Cidades

Condenação

Ex-gerente do Correios foi condenado por desviar mais de R$ 55 mil, alegando dificuldade financeira

O ex-funcionário público-federal dos Correios de Figueirão, interior do Estado, confessou o crime e foi condenado a dois anos de reclusão

Continue lendo...

Ex-gerente dos Correios do município de Figueirão, a 258 km de Campo Grande, foi condenado a cumprir pena de dois anos e pagamento de multa, por desviar R$ 55.717,36 do órgão para pagar suas contas de aluguel, água, luz e telefone. A defesa do ex-funcionário público-federal alegou que o réu estava passando por dificuldades financeiras.

A condenação foi publicada hoje (24) no Diário Eletrônico da Justiça Nacional, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através da denúncia do Ministério Público Federal (MPF). 

Conforme versado pelo MPF, o desvio de verbas foi constatado em 2017, mas apenas em fevereiro deste ano a denúncia foi protocolada. A condenação foi comungada pelo juiz federal Bruno Cezar da Cunha Teixeira do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF 3).

O rombo nos cofres da instituição foi descoberto por outro funcionário do órgão, que, ao cobrir as férias do réu à época, constatou a falta da quantia no caixa da agência. Foi explicitado ao Órgão acusatório que, em situação de substituição por férias, é feita a conferência de caixa de todo o patrimônio da agência. 

"Em setembro de 2017, foi realizado procedimento de conferência financeira na Agência dos Correios de Figueirão/MS, ocasião em que foi constatada a existência de numerário faltante, no Caixa de Retaguarda, no total de R$ 55.717,36", informa o documento.

O ex-gerente confessou o crime e foi condenado a dois anos e um mês de reclusão, em regime aberto, bem como ao pagamento de indenização no valor de R$51.426,53 aos Correios, pelo crime descrito no artigo 312 do Código Penal.

Dificuldade Financeira

Conforme o documento do CNJ, a defesa do ex-funcionário público-federal alegou que a justiça deveria considerar os bons antecedentes e "boa conduta social" do réu, bem como "sustentou que (o ex-gerente) estava passando por dificuldades financeiras".

A agência dos Correios da cidade de Figueirão contava apenas com dois funcionários: o gerente e o carteiro. Situação que, conforme a denúncia do MPF, facilitou o ex-gerente a realizar as operações financeiras ilegais.

O réu afirmou ao MPF que não se recordava de quando deu início à prática de desvio de dinheiro público, bem como da quantidade de pagamentos efetuados. Acrescenta que ao ser entrevistado durante a instrução do procedimento administrativo, o réu confessou a prática delitiva.

Assine o Correio do Estado

Capital

Ator de 32 anos vai a motel com 2 homens e é encontrado morto horas depois

Segundo a polícia, ele havia entrado no local na companhia de dois homens, mas eles deixaram o motel algum tempo depois

06/06/2026 12h30

Ator de teatro José Patrik Machado, de 32 anos

Ator de teatro José Patrik Machado, de 32 anos Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O ator de teatro José Patrik Machado, de 32 anos, foi encontrado morto na madrugada desta sexta-feira (5), em um motel na região do Jardim Paulista. Segundo a polícia, o jovem chegou ao local na companhia de dois homens, que deixaram o motel algum tempo após o check-in.

O corpo foi encontrado por funcionários do estabelecimento. A suspeita é de que a vítima tenha morrido de overdose. A polícia investiga o caso.

Conforme o registro policial, a Polícia Militar foi acionada por volta de 0h29, após a comunicação de que havia uma pessoa possivelmente sem vida no local. José Patrik foi encontrado caído no quarto 206 do estabelecimento. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até o motel. O médico da equipe constatou o óbito e informou que a vítima já apresentava rigidez cadavérica.

A recepcionista do estabelecimento contou que Patrik Machado entrou acompanhado de dois homens, ainda não identificados pela polícia. Depois de um período, os dois deixaram o local, e ele permaneceu sozinho no quarto. Ainda conforme o relato, a recepcionista chegou a falar com a vítima pelo interfone para saber se ela continuaria usando o quarto e recebeu resposta positiva.

Horas mais tarde, após não obter resposta pelo interfone, os funcionários decidiram verificar o quarto e se depararam com o ator sem sinais vitais. A Polícia Civil enviou equipe técnica para perícia no local.

Após os procedimentos realizados no quarto, os pertences da vítima foram recolhidos, assim como substâncias encontradas junto à cama, que ainda serão analisadas. O celular de José Patrik foi apreendido para análise.

O corpo foi encaminhado para perícia no Instituto Médico Legal (IML). O caso foi registrado como morte decorrente de fato atípico na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac).

Ator de teatro

Patrik era ator de teatro e esteve atuando em várias apresentações em Campo Grande. Em nota de pesar, a Companhia Teatral Adote destacou a contribuição artística do ator e a marca que deixou entre colegas e amigos.

"Para quem teve o privilégio de estar em cena com ele, e além dos palcos, ficam a memória do seu talento, a leveza do seu humor e a generosidade com que habitava o palco e a vida", escreveu a companhia. A publicação ainda definiu a perda como um luto para a comunidade artística.

O corpo do ator foi velado e sepultado, na manhã deste sábado (6) no Cemitério Parque de Campo Grande.

*Com informações de Estadão Conteúdo 

AINDA DA TEMPO

Inscrições para o Enem são adiadas até a próxima sexta-feira (12)

Estudantes da rede pública possuem inscrição automática, mas precisam confirmar a participação na Página do Estudante

06/06/2026 12h30

Divulgação

Continue Lendo...

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério de Educação (MEC) prorrogaram por uma semana o prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O período para garantir a participação na prova é até o dia 12 de junho, próxima sexta-feira.

O novo prazo também abrange todos os outros procedimentos, como solicitar atendimento especializado ou uso do nome social.

A primeira opção é destinada a pessoas com deficiências física, auditiva, intelectual, gestantes, lactantes, diabéticos, TEA, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica, entre outras especificações.

Para o uso do nome social, pessoas travestis, transexuais ou transgêneros devem verificar se os dados cadastrados na Receita Federal estão atualizados e receberão o tratamento pelo nome social automaticamente.

O MEC reforça a necessidade de alunos da rede pública do último ano do ensino médio confirmarem a inscrição no exame. Os estudantes que encaixam nessas características possuem cadastro automático, mas é necessário acessar a Página do Participante e complementar informações para realizar a prova em novembro.

No portal deverão disponibilizar o município de realização das provas, qual língua estrangeira deseja fazer a prova (inglês ou espanhol) e também solicitar recursos de acessibilidade, caso necessário. Estudantes que foram aceitos na isenção da taxa também devem confirmar a inscrição no mesmo portal.

Os demais alunos de outra rede de ensino do último ano, treineiros e mesmo aqueles que não solicitaram a isenção devem realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 85 disponível por boleto, pix, cartão de crédito ou débito agora até o dia 17 de junho.

A emissão do boleto ou outras informações de pagamento são informadas exclusivamente pelo portal do Inep, na Página do Participante.

Cronograma

O edital do exame divulgado no Diário Oficial da União em maio disponibiliza o cronograma das etapas até o dia das provas, regras da edição deste ano, procedimentos e orientações que os estudantes devem seguir. Além disso, há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o Enem.

Confira as datas atualizadas:

  • Inscrições: de 25 de maio a 12 de junho (sexta-feira);
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 17 de junho;
  • Solicitação de atendimento especializado e nome social: de 25 de maio a 12 de junho;
  • Resultado do atendimento especializado: 26 de junho;
  • Recurso do atendimento especializado: de 29 de junho a 3 de julho;
  • Resultado do recurso: 10 de julho;
  • Aplicação das provas: 8 e 15 de novembro.

Conforme segue o modelo de aplicação anualmente, o primeiro dia de prova, no dia 08 de novembro abrange a área de linguagens, humanas e a redação, que tem o tema divulgado apenas no dia da prova. A outra prova, no dia 11 de novembro inclui todas as áreas de ciências e exatas.

Ambas as provas possuem 90 questões e os portões abrem as 11h, com fechamento às 12h e início da prova 30 minutos depois, às 12h30, seguindo horário de Mato Grosso do Sul.

Pé-de-Meia

Estudantes participantes do Pé-de-Meia que irão concluir o ensino médio neste ano e participarem dos dois dias de prova do Enem receberão o valor de R$ 200 como incentivo adicional.

O pagamento será efetuado após confirmar a conclusão da etapa escolar e cairá na mesma conta cadastrada para receber o auxílio.

Enem

O exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil e é possível fazer por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam a nota do exame para selecionar os estudantes como único critério ou completementar. Além disso é possível utilizar a nota em processos seletivos em instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).