Cidades

Campo Grande

Indefinição sobre reajuste da tarifa pode resultar em greve no transporte coletivo

Em nota, Consórcio afirmou não conseguir assegurar reajuste salarial para os funcionários em 2022

Continue lendo...

Nesta quinta-feira (22), o Consórcio Guaicurus declarou, em nota oficial, que não possui condição de firmar compromisso a respeito de futuros reajustes salariais, já que o mesmo pode não vir a ser cumprido.

Segundo a nota, a dificuldade é um reflexo da falta de definição da prefeitura a respeito do reajuste tarifário. O valor do reajuste da tarifa, a ser adotado em 2023, é calculado pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande (Agereg), e apresentado à Prefeitura. 

Conforme noticiado anteriormente pelo Correio do Estado, o valor da tarifa técnica apresentado pela Agereg para 2023 poderia chegar a R$ 8,00. O valor nem sempre é aceito pela Prefeitura. 

A resposta a respeito do novo valor da tarifa deve acontecer até o dia 31 de dezembro. No entanto, a indefinição impede que o serviço de transporte calcule um reajuste salarial para seus funcionários.

Vale ressaltar que o Consórcio já enfrenta dificuldades para realizar o pagamendo dos salários. A folha referente ao mês de novembro só foi paga no dia 9 de dezembro, juntamente com a segunda parcela do 13º salário.

Agora, com a falta de um reajuste salarial e a dificuldade para receber os pagamentos em dia, os funcionários do transporte coletivo da Capital podem realizar uma nova paralisação.

Confira a nota completa:

Tendo em vista as dificuldades de negociação salarial entre o Consórcio Guaicurus e os representantes dos trabalhadores, vimos pelo presente prestar os seguintes esclarecimentos:  

O Consórcio Guaicurus mantém permanente contato com a prefeitura e com o sindicato dos trabalhadores em busca de solução aos problemas no transporte público.

Com relação às negociações salariais, informamos que o Consórcio Guaicurus, que já enfrenta dificuldade financeira para pagar os atuais valores, não possui a menor condição de firmar compromisso futuro diante do risco de o mesmo não vir a ser cumprido.

A formalização de acordo de reajuste salarial com os trabalhadores, portanto, passa pela definição da prefeitura a respeito do reajuste tarifário.

O departamento jurídico do Consórcio Guaicurus está estudando as medidas que poderão ser adotadas diante da possibilidade de ser deflagrada greve no sistema, conforme anunciado pelo presidente do sindicato laboral. 

O Consórcio Guaicurus esclarece ainda que se mantém aberto ao diálogo com todos os segmentos do sistema de transporte coletivo, inclusive com as autoridades públicas envolvidas.

2º FEMINICÍDIO DO DIA

Mulher que estava desaparecida é encontrada morta e marido confessa crime

Ela foi assassinada a facadas e corpo foi jogado em um canavial; Marido tentou se matar após o crime, mas sobreviveu e foi preso

24/09/2024 18h44

Mariana foi morta a facadas pelo marido e o corpo foi deixado em um canavial

Mariana foi morta a facadas pelo marido e o corpo foi deixado em um canavial Foto: Reprodução

Continue Lendo...

Mariana Agostinho Defensor, 32 anos, que estava desaparecida desde domingo (22), foi encontrada morta a facadas no fim da tarde desta terça-feira (24), em Ivinhema. O marido,identificado pelas iniciais J.P.S, também de 32 anos, confessou o crime.

Conforme noticiou o Correio do Estado, o caso ganhou ar de mistério após o marido ser encontrado desacordado ao lado do carro do casal, com uma faca suja de sangue e o celular da vítima com resquícios de barro. A mulher foi dada como desaparecida.

A filha do casal já havia sido ouvida pela manhã e informou que ouviu seu pai dizer que levaria a mãe para a mata.

De acordo com informações do delegado Gustavo Oliveira dos Santos, titular da Delegacia de Polícia Civil de Ivinhema, diligências foram feitas e Mariana foi encontrada sem vida. Ela foi morta a facadas e o corpo foi jogado em um canavial.

Após o crime, o marido tentou se matar enforcado na porta do carro, mas sobreviveu. Ele foi interrogado, confessou o crime e foi preso.

Informações sobre a dinâmica do crime, motivações e detalhes serão repassadas apenas nesta quarta-feira (25), segundo o delegado.

2º feminicídio no dia

Mariana foi a segunda vítima de feminicídio em menos de 24 horas em Mato Grosso do Sul e a 22ª do ano no Estado.

Na noite de segunda-feira (23), Marlene Salete Mees, de 54 anos, foi morta a facadas pelo marido, Jair da Conceição, 51 anos, no bairro Fração da Chácara, em Amambai, na presença dos filhos de 9, 10 e 11 anos.

Segundo informações, a filha mais velha do casal acionou a Polícia Militar. Ao chegarem na residência, os policiais ouviram gritos de socorro da vítima através da porta do quarto, que estava trancada.

A porta foi arrombada e a vítima estava em cima da cama, ainda com vida, mas com nove ferimentos provocados por facadas.

O homem estava encostado na parede, segurando a faca contra o pescoço e ameaçando se matar, além de impedir a entrada de bombeiros para prestação de socorro à vítima.

Como a mulher estava em situação grave, policiais atiraram com bala de borracha na mão do suspeito. Ele foi desarmado, imobilizado e encaminhado ao Hospital Regional, onde está internado com escolta policial.

O Corpo de Bombeiros conseguiu entrar na casa, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. 

Curtindo uma sombra

Lobo-guará passeia pelo comércio de Jardim e surpreende moradores

O lobo-guará foi capturado e passou por atendimento veterinário antes de ser solto novamente na natureza.

24/09/2024 18h30

O lobo-guará foi capturado pela PMA e está bem de saúde.

O lobo-guará foi capturado pela PMA e está bem de saúde. Divulgação/ PMA

Continue Lendo...

Moradores do município de Jardim, a 239 quilômetros de Campo Grande, ficaram surpresos ao se depararem com um lobo-guará descansando no pátio de um estabelecimento comercial nesta terça-feira (24)

Após receberem informações sobre o animal, equipes da Polícia Militar Ambiental (PMA), em conjunto com o Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizaram a captura do lobo-guará, sem causar ferimentos ou estresse ao animal.. 

O lobo-guará foi encaminhado a uma médica veterinária, onde foi constatado que ele está em excelentes condições de saúde.

Segundo a PMA, o lobo-guará, frequentemente confundido com um cachorro, é um dos símbolos da biodiversidade do cerrado brasileiro.

Após ter a saúde avaliada pela médica veterinária do Gretap, foi constatado que o animal estava em boas condições de saúde. De acordo com a PMA, o lobo-guará é um dos símbolos da biodiversidade brasileira, e seu retorno seguro ao meio ambiente é um importante passo para a conservação da espécie. 

O lobo-guará foi capturado pela PMA e está bem de saúde. PMA/ Divulgação

Assine o Correio do Estado

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).