram identificados próximo ao Lago do Amor, que transbordou com o alto volume de chuvas, e bueiros transbordaram. Parte da estrutura que sustenta o lago também cedeu com às chuvas, Na região central, motoristas foram flagrados segurando o para-choque de um carro com as mãos. Há queda de energia em algumas regiões. 

Chuva deixa motoristas e moradores ilhados no bairro Pioneiros

Motorista tenta frear carro na 14 de julho 

Mais do mesmo

As fortes chuvas também causaram pane em alguns semáforos da região central de Campo Grande na tarde desta segunda-feira (17), além de danificar os equipamentos nas ruas 14 de julho e 13 de junho, houve chuva de granizo e queda de árvores e energia em alguns pontos da capital. 

De forma repentina, as fortes quedas d'água provocaram inundações em áreas da Avenida Zahran e Avenida Senador Antônio Mendes Canale, no bairro Pioneiros. Há registro de queda de energia no bairro Vilas Boas, que seguia às escuras, pelo menos, até às 15h30. 

Na região central, árvores também foram ao chão na área comercial da 14 de julho, área que registrou fortes chuvas e ventania no início da tarde.

Fios de alta tensão foram espalhados pela rua Itápolis, no Jardim São Lourenço, cinco árvores caíram na Avenida  Domingos Marques, Jardim Vista Alegre.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as previsões são de que chova entre 30 mm e 50 mm, com ventos de até 60 km/h entre esta terça e a manhã desta quarta-feira (19). 
 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).