Cidades

Oportunidade

IFMS oferece cursos profissionalizantes gratuitos nos níveis médio e fundamental

Algumas modalidades têm duração de três meses. O interessado deve se atentar ao prazo de inscrição, que se encerra no dia 7 de setembro

Continue lendo...

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está ofertando 1.145 vagas em cursos gratuitos para estudantes do nível médio e fundamental, com duração de três meses, que vão desde assistente administrativo, vendedor até operador de computador.

Os módulos oferecem oportunidade para quem precisa de capacitação em diversas áreas e são oferecidos pela Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade Educação a Distância (EAD).

Em alguns cursos, as vagas são ilimitadas e estão distribuídas entre os 23 municípios de Mato Grosso do Sul. Os interessados têm até o dia 7 de setembro para se inscrever.

Os candidatos devem ficar atentos, pois a oferta varia de acordo com cada município. Para se matricular em alguns cursos, é necessário ter o ensino fundamental completo; em outros, basta ter concluído o ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano).

Cursos ofertados

Saiba como se inscrever

O processo de inscrição é totalmente gratuito e deve ser feito pela Página da Central de Seleção clicando aqui, até 7 de setembro.

É necessário informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e seguir os seguintes passos:

1. Cadastro

  • Entrar na Página do Candidato da Central de Seleção;
  • Preencher os campos com os dados pessoais;
  • Conferir se o nome e a data de nascimento estão corretos;
  • Clicar em “Enviar Cadastro”;
  • Quem já tem cadastro deve clicar em “Atualizar Meus Dados”, verificar se as informações estão corretas e, em seguida, clicar em “Enviar Cadastro”.

2. Inscrição

  • Entrar na aba “Inscrições Abertas”;
  • Procurar o edital da seleção (Edital nº 61/2025) e clicar em “Efetuar Inscrição”;
  • Escolher o local e o curso que pretende fazer;
  • Confirmar as escolhas e clicar em “Enviar a Inscrição”;
  • Ao final, a confirmação será enviada para o e-mail cadastrado na Central de Seleção.

Os candidatos que não têm acesso à internet podem comparecer à Central de Relacionamento (Cerel) dos campi do IFMS ou aos polos EAD nos municípios para realizar a inscrição em um computador da instituição. Os endereços e horários de atendimento podem ser consultados no Anexo III do edital.

Divulgação dos candidatos selecionados

O processo de seleção será feito por sorteio eletrônico, previsto para ocorrer no dia 11 de setembro.

A primeira chamada será divulgada no dia 17 de setembro, e as aulas terão início em outubro. O Anexo I do edital traz o cronograma completo do processo seletivo.

Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

Confira o edital
 

 

Assine o Correio do Estado

ACESSO À CULTURA

Espaços culturais de Campo Grande terão novos horários

Ampliação do funcionamento é para garantir maior acesso da população durante e aos finais de semana, além de feriados

26/03/2026 10h40

Foto: Marcelo Victor

Continue Lendo...

A partir desta quinta-feira, as unidades culturais de Campo Grande irão ter novos horários de funcionamento. Com objetivo de equilibrar a oferta das atividades na Capital, os horários em sua maioria vão de segunda à sábado.

Por meio do Diário Oficial (Diogrande) de hoje, a Fundação Municipal de Cultura (FUNDAC) divulgou os novos horários de seis locais e busca atender o público em regime de escala com variações entre dias úteis e finais de semana.

Entre as unidades que atualizaram os horários estão a Casa de Cultura, o Memorial da Cultura Indígena, a Morada dos Baís, o Museu José Antônio Pereira, a Plataforma Cultural e a Praça Ary Coelho.

A novidade é com base no Decreto nº 16.556/2026, que estabelece diretrizes para adequação dos horários de funcionamento dos serviços públicos municipais. Além de alguns aderirem os sábados, outros ampliaram durante a semana, para que o público tenha mais opções de acesso e também para obter padronização das atividades culturais.

A proposta é manter o sistema regular dentro das diretrizes de economia e organização dos serviços municipais da categoria.

Confira os horários:

> Casa de Cultura

  • Segunda a sexta-feira: 9h às 18h
  • Sábado: 9h às 12h

> Memorial da Cultura Indígena

  • Segunda, quarta e sexta: 7h30 às 13h30
  • Terça e quinta: 7h30 às 17h30
  • Sábado: 8h às 12h

> Morada dos Baís

  • Terça a sexta-feira: 7h às 17h
  • Sábado: 8h às 12h

> Museu José Antônio Pereira

  • Terça a sexta-feira: 9h às 17h
  • Sábado e domingo: 13h às 17h

> Plataforma Cultural

  • Segunda a sexta-feira: 6h às 18h
  • Sábado: 14h às 18h

> Praça Ary Coelho

  • Segunda a sábado: 7h às 18h
  • Domingos e feriados: fechado

Os horários podem ser ajustados conforme a necessidade.

 

Assine o Correio do Estado

Oportunidades

Funsat abre nesta quinta-feira 1.341 oportunidades de emprego

115 profissões distintas são ofertadas por 142 empresas diferentes

26/03/2026 10h35

Funsat oferece 1.341 vagas de empregos nesta quinta-feira

Funsat oferece 1.341 vagas de empregos nesta quinta-feira Arquivo / Agência Brasil

Continue Lendo...

Nesta quinta-feira (26) a Fundação Social do Trabalho (Funsat), abriu mais 1.341 vagas de emprego, para 115 funções diferentes, oferecidas por 142 empresas diferentes em Campo Grande. 

Das 1.341 vagas disponíveis, 913 são reservadas para o perfil aberto, ou seja, não necessita de experiência prévia. 

No quadro geral de vagas, estão a disposição almoxarife (5), analista de crédito (2), atendente de lojas e mercados (82), auxiliar de linha de produção (27), auxiliar operacional de logística (50), consultor de vendas (18), gerente de loja e supermercado (10), além de oportunidades para mecânico de automóvel e caminhão.

Para o perfil aberto tem funções como agente de saneamento (10), ajudante de carga e descarga (43), auxiliar de cozinha (18), repositor em supermercados (35), servente de pedreiro (9), pedreiro (3) e vendedor interno (2).

Já para o público PCD, foram disponibilizadas 17 vagas nas seguintes funções: repositor de mercadorias, auxiliar administrativo, auxiliar de linha de produção, empacotador à mão, motorista de caminhão, porteiro e auxiliar de limpeza.

Para estar apto à concorrer às vagas, tem que estar com o cadastro atualizado na Funsat. O atendimento acontece na Rua 14 de Julho, 992, na Vila Glória, das 7h às 16h, e no Polo Moreninhas, na Rua Anacá, 699, das 7h às 13h.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).