Clique aqui e veja as últimas notícias!

VERÃO

Em sete dias, chuvas superam o esperado para o todo o mês de janeiro

Previsão indica que o restante do mês deve continuar com as chuvas rápidas, típicas de verão
07/01/2021 12:03 - Glaucea Vaccari


Do dia 1º de janeiro até a manhã desta quinta-feira (7), já choveu o total esperado para o mês de janeiro inteiro em várias regiões de Mato Grosso do Sul.

Conforme a coordenadoria Estadual de Defesa Civil, apesar de frequentes, as chuvas foram tranquilas e não causaram grandes estragos.  

Últimas notícias

Dados atualizados pelo meteorologista Nathálio Abraão apontam que o maior acumulado é em Corumbá, na região do Pantanal, que ano passado sofreu com as queimadas.

No município, em sete dias choveu 159,8 milímetros, já acima do esperado para todo o mês, que era de 145,4 milímetros.

Em Campo Grande, o esperado de chuvas para janeiro é de 212,6 milímetros e, até esta manhã, acumulado é de 211,6 mm, o que indica que o índice também será superado.

Janeiro é o mês mais chuvoso do ano em Mato Grosso do Sul, mas conforme o meteorologista, embora haja previsão de temporais alguns dias, os estragos não devem ser grandes.

“Não deve haver prejuízos decorrentes das chuvas para a agricultura”, disse.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) o Brasil está sob influência do La Niña e o aquecimento acima do normal das águas da parte sul do Oceano, frentes frias se deslocam para estas áreas mais quentes e auxiliam na formação de áreas de instabilidade no Estado.

Para o restante do mês, a previsão é de mais chuvas, típicas da estação do verão.

A estação é caracterizada por temperaturas elevadas, no solo e no ar, que favorecem as mudanças rápidas nas condições do tempo. 

Pancadas de chuva rápidas e de forte intensidade são comuns durante o período, principalmente à tarde, associadas a trovoadas e rajadas de ventos acima de 50 km/h.

Quando há previsão de tempestades, a Defesa Civil emite um alerta climático para os celulares cadastrados no sistema.  

Quem desejar receber SMS gratuito com os avisos pode enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP de interesse.

Previsão

Para esta quinta-feira (7), previsão é de céu entre parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuvas, podendo ser fortes em algumas regiões, especialmente durante a tarde. 

Umidade relativa do ar oscila entre 40% a 100% e temperaturas ficam entre 21°C a 34°C.

Nos próximos dias, previsão indica predomínio de sol e calor, com pancadas de chuva rápidas e passageiras ao longo do dia.