Cidades

pandemia

Mato Grosso do Sul monta operação de guerra para distribuir vacinas

Governo diz que já tem quantidade suficiente de insumos para imunizar todas as prioridades

Continue lendo...

Mato Grosso do Sul montou um plano de distribuição das vacinas contra a Covid-19 que contará com a ajuda da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. 

O objetivo é reduzir o tempo que se leva para a chegada do imunizante nos municípios do interior. Hoje, esse prazo é de até duas semanas, mas a ideia é reduzir para, no máximo, 48 horas a entrega.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, a ideia foi otimizar o tempo de entrega do imunizante, para que a vacinação comece em pouco tempo. 

“Montamos um Comitê para criar um plano para as remessas desses imunizantes. Queremos reduzir ao máximo esse prazo, para que em 48 horas todas as vacinas estejam nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul”.

Últimas notícias

Um dos membros do comitê, o diretor de Saúde e assessor técnico do Corpo de Bombeiros na SES, coronel Marcello Fraiha, afirmou que no plano está estimado para o aumento de cerca de 22 viaturas para levar esses imunizantes. 

Os carros são dos Bombeiros, Polícia Civil e Militar, além dos próprios militares que acompanharão o trajeto.

“Estamos preocupados com a segurança dos imunizantes, por isso incluímos viaturas do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, além da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica. Esses militares estarão armados e também acompanharão equipes da saúde estadual”, afirmou Fraiha.

Segundo o coronel, cada viatura transportará a quantidade exata de imunizantes para aplicar no grupo de risco da cidade de destino. “Estarão em caixas térmicas com Gelox [material que ajuda a manter a temperatura baixa]”, explicou.

Esse plano pode ser usado para quase todos as vacinas, exceto a da Pfizer, que deve ser mantida a 70°C negativos. “Mesmo assim, só precisaremos adequar um pouco a logística, porque precisa ser mantida em temperatura extremamente baixa”.

O plano está quase completo, conforme Fraiha, na sexta-feira (8) deve haver uma nova reunião para finalizar o projeto. 

“O plano já é robusto, mas precisamos acrescer uma informação, que é quantos imunizantes cada viatura vai transportar. Essas vacinas, quando houver uma, chegam em Campo Grande e daqui saem para as outras cidades, então, queremos que tudo seja bem organizado para que seja intuitivo para o motorista”.

INSUMOS

Além das vacinas, para que uma campanha de imunização seja feita é necessário que haja seringas, algodão, luvas, álcool, entre outros insumos. De acordo com o secretário de Saúde do Estado, um levantamento feito pela pasta demonstrou que há estoque desses produtos em Mato Grosso do Sul.

“Nós temos cerca de 300 mil seringas na Secretaria de Estado de Saúde, e mais de 2 milhões nas secretarias municipais. Mesmo assim, abrimos uma licitação, mas as empresas concorrentes se negaram a vender pelo preço estabelecido e estamos atualizando os números, então vai demorar para ter um resultado. Só que com o número que temos hoje é mais do que suficiente para iniciar a campanha”.

Ao todo, a SES afirma que já tem cerca de 2,4 milhões de seringas, além dos outros itens necessários para atender as duas etapas da imunização dos grupos de risco, já que cada pessoa recebe duas doses da vacina.

“Temos [insumos] mais que o necessário para toda a campanha, fracionado para as fases, de acordo com o que foi estabelecido até agora no Programa Nacional de Imunização, sendo os grupos que receberão a vacina. No Estado, as prioridades são mais de 1 milhão de pessoas”, disse o coronel.

VACINAS

Mato Grosso do Sul, assim como a maioria dos estados brasileiros, ainda não tem um imunizante garantido para aplicação em sua população. O Estado negocia com o Instituto Butantan, um dos fabricantes da vacina Coronavac, do laboratório Sinovac.

Porém, a negociação ainda está estabelecida apenas por meio de carta de interesse. A formalização do interesse precisa ser assinada pelas partes e pelo governo do Estado, o qual afirmou que aguarda a chegada do documento para que isso aconteça.

Por outro lado, Mato Grosso do Sul aguarda o Ministério da Saúde definir um calendário nacional de vacinação por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI). 

A promessa é de que, caso até o dia 20 deste mês o governo federal ainda não tenha definido os rumos da vacinação contra a doença, os estados optarão pela aquisição da vacina feita no Butantan.

Caso o Ministério da Saúde cumpra com o PNI, o imunizante que deve ser aplicado no Estado deverá ser o fabricado pela Universidade de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca, que tem um contrato com a União para disponibilização de 110 milhões de doses ao PNI até julho de 2021.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Após perder emprego no SBT, filho de David Cardoso vai contra Havaianas

Tomando chimarrão, ator que tem fortes laços com a terra do tereré gravou um vídeo, publicado com a legenda em que afirma que "empresas esquerdistas não são bem vindas"

23/12/2025 13h13

"Tenho meu chinelo da Harley Davidson. Tchau Havaianas, que assim seja com todas as empresas que fazem isso", disse.  Reprodução

Continue Lendo...

Menos de uma semana após ser desligado e perder o emprego no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), o filho de um dos ícones sul-mato-grossenses da teledramaturgia símbolo da pornochanchada, o também ator David Cardoso Jr., aparece agora engrossando o coro da extrema-direita contra os chinelos Havaianas. 

Após a atriz Fernanda Torres protagonizar uma peça publicitária da marca, em que diz não querer que o telespectador "comece 2026 com o pé direito, não sendo nada contra a sorte", mas desejando que "comece com os dois pés... na porta, na estrada, na jaca", a extrema-direita se mordeu com a expressão antiga e têm se manifestado através das redes sociais como quem se sente atacado, propondo um boicote aos chinelos Havaianas. 

Recentemente, tomando um chimarrão, o ator que tem fortes laços com a terra do Tereré gravou um vídeo, publicado nas redes sociais com a legenda em que afirma que "empresas esquerdistas não são bem vindas. Chega de sermos otários". O ator mostra um par de chinelos Havaianas e diz: "nunca mais". 

"Tenho meu chinelo da Harley Davidson. Tchau Havaianas, que assim seja com todas as empresas que fazem isso", disse. 

Logo em seguida o ator, que diz não querer causar polêmica mas, sim, salvar o Brasil, postou uma nova gravação dizendo que o primeiro vídeo "explodiu" e que não pretende ser candidato, mas querendo mostrar "a força da direita". 

"Vamos nos posicionar sim!!!!! A direita tem mais força do que imagina. Chega de covardia. A palavra é Boicote!!!!!! Eles vão sentir no bolso e vão aprender", comentou o ator.  

Sem emprego

Recentemente, David Cardoso Jr., que chegou a afirmar em janeiro de 2025 que já havia ganhado mais dinheiro com um ano de OnlyFans o mesmo que ganharia em 25 anos de "A Praça É Nossa", foi desligado da emissora após compactuar com as posições de ataque de Zezé de Camargo às filhas de Silvio Santos. 

Após ser desligado, o ator usou das próprias redes sociais para contar sua versão e exaltar sua história, dizendo que trabalhou a primeira vez com Silvio Santos ainda em 1975, sendo inclusive "o príncipe do 'Boa Noite Cinderela' que seria dirigido por Gugu Liberato.  

David diz que nunca quis ofender ninguém, mas expõe a opinião de que, atualmente, "está havendo uma inversão de valores no Brasil", afirmando que nunca foi valorizado na emissora e não possuía contrato nesses 14 anos de serviço prestado. 

"O que está acontecendo no Brasil chama-se inversão de valores, sou a maior prova de que isso está explícito, porque eu, hoje, depois de 14 anos trabalhando e dedicando uma parte da vida para o SBT, sou 'persona non grata' lá dentro. Enquanto que o Lula, que é 'persona non grata' pelo Benjamin Netanyahu, pelo primeiro ministro de Israel, é muito bem quisto no SBT, fundado por um judeu. Ou seja, no Brasil o crime compensa", afirma ele. 

O ator complementa que adora a família, mas que nunca conheceu a esposa de Silvio Santos, por exemplo, lembrando que a Rede Globo chegou a "escurraçá-lo" lá de dentro, enquanto o SBT acabou "desfazendo dos meus serviços de maneira muito feia". 
 

Assine o Correio do Estado

PREVISÃO

Natal em MS terá calor e chance de chuva isolada

Próximos dois dias indicam sol entre muitas nuvens, com aumento da nebulosidade e maior chance de chuva a partir da tarde

23/12/2025 12h15

As manhãs devem começar com sol e variação de nebulosidade, mas o aquecimento diurno, aliado à alta umidade e à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, favorece a formação de instabilidades

As manhãs devem começar com sol e variação de nebulosidade, mas o aquecimento diurno, aliado à alta umidade e à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, favorece a formação de instabilidades Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

O feriado de Natal em Mato Grosso do Sul será marcado por calor, sensação de abafamento e possibilidade de pancadas de chuva, cenário típico do verão sul-mato-grossense. A previsão indica sol entre muitas nuvens, com aumento da nebulosidade e maior chance de chuva a partir da tarde, principalmente em áreas isoladas.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quarta-feira (24), véspera de Natal, os termômetros na Capital devem variar entre 23°C e 32°C, com umidade relativa do ar entre 30% e 100%.

Durante a manhã, há previsão de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada, enquanto à tarde e à noite o tempo segue com céu predominantemente nublado. Os ventos sopram do quadrante norte a nordeste, com intensidade fraca a moderada.

Já na quinta-feira (25), dia de Natal, o tempo permanece semelhante. A mínima prevista é de 25°C, com ligeira elevação, e máxima de 33°C. O céu segue com muitas nuvens, umidade variando entre 30% e 90%, e ventos de norte a nordeste, também de fraca a moderada intensidade.

Confira a previsão em outros municípios: 

Dourados

Quarta-feira (24/12)

  • Mínima de 23°C e máxima de 34°C, com tendência de ligeira elevação
  • Umidade entre 40% e 100%
  • Manhã com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas
  • Tarde com muitas nuvens e chuva isolada
  • Noite com muitas nuvens

Quinta-feira (25/12)

  • Mínima de 23°C e máxima de 35°C, com tendência estável
  • Umidade entre 40% e 100%
  • Predomínio de muitas nuvens
  • Ventos fracos de NE a N

Corumbá

Quarta-feira (24/12)

  • Mínima de 23°C e máxima de 38°C, com ligeira elevação
  • Umidade entre 30% e 100%
  • Manhã com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas
  • Tarde com chuva isolada
  • Noite com muitas nuvens
  • Ventos fracos de NE a N

Quinta-feira (25/12)

  • Mínima de 23°C e máxima de 39°C, com tendência estável
  • Umidade entre 30% e 100%
  • Muitas nuvens, com possibilidade de chuva isolada
  • Ventos fracos de NE a N

Mundo Novo

Quarta-feira (24/12)

  • Mínima de 24°C e máxima de 31°C, em declínio
  • Umidade entre 70% e 100%
  • Manhã com pancadas de chuva e trovoadas isoladas
  • Tarde com chuva isolada
  • Noite com muitas nuvens
  • Ventos fracos, variando de NE a SE

Quinta-feira (25/12)
    •    
Mínima de 23°C e máxima de 33°C, com ligeiro declínio
    •    Umidade entre 55% e 100%
    •    Muitas nuvens, com possibilidade de chuva isolada
    •    Ventos fracos de NE a E

Coxim

Quarta-feira (24/12)

  • Mínima de 22°C, em ligeiro declínio, e máxima de 36°C
  • Umidade entre 30% e 100%
  • Manhã com possibilidade de chuva isolada
  • Tarde e noite com muitas nuvens
  • Ventos fracos de NE a N

Quinta-feira (25/12) 

  • Mínima de 22°C e máxima de 36°C, com tendência estável
  • Umidade entre 40% e 90%
  • Muitas nuvens ao longo do dia
  • Ventos fracos de NE a N

Ponta Porã

Quarta-feira (24/12)

  • Mínima de 22°C e máxima de 33°C, com tendência estável
  • Umidade entre 40% e 100%
  • Manhã com pancadas de chuva e trovoadas isoladas
  • Tarde com chuva isolada
  • Noite com muitas nuvens
  • Ventos fracos de N a NE

Quinta-feira (25/12)

  • Mínima de 21°C, em ligeiro declínio, e máxima de 34°C, em elevação
  • Umidade entre 40% e 100%
  • Predomínio de muitas nuvens
  • Ventos fracos de N a NE

Três Lagoas

Quarta-feira (24/12)

  • Mínima de 23°C e máxima de 34°C, com tendência estável
  • Umidade entre 40% e 90%
  • Muitas nuvens durante todo o dia
  • Ventos fracos, variando de N a SE

Quinta-feira (25/12)

  • Mínima de 22°C e máxima de 35°C, com ligeira elevação
  • Umidade entre 40% e 90%
  • Muitas nuvens
  • Ventos fracos de NE a N

Semana de Natal com padrão típico de verão

De acordo com a previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), o período entre segunda-feira (22) e quinta-feira (25) será caracterizado por altas temperaturas, elevada umidade e maior frequência de pancadas de chuva, especialmente a partir da tarde e durante a noite.

As manhãs devem começar com sol e variação de nebulosidade, mas o aquecimento diurno, aliado à alta umidade e à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, favorece a formação de instabilidades.

Em pontos isolados do Estado, não estão descartadas chuvas mais intensas, acompanhadas de raios e rajadas de vento. Os ventos predominam do quadrante norte, intensificando a sensação de calor e abafamento, com velocidades entre 30 e 50 km/h, podendo ocorrer rajadas pontuais acima de 50 km/h.

Temperaturas por região

  • Regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados: mínimas entre 21°C e 24°C e máximas entre 30°C e 34°C;
  • Regiões Pantaneira e Sudoeste: mínimas entre 24°C e 27°C e máximas entre 32°C e 36°C;
  • Regiões do Bolsão, Norte e Leste: mínimas entre 23°C e 26°C e máximas entre 32°C e 38°C;
  • Campo Grande: mínimas entre 23°C e 25°C e máximas entre 31°C e 33°C.

A recomendação é redobrar os cuidados com hidratação, evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes e ficar atento a mudanças rápidas no tempo, comuns neste período do ano.

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).