Cidades

MATO GROSSO DO SUL

Governo Federal sanciona "Estatuto do Pantanal"

Lei agora aprovada prevê o uso, conservação, proteção e recuperação do bioma de MS e MT

Continue lendo...

Após espera, o Governo Federal sancionou na manhã desta quarta-feira, a Lei n° 15.228/2025, o “Estatuto do Pantanal”. Ela estabelece normas para uso, conservação, proteção e recuperação do bioma.

Projeto de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT), sofreu vetos do presidente Lula antes da aprovação. Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) de Mato Grosso do Sul, disse que os vetos não comprometem a intenção da lei.

Entre as ações previstas no texto estão atividades econômicas sustentáveis e turismo ecológico, valorização da cultural e fortalecimento da fiscalização contra o desmatamento e queimadas ilegais.

Durante a Pré-COP30 Oficial Bioma Pantanal com o tema “Clima e Biodiversidade: o papel dos estados e municípios na COP30”, ocorrida na última terça-feira, o Estatuto foi abordado para discutir a preservação e pontuar as prioridades do Pantanal.

No final da manhã de ontem (30), ao fim do evento, o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Artur Henrique Leite Falcette, havia ressaltado a expectativa que tinha sobre a aprovação do Estatuto ainda ontem.

Em Mato Grosso do Sul, a Lei do Pantanal nº 6.160, foi sancionada em dezembro de 2023 e está em vigor desde fevereiro de 2024. O projeto proposto pelo Governo do Estado de MS age pela conservação, proteção, restauração e também pela exploração ecologicamente sustentável do bioma.

Resultado de uma construção coletiva, em consenso e com participação de produtores e ambientalistas, ambos os projetos são para preservar a maior planície alagável do mundo.

Artur Falcette ainda aponta a vantagem que acompanha a vigência do Estatuto, acerca do questionamento jurídico que havia sido feito junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

“Fica resolvida aquela ADO (Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão) e não corremos o risco de ter uma regulamentação construída totalmente sem diálogo com os Estados”.

A expectativa do secretário-adjunto agora que sancionada a lei é que a interlocução entre a legislação federal e a estadual se consolide.

“Assim a gente consiga ter interlocução cada vez maior para mostrar que existem caminhos que fizeram esse bioma ser o mais preservado do mundo e que a gente precisa, com o olhar da realidade local, ter a capacidade de traduzir isso em texto jurídico para que a gente não debata a ideologia às custas do desenvolvimento desse bioma tão importante”, ressalta o secretário.

ESTATUTO DO PANTANAL EM VIGOR

As vedações realizadas pelo presidente da república foram em relação ao Manejo Integrado do Fogo (MIF). O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, afirmou que durante o tempo em que o projeto esteve em tramitação uma nova lei de MIF foi criada.

“O Estado também já tinha um decreto sobre o tema, mas agora temos uma lei federal que estamos seguindo. É bom que esse trecho tenha sido vetado porque nós já temos todo um ordenamento jurídico específico para isso”, explicou Verruck.

Originalmente o Estatuto do Pantanal tinha 29 artigos. Os artigos seguintes do 7 ao 12, além dos 16 e 19, e incisos XI do artigo 5º e II do artigo 21 foram vetados.

Os primeiros, 7º ao 12º, versavam em conjunto ao Capítulo 6, sobre o Manejo Integrado do Fogo, Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. Em justificativa do veto, o Governo argumenta, assim como Verruck, que esses “preceitos já são tratados pela Lei n° 14.944 de 31 de julho de 2024, que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo”.

Na motivação do veto para o inciso XI do artigo 5º, o veto “contraria o interesse público e apresenta inconstitucionalidade material ao estabelecer como diretriz a incorporação de áreas desmatadas ilegalmente ao processo produtivo”. O mesmo motivo foi para o artigo 16.

Já o artigo 19, foi barrado pois estabelecia “prerrogativa de importância econômica para pagamento por serviços ambientais”. Sobre esse tema ainda houve o veto do inciso II do artigo 21, com justificativa de impedimento do pagamento por serviços ambientais em áreas ocupadas por comunidades indígenas ou quilombolas ou unidades de conservação.

Assine o Correio do Estado

termômetro da economia

Na contramão do país, movimento nos aeroportos de MS recua

Movimento em janeiro teve alta de 9,1% na comparação com 2025. Em Mato Grosso do Sul, porém, ocorreu queda de 6,3%

28/02/2026 12h30

Instalação das pontes de embarque em Campo Grande está em fase adiantada e deve ser concluída até o fim de junho

Instalação das pontes de embarque em Campo Grande está em fase adiantada e deve ser concluída até o fim de junho Súzan Benites

Continue Lendo...

Em trajetória inversa daquilo que ocorre no restante do país, o movimento de passageiros nos aeroportos de Mato Grosso do Sul encolheu 6,3% no primeiro mês de 2026 na comparação com igual período do ano passado, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (27) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

No país, o setor não só alcançou um novo recorde de movimentação para o mês, mas também atingiu a maior movimentação em um único mês na série histórica, com 12,4 milhões de passageiros transportados. A alta foi de 9,1%  na comparação com janeiro de 2025.

Mas, em Mato Grosso do Sul, a quantidade de passageiros recuou de 151,6 mil, em janeiro do ano passado, para 142 mil em igual período deste ano, o equivalente a uma redução de 6,3%. 

Mas, se forem levados em consideração somente os números relativos a Campo Grande, o recuo é maior, de quase 9%. Em janeiro do ano passado foram140,2 mil passageiros. Agora, a quantidade de pessoas chegando ou saindo recuou para 127,6 mil. 

Em Bonito, em decorrência do aumento na oferta de voos, ocorreu aumento da ordem de 52%. Em janeiro do ano passado haviam sido 6 mil passageiros. Em igual mês de 2026 este volume subiu para 9,1 mil. 

OBRAS

Uma das explicações para a redução no movimento no aeroporto de de Campo Grande é a restrição para pousos e decolagens no período noturno. Desde outubro estão suspensos os voos entre 23 horas e 5 horas da madrugada. A previsão é de que a liberação ocorra a partir de abril. 

Se forem levados em consideração os números do ano passado e comparados com o ano anterior, Campo Grande registrou aumento, mas inforerior ao da média nacional. No ano passado, a quantidade de pessoas chegou a 1,553 milhão, o que representa 3,7% acima dos registros do ano anterior. O crescimento nacional foi de 9,4%. 

Mas, a restrição de pousos e decolagens no período noturno, que ocorre para permitir as obras de reforma e ampliação, não é a única explicação para a redução de passageiros. No ano passado, por exempo, foram 10.695 voos, ante 11.425 no ano anterior, o que representa retração de 6,3%. 

A previsão é de que as obras de reforma sejam concluídas até o final de junho. A principal delas é a instalação de três pontes de embarque e desembarque, o que acabará com a necessidade de os passageiros enfretarem o mau tempo em dias chuvosos. 

O aeroporto de Campo Grande está nas mãos da espanhola Aena desde meados de outubro de 2023. Um mês depois ela também assumiu os aeroportos de Corumbá e Ponta Porã. 

Nas obras de melhoria nos três terminais estão sendo investindos em torno de R$ 500 milhões. Na pista de Campo Grande, as obras são uma exigência do contrato concessão e estão sendo executadas pela Construcap e Copasa, duas das maiores construtoras do Brasil.

Com os projetos da operadora, o aeroporto de Campo Grande ganhará um segundo andar no terminal de passageiros, permitindo a instalação das pontes de embarque e desembarque.. Em Ponta Porã está prevista a ampliação que vai triplicar o tamanho total do terminal de passageiros e a reforma em Corumbá vai dobrar a superfície da área pública.
 

Qualificação profissional

Confira opções de cursos de capacitação profissional gratuitos em Campo Grande

Com vagas limitadas, capacitações gratuitas incluem Limpeza Profissional, Trabalho em Altura e prevenção ao assédio e serão realizadas em março; saiba como se inscrever

28/02/2026 12h00

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

O Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de Mato Grosso do Sul (SEAC-MS), por meio do Instituto Profac, está com inscrições abertas para cursos de capacitação profissional em Campo Grande.

Os cursos serão ministrados ao longo do mês de março e, como destaque, oferecem opções como Segurança no Trabalho em Altura e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio.

Além disso, o curso de limpeza profissional, por exemplo, possui módulos como uso de máquinas conservadoras de piso, limpeza sustentável e o Módulo Despertar, voltado ao desenvolvimento comportamental e à melhoria da atuação no ambiente de trabalho.

Entre as opções estão sustentabilidade e desenvolvimento comportamental, sem nenhum custo.

Imagem Divulgação

Como se inscrever?

O processo de capacitação conta com vagas limitadas. Os interessados devem realizar a inscrição por meio do site https://seacms.com.br/
 (aba Instituto Profac) ou pelo WhatsApp (67) 99245-6728.

Também podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]
 ou pelo telefone (67) 3253-4845.

Cursos

As capacitações são presenciais e gratuitas, com certificado, e acontecem na sede do Instituto Profac, localizada na Rua Diana, 51, no bairro Vila Carvalho, em Campo Grande.

Programação de cursos – Março/2026

 

  • 2/3 – 08h às 12h  Limpeza Profissional – Conceitos Gerais da Limpeza Profissional
  • 2/3 – 13h às 17h  Limpeza Profissional – Módulo Despertar: Introdução à Limpeza Profissional
  • 3/3 – 13h às 17h  Limpeza Profissional – Limpeza de Áreas Administrativas
  • 4/3 – 13h às 17h  Limpeza Profissional – Limpeza de Vidros
  • 6/3 – 08h às 17h  Limpeza e Jardinagem – NR-35: Segurança no Trabalho em Altura
  • 9/3 – 08h às 12h  Limpeza Profissional – Conceitos Gerais da Limpeza Profissional
  • 9/3 – 13h às 17h  Limpeza Profissional – Módulo Despertar: Introdução à Limpeza Profissional
  • 10/3 – 13h às 17h  Limpeza Profissional – Limpeza Específica de Banheiros
  • 11/3 – 13h às 17h  Líderes e Gestores – Sensibilização das Medidas de Prevenção e de Combate ao Assédio e Outras Formas de Violência no Âmbito do Trabalho
  • 12/3 – 08h às 17h  Todas formações – NR-05 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio – CIPA
  • 13/3 – 08h às 12h  Todas formações – NR-05 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio – CIPA
  • 16/3 – 08h às 12h  Limpeza Profissional – Conceitos Gerais da Limpeza Profissional
  • 16/3 – 13h às 17h  Limpeza Profissional – Módulo Despertar: Introdução à Limpeza Profissional
  • 20/3 – 13h às 17h  Limpeza Profissional – Limpeza Hospitalar
  • 23/3 – 08h às 12h  Limpeza Profissional – Conceitos Gerais da Limpeza Profissional
  • 23/3 – 13h às 17h  Limpeza Profissional – Módulo Despertar: Introdução à Limpeza Profissional
  • 24/3 – 13h às 17h  Copeiro(a) – Serviços e Higienização de Copa – 1º módulo
  • 25/3 – 13h às 17h  Limpeza Profissional – Limpeza de Vidros
  • 26/3 – 13h às 17h  Copeiro(a) – Copeiro para Empresas – 2º módulo
  • 27/3 – 08h às 12h  Limpeza Profissional – Noções Básicas de Uso de Máquina Conservadora de Piso
  • 30/3 – 08h às 12h  Limpeza Profissional – Conceitos Gerais da Limpeza Profissional
  • 30/3 – 13h às 17h  Limpeza Profissional – Módulo Despertar: Introdução à Limpeza Profissional
  • 31/3 – 13h às 17h  Limpeza Profissional – Limpeza Profissional Sustentável: Práticas Eficientes e Ecosuficientes
     

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).