Cidades

Não há necessidade

Governo descarta a volta do horário de verão, mas deve ser avaliado em 2025

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, as chuvas nas últimas semanas aliviaram as hidrelétricas, mas não descartam retornar o diálogo para o próximo ano

Continue lendo...

Apesar da crise hídrica que o país enfrenta devido à falta de chuvas em diversas regiões, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou na tarde desta quarta-feira (16) que não há necessidade de implementar o horário de verão neste ano de 2024. De acordo com a sua análise, as chuvas ocorridas nas últimas semanas aliviaram a situação das hidrelétricas, mas não descarta retomar o diálogo sobre o tema no próximo ano.

“Sentamos com a ONS numa reunião presencial e chegamos a conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para esse período, esse verão, temos a segurança energética assegurada”, disse Silveira em entrevista à jornalistas do jornal O Globo nesta quarta-feira.

Durante a coletiva de imprensa, o ministro afirmou ainda que não descarta retomar a discussão sobre a implementação do horário de verão para o ano que vem, já que a crise hídrica que o país vem enfrentando devido ao calor extremo em diversas regiões voltou à pauta como uma questão de política pública.

A decisão foi tomada após o ministro se reunir com os demais integrantes do governo, quando foram apresentados estudos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre o tema. As chuvas que ocorreram em diversas regiões do país melhoraram a situação das hidrelétricas.  

“Nessa reunião, chegamos à conclusão que teremos condições favoráveis para chegar depois do verão em condição de avaliar sobre a volta dessa política para 2025 e quando eu faço esse parênteses eu faço pra destacar a minha defesa da política do horário de verão para o país", relatou o ministro. 

O horário de verão foi extinto pelo ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, em 2019, alegando que a medida representava uma economia de energia relativamente baixa e poderia causar desgastes na saúde dos brasileiros devido à alteração dos horários.

A discussão sobre o retorno do horário de verão começou a ser ventilada pelo ministro de Minas e Energia devido à falta de chuvas nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país.

No entanto, o tema acabou perdendo força após as últimas chuvas, que caíram em grande volume em diversas regiões do país, e também devido à pressão das empresas aéreas, que precisam redesenhar toda a malha aérea nesses casos. Isso ocorre porque as passagens são vendidas sem considerar possíveis atrasos nos horários, o que poderia causar um grande problema econômico.

Outros setores, como a indústria, também apresentaram receio quanto à mudança do horário, temendo um aumento de custos. No caso dos setores de turismo, bares e restaurantes, há uma defesa pelo retorno do horário de verão.

O governo federal ficou observando a pressão dos setores. Ao ser questionado, o ministro relatou que a avaliação sobre o retorno do horário de verão seria feita neste ano, caso o ONS apresentasse medidas necessárias para a economia de energia elétrica. De qualquer forma, isso não poderia acontecer antes do dia 27 de outubro, quando ocorrem as eleições municipais nas cidades que foram para o segundo turno.

Pressionado, o ministro Alexandre Silveira chegou a defender a medida, afirmando que a implementação do horário de verão poderia ajudar no momento crítico que o país enfrenta, principalmente no meio da tarde, quando o consumo de energia elétrica aumenta drasticamente.

 

Paraguai entra para o horário de verão permanente  

Buscando fortalecer o comércio e também aproveitar melhor a luz natural para reduzir o consumo de energia elétrica, o Paraguai adotou o horário  horário de verão de forma oficial durante todo o ano. A lei foi aprovada e assinada pelo presidente do país, Santiago Peña (Partido Colorado), nesta terça-feira (15). 

A partir de agora, com a nova lei, o Paraguai está migrando do fuso horário -4 GMT (quatro horas atrás do Meridiano de Greenwich) para o fuso -3 GMT, o mesmo adotado em Brasília, na Argentina e no Uruguai.

A mudança de horário pode desorganizar ainda mais o comércio na fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, uma vez que ambos os municípios operam de forma integrada, separados apenas por uma rua. 

Assine o Correio do Estado

 

Regulamentação

Comércios que vendem cigarros eletrônicos terão CNPJ suspenso

A Instrução Normativa que proíbe a venda de cigarros eletrônicos no país foi publicada no Diário Oficial da União de hoje. A regra entrará em vigor somente daqui a 10 dias

16/10/2024 18h00

Cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil, mas projeto de lei para regulamentação tramita no Senado

Cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil, mas projeto de lei para regulamentação tramita no Senado Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Estabelecimentos que estiverem vendendo cigarros eletrônicos terão o CNPJ suspenso. A informação foi anunciada pela Receita Federal nesta quinta-feira (16) e começará a valer somente daqui a 10 dias.

A Instrução Normativa RFB 2.229, que proíbe a venda de cigarros eletrônicos no país, foi publicada no Diário Oficial da União de hoje.

De acordo com o texto, a suspensão do CNPJ da empresa ocorrerá quando forem encontradas, no estabelecimento, atividades de comercialização, exposição, armazenamento e transporte de produtos que apresentam alto risco à saúde humana.

A medida tomada segundo a Receita Federal, visa combater o crime organizado e a lavagem de dinheiro. 

 

Proibição de cigarros eletrônicos, vapes e outros produtos  

Em 2009, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a utilização de cigarros eletrônicos no país.

Apesar da proibição, o consumo de vapes e produtos relacionados aumentou ainda mais entre os jovens, sem nenhuma fiscalização. Até os dias atuais, em 2024, a Anvisa mantém a proibição da comercialização e importação desses produtos.

A discussão para fortalecer a segurança e a saúde dos jovens e da sociedade segue em análise no Senado, por meio de um projeto de lei da senadora de MS, Soraya Thronicke, que autoriza a regulamentação do produto no país. A votação, que aconteceria em agosto deste ano, foi adiada para setembro e permanece travada no Senado.

Conforme o texto que segue travado em Brasília, o consumo de dispositivos eletrônicos seguirá as mesmas regras do cigarro convencional, sendo proibido o uso em locais fechados. A venda e a comercialização para menores de 18 anos sujeitarão os infratores a uma multa que varia de R$ 20 mil a R$ 10 milhões, além de detenção de dois a quatro anos.

 

Assine o Correio do Estado

 

Cidades

Morre Liam Payne, ex integrante da banda One Direction

O cantor foi encontrado morto no hotel em que estava hospedado na Argentina

16/10/2024 17h31

Morre Liam Payne, ex integrante da banda One Direction

Morre Liam Payne, ex integrante da banda One Direction Reprodução

Continue Lendo...

Morreu nesta quarta-feira (16), o cantor e ex-integrante da banda One Direction, Liam Payne. O corpo foi encontrado morto no hotel onde estava hospedado em Casa Sur, cidade de Buenos Aires, na Argentina. 

De acordo com informações do jornal La Nacion, o músico faleceu após cair do terceiro andar, ainda conforme relatos, a polícia foi acionada para conter "um homem agressivo que poderia estar sob a influência de drogas ou álcool". 

À imprensa, o chefe do Sistema de Atenção Médica de Emergência (Same) da Argentina, Alberto Crescenti garantiu que se tratou de uma queda de 13 a 14 metros e que o artista sofreu “ferimentos gravíssimos e incompatíveis com a vida”.

“Às 17h04, por meio do sistema integrado de segurança pública 911, fomos alertados sobre uma pessoa que estava em um pátio interno do endereço de um hotel Casa Sur. Às 17h11, uma equipe local do SAME confirmou a morte deste homem e posteriormente descobrimos que ele era cantor de um grupo musical. Infelizmente ele teve lesões incompatíveis com a vida, em decorrência da queda óssea que tivemos que confirmar o óbito, não houve possibilidade de reanimação”, declarou ao TN .

No mês de março deste ano, ele havia lançado "Teardrops", primeiro material inédito desde a faixa "Sunshine", divulgada em 2021. À época, Payne havia afirmado que deixou seu segundo albúm solo para "depois".

Em outubro, o site Rolling Stone informou que uma fonte do jornal The Sun revelou à coluna Bizarre (via NME): "As coisas estão difíceis para Liam no momento. Seu ex-empresário Roger caiu fora no começo do ano".

"Ele [Roger] foi um porto seguro para Liam, e parece que ele [Liam] está tendo dificuldades sem sua orientação. As coisas começaram a parecer um pouco erráticas, com planos sendo feitos e depois cancelados no último minuto", acrescentou.

O insider ainda adicionou: "Liam estava indo muito bem com seu segundo álbum, mas agora está completamente em pausa. Liam está dizendo às pessoas que ele não tem ideia se o álbum será lançado algum dia".

Carreira

Liam Payne, nascido em Wolverhampton em 1993, alcançou a fama mundial como membro do One Direction. Descoberto no The X Factor, formou a banda com Harry Styles, Niall Horan e Louis Tomlinson. O grupo conquistou o topo das paradas com seu álbum de estreia, "Up All Night", em 2011.

A boy band rapidamente conquistou milhares de fãs ao redor do mundo, com hits como "What Makes You Beautiful" e "Best Song Ever". Seus álbuns alcançaram o topo das paradas musicais e quebraram recordes de vendas. 

Após a pausa da banda em 2016, Liam iniciou sua carreira solo, seu primeiro single chamado "Strip That Down", foi em parceria com o rapper Quavo. Seu álbum “LP1” lançado em 2019, teve mais de 18 milhões de singles vendidos e mais de 2,4 milhões de álbuns como artista solo.

O cantor deixa o filho Bear, nascido em março de 2017, fruto de seu relacionamento com a cantora Cheryl Cole.

Em agosto deste ano, o cantor cancelou sua turnê sul-americana por problemas de saúde. Ele iria jogar na Argentina no dia 9 de setembro, mas, devido a uma grave infecção renal, fez uma pausa para preservar a saúde.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).