Cidades

Educação

Enem: confira cinco dicas para manter o foco e ir bem nos dois dias da prova

Manter a mente tranquila e descansar bem são fundamentais para um bom desempenho

Continue lendo...

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será nos dois próximos domingos, dia 21 e 28 de novembro e esse é um período de muita preocupação e ansiedade para os participantes da prova que irão disputar por uma vaga no ensino superior. 

Pensando no bem-estar dos candidatos, que além de lidarem com a pressão de colocarem à prova todo o conhecimento adquirido ao longo do ensino médio, também precisam manter a ansiedade e estresse sob controle para obterem os melhores resultados, o gerente de projetos estratégicos da Mind Lab, Thiago Zola, desenvolveu cinco dicas para que a concentração seja maior que a ansiedade nos dias da prova. 

A primeira regra de ouro é diminuir o ritmo dos estudos à medida que a prova se aproxima para não desgastar a saúde física ou mental. Dê prioridade para atividades prazerosas e, mesmo durante os estudos, é importante fazer pausas e evitar longas horas debruçado sobre os livros. 

Últimas notícias

Como o ritmo será diminuído, é legal fazer revisões pontuais, mas lembrar de descansar a mente e o corpo, aliviando a tensão da ansiedade. 

Outra atitude fundamental para manter a saúde da mente em dia é praticar a autoconfiança e deixar de lado pensamentos negativos como os de cobrança. 

Lembre-se que esse ano foi cercado de desafios, especialmente com estudos remotos e todas as dificuldades trazidas com a pandemia. 

Também é importante ter em mente que se você estudou há grandes chances de se sair bem na prova. 

“O estudante se preparou ao longo de anos para a prova e a possibilidade de ter êxito é grande, conforme sua dedicação aos estudos. Mas o resultado não determina quem a pessoa é, tampouco seu futuro.”, ressalta Zola 

Tente durante a prova fazer alguns exercícios de respiração para melhorar a concentração e focar em uma questão por vez. Como o uso de máscara é obrigatório, é importante usar uma que não cause incômodo ou atrapalhe a respiração. 

E, por fim,  Zola diz que manter o  foco no restante da prova e evitar pensamentos sobre possíveis fracassos ou o que irá fazer caso o resultado esperado não seja atingido é fundamental para manter o ritmo na próxima etapa. 

“O que pode ser feito é revisar conteúdos e focar totalmente na segunda parte do exame.”, orienta. 

Assine o Correio do Estado

Tempo

Domingo de Carnaval terá altas temperaturas em MS

Previsão indica tempo firme na Capital e chance de chuva isolada no interior

15/02/2026 11h00

Crédito: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

Após o primeiro dia de Carnaval em Campo Grande ter começado chuvoso e com leve queda de temperatura, o domingo (15) terá máxima de 33°C e mínima de 20°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O dia deve ser de sol com presença de nuvens em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Climatempo, o tempo firme deve favorecer os foliões no terceiro dia da maior festa popular do país.

Outros municípios podem registrar pancadas de chuva durante a tarde e a noite. Em Dourados, a máxima prevista é de 33°C e a mínima de 22°C. Já em Ponta Porã, os termômetros devem variar entre 32°C e 20°C.

Assim como em Dourados, a previsão indica dia ensolarado, com possibilidade de precipitações durante a tarde e o período noturno, com temperatura podendo chegar a 33°C e mínima de 22°C.

Outras localidades

Na região leste do Estado, o município de Três Lagoas terá céu encoberto e tempo firme, com máxima de 35°C e mínima de 23°C.

No norte de MS, na microrregião do Taquari, a temperatura em Coxim varia entre 33°C e 22°C.

A alta temperatura deve predominar em todo Mato Grosso do Sul, com presença de nuvens e possibilidade de chuvas isoladas em alguns municípios.

Assine o Correio do Estado

Carnaval com respeito

Campanha "Não é Não" conscientiza foliões em Campo Grande

O primeiro dia do bloco Farofolia reuniu 20 mil foliões, segundo estimativa da GCM

15/02/2026 10h00

Divulgação Prefeitura Municipal de Campo Grande

Continue Lendo...

A Secretaria Executiva da Mulher (SEMU), que está participando ativamente dos blocos do Carnaval de rua em Campo Grande, orienta os foliões sobre a campanha “Não é Não”, iniciativa para evitar o assédio.

A ação, que ocorre há vários anos, tem como objetivo conscientizar a população contra o assédio e qualquer tipo de violência, tendo como foco a mulher e reforçando que o consentimento é indispensável.

Entre sábado (14) e terça-feira (17), as equipes estarão em mutirão nos blocos de rua e no desfile das escolas de samba, que ocorre no Memorial do Papa.

Serão realizadas abordagens de caráter educativo e informativo, com a proposta de promover uma festa saudável e responsável, visando fortalecer a rede de proteção às mulheres existente no município.

Participam da campanha, em ação integrada, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que disponibilizará um ponto fixo de atendimento nos locais dos eventos, a Fundação Municipal de Cultura e a equipe da Patrulha Maria da Penha, vinculada à Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes).

A secretária executiva da Mulher, Angélica Fontanari, reforçou que o objetivo é assegurar que a alegria da festa esteja sempre acompanhada de respeito.

“Todos querem curtir o Carnaval com tranquilidade, e a campanha busca justamente orientar sobre o respeito e garantir apoio a quem se sentir em situação de violência.”

Ela ainda explicou que as equipes e os canais de denúncia estarão sempre disponíveis quando necessário, destacando que ninguém precisa enfrentar qualquer situação de violência ou assédio sozinho.

Folia

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) divulgou que o primeiro dia de Carnaval, na sexta-feira (13), com o bloco Farofolia e a apresentação da funkeira Valesca Popozuda, em Campo Grande, contou com cerca de 20 mil pessoas.

Segundo nota da prefeitura, o público variado reuniu famílias, amigos e foliões no espaço, que aproveitaram a festa sem maiores intercorrências.

O primeiro dia de folia foi marcado por um clima de tranquilidade e organização. Com atuação integrada das equipes da Guarda Civil Metropolitana, órgãos de trânsito e demais forças de apoio do município, a festa transcorreu de forma segura, garantindo conforto e proteção ao público presente.

Além do esquema de segurança, os foliões contaram com estrutura de apoio e atendimento no local, incluindo uma base de primeiros socorros instalada pela Secretaria Municipal de Saúde, assegurando que todos pudessem aproveitar a programação com tranquilidade.

A festa seguiu até as 23h, reunindo diferentes públicos e consolidando a Esplanada Ferroviária como um dos principais pontos de celebração do Carnaval de rua na Capital.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).