Cidades

'NA ROTA DA CULTURA'

Fundação libera R$2 milhões em recursos federais para 'circular circo' por MS

Termo de colaboração firmado com Associação Flor e Espinho usa recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) para levar 50 atrações até 40 municípios

Continue lendo...

Nesta semana a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul publicou o extrato do termo de colaboração com a Associação Flor e Espinho, liberando dois milhões de reais em recursos federais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) para circular atrações como números de circo e artes cênicas em geral para municípios no interior do Estado. 

Conforme o documento, publicado ontem no Diário Oficial Eletrônico (DOE) de Mato Grosso do SuL, com assinatura que data de 28 de janeiro, o repasse financeiro apoia o Projeto Circula MS na rota da cultura, que deve levar 50 atrações sócio culturais por 40 municípios, com uma vigência prevista para ser executado até 19 de agosto de 2026. 

Reprodução/DOE-MS

O anúncio dessa selecionada, cabe destacar, foi feito ainda em 11 de novembro do ano passado, com a comissão julgadora avaliando outras três propostas, além da Flor e Espinho, que foram submetidas na Plataforma Prosas, sendo: Associação de Catireiros de Camapuã; Instituto Crescer para a Cidadania e Cecília Rivière. 

Importante reforçar que, nessa intenção da Associação Flor e Espinho, presidida por Anderson Carlos de Lima, de levar um palco itinerante para o interior do Mato Grosso do Sul, são priorizados aqueles municípios que apresentam um menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). 

PNAB

Diferente da chamada "Lei Paulo Gustavo" - da qual Mato Grosso do Sul precisou devolver milhões aos cofres da União após fim do prazo de execução -, a Política Nacional Aldir Blanc foi instituída por lei que data de seis de julho de 2022. 

Porém, cabe apontar que essa iniciativa do Governo Federal, gerida pelo Ministério da Cultura, só começou a ser executada, de fato, com o fim de 2023.

Através da chamada PNAB, a União destinará anualmente R$ 3 milhões para os entes federativos pelos próximos quatro anos e meio. 

 

Assine o Correio do Estado

em campo grande

Atlas lançado na COP15 mostra rotas migratórias de aves vulneráveis

Ferramenta mapeia rotas de 89 espécies de aves das Américas

27/03/2026 13h30

Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

Continue Lendo...

Uma ferramenta que mapeia rotas de migração, locais de parada e repouso mais importantes para 89 espécies de aves migratórias das Américas foi lançada, nesta quinta-feira (26), na programação da 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Espécies Migratórias de Animais Silvestres (COP15), em Campo Grande.

Disponível online, o Atlas de Rotas Migratórias das Américas vai ajudar a identificar locais onde os esforços de governos e cooperação internacional são mais necessários.

“Em termos de políticas públicas, a gente consegue definir, com maior precisão, áreas geográficas que precisam de mais atenção para a conservação, para criação de áreas protegidas, públicas ou privadas”, explica o diretor de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Braulio Dias.

O processo de licenciamento ambiental para empreendimentos como os de geração de energia com linhas de transmissão ou torres eólicas também será beneficiado com as informações disponibilizadas pela ferramenta, afirma Braulio Dias.

“Se a localização dessas linhas de transmissão e das torres eólicas não for muito bem-feita, pode resultar em alta mortalidade de aves e também de morcegos”, reforça.

As áreas de concentração de aves (ACAs) podem ser visualizadas em um mapa interativo que demonstra, por espécie, a trajetória percorrida em cada época do ano. “Também tem o uso para a sociedade em geral. Quem gosta de aves, quer fazer uma atividade de turismo numa região, já pode consultar ali para saber que espécies são mais comuns em um local, onde procurar”, detalha o diretor do MMA.

A base de dados faz uso de milhões de registros gerados por ciência-cidadã na plataforma eBird e deverá ser ampliada, chegando a 622 espécies que percorrem 56 países nas rotas migratórias das Américas, que se estendem do Ártico canadense à Patagônia chilena.

Um exemplo de ave catalogada pelo atlas é o pássaro conhecido como veste-amarela ou pássaro-preto-de-veste-amarela, que em sua jornada passa pelo Sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai. A espécie sofre com declínio acentuado da sua população e, por isso, integra a lista de espécies ameaçadas de extinção da Convenção de Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS).

“Este atlas mostra o que é possível quando se reúne milhões de observações de aves, a partir da contribuição de pessoas de toda a América”, ressalta o diretor do Centro de Estudos de Populações de Aves do Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell, que participou da equipe de desenvolvimento da ferramenta.

O atlas é resultado de uma iniciativa do secretariado da CMS, em parceria com o Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos (USFWS).

Durante o lançamento, a secretária executiva da CMS, Amy Fraenkel destacou que o atlas reforça o compromisso compartilhado de fortalecer conectividade ecológica além fronteiras em um momento em que as espécies migratórias precisam de ações coordenadas.

campo grande

Dia D da imunização contra a gripe será nesse sábado; veja onde se vacinar

Campanha Nacional terá imunização nas Unidades de Saúde em todas as regiões de Campo Grande

27/03/2026 12h30

Divulgação

Continue Lendo...

Amanhã (28) a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) irá realizar o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com 12 pontos de vacinação nas unidades de saúde, além de um ponto extra no Shopping Norte Sul Plaza.

Em busca de ampliar o acesso e a cobertura vacinal da população, a mobilização acontecerá em diversas unidades de saúde, que atendem a todas as regiões urbanas da capital e estará disponível ao longo de todo o dia, das 07h30 às 16h45. Confira as unidades e locais:

  • USF 26 de Agosto - R. Rui Barbosa, 4670, São Francisco
  • USF Tiradentes - Av José Nogueira Viêira, Jardim Itatiaia
  • USF Universitário - R. Marquês de Olinda, Universitário
  • USF Nasser - R. Antonio de Moraes Ribeiro, 939, Vila Nasser
  • USF Vida Nova - R. Nísia Floresta, 220, Residencial Vida Nova III
  • USF Caiçara - R. Vital Brasil, 1, Caiçara
  • USF Santa Emília - R. Boanerges Lopes, 1392, Jardim Santa Emilia
  • USF Alves Pereira - R. Filomena Segundo Nascimento, Alves Pereira
  • USF Dona Neta - R. Corá, Guanandi
  • USF Los Angeles - R. Francisco Chaves, 328-538, Jardim Los Angeles
  • USF Silvia Regina - R. Tordesilhas, 688, Vila Silvia Regina
  • USF Serradinho - R. Delmiro Gouvêia, 427, Vila Serradinho

No Shopping Norte Sul Plaza, localizado na Avenida Presidente Ernesto Geisel, 2300, no Jardim Joquei Club, também haverá um ponto extra de vacinação no sábado (28), das 11h às 19h, e novamente no domingo (29) das 12h às 19h.

A campanha de imunização ocorre justamente antes do período de maior circulação do vírus e integra a estratégia nacional de enfrentamento à gripe, que leva a ação para 21 estados, além do Distrito Federal.

Entre as recomendações, a superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiente da Sesau, Veruska Lahdo, reforça que grupos mais vulneráveis aos sintomas e complicações da doença são o público-alvo e devem procurar a unidade mais próxima para realizar a imunização.

“Nosso objetivo é facilitar o acesso da população à vacina, levando a imunização para mais perto das pessoas e reforçando a proteção, principalmente dos grupos prioritários. A vacina é segura, eficaz e fundamental para evitar casos graves e internações por gripe”.

São parte do grupo prioritário:

  • crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
  • idosos;
  • gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
  • profissionais da saúde
  • trabalhadores da educação
  • forças de segurança e salvamento
  • indígenas e quilombolas
  • pessoas com comorbidades
  • trabalhadores dos Correios
  • caminhoneiros
  • trabalhadores do transporte coletivo rodoviário

Para os que estão dentro do grupo, a Sesau orienta que levem um documento pessoal com foto e um comprovante que ateste a condição para vacinação, como laudo médico, carteira profissional ou documento funcional.

A orientação busca agilizar o atendimento e garantir que alcance o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde.

Além disso, a Sesau reforça que a vacinação seguirá nas unidades de saúde ao longo da campanha, conforme cronograma do Ministério da Saúde.

*Saiba

A Fiocruz emitiu alerta neste mês para o aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 21 estados e Distrito Federal.

Entre as doenças respiratórias estão a Rinovírusque atinge crianças e adolescentes de 2 a 14 anos, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), uma das principais causa de bronquiolite em bebês com menos de 2 anos, e a Influenza A.

>> Serviço

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

Data: 28 de março (sábado);
Horário: 07h30 às 16h45;
Local: Unidades de Saúde da Família por toda Campo Grande e Shopping Norte Sul Plaza.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).