Cidades

Lá vem eles de novo ...

Inmet renova alerta para nova onda de calor em Mato Grosso do Sul

A oitava onda de calor deste ano deve se instalar no centro do país por uma semana, iniciando no dia 2 e se encerrando no dia 8 de outubro.

Continue lendo...

Após um breve refresco no fim de semana, causado pela passagem de uma frente fria em Mato Grosso do Sul, a semana começa com um novo alerta de perigo emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), devido à chegada da oitava onda de calor nenhum país.

Conforme informações do Inmet, as temperaturas no estado, especialmente no centro-norte e na região pantaneira, devem ficar pelo menos 5ºC acima da média. A umidade relativa do ar deve ficar em torno de 20%, o que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é considerado um risco leve para a saúde humana.

Segundo informações do instituto meteorológico Climatempo, São Paulo, o oeste de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e Goiás devem ser mais afetados pelas altas temperaturas. A tendência nessa região é o aumento do potencial para focos de incêndio, e a fumaça deve voltar a tomar conta das cidades na região centro do país. 

A capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, passou a semana passada com o ambiente branco e esfumaçado, gerando alertas nos postos de saúde do município devido a problemas de saúde.

Ainda de acordo com a Climatempo, a onda de calor que inicia na próxima terça-feira (2) deve permanecer por uma semana, saindo somente no dia 8 de outubro.

Em algumas capitais, a temperatura deve voltar a ultrapassar os 40ºC. Na última semana, diversas cidades de Mato Grosso do Sul, como Água Clara, registraram 43ºC, com a umidade do ar abaixo de 10%.

Nesta segunda-feira, Campo Grande deve registrar temperaturas próximas de 40ºC. Em Cuiabá, a temperatura atinge seu pico nesta terça-feira (1º).


Secretária  alerta sobre cuidados com a saúde

Com o calor extremo e a umidade relativa do ar abaixo de 12%, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) emitiu um alerta nesta quinta-feira (5) sobre os perigos e cuidados com a saúde durante este período difícil, em que os campo-grandenses estão enfrentando registros extremos de temperatura.

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade do ar ideal para a saúde humana deve estar entre 50% e 60%. Por isso, quando o índice fica abaixo de 21% a 30%, é decretado estado de atenção. Quando fica abaixo de 12%, é considerado alerta vermelho, e a população precisa redobrar os cuidados.

Preocupada com a possibilidade de que muitos campo-grandenses possam enfrentar problemas de saúde nos próximos dias, a Sesau alerta a população sobre a necessidade de cuidados com sintomas como tosse seca, dificuldade para respirar, cansaço, dor e ardência nos olhos, nariz e garganta, rouquidão, dor de cabeça, lacrimejamento e vermelhidão nos olhos.

Dicas de Prevenção e Cuidados
Para minimizar os efeitos adversos do calor e da seca, confira as orientações do médico:

Hidrate-se constantemente: Beber água regularmente é essencial, principalmente para crianças e idosos que podem não perceber a necessidade de se hidratar. Ofereça líquidos diversas vezes ao dia e monitore o estado de hidratação.

  • Evite atividades físicas nos horários mais quentes: Praticar exercícios ao ar livre deve ser evitado entre 10h e 16h, quando as temperaturas e a radiação solar estão mais elevadas.
  • Cuide da pele e lábios: Use hidratantes ricos em emolientes logo após o banho e durante o dia. Para os lábios, um protetor labial ajuda a prevenir rachaduras e desconforto.
  • Proteja os olhos: O uso de lágrimas artificiais pode aliviar a irritação ocular em ambientes secos.
  • Evite banhos quentes e longos: Prefira banhos curtos e frios para não remover a oleosidade natural da pele, que ajuda na proteção contra o ressecamento.
  • Umidifique os ambientes: Utilize umidificadores de ar para manter a umidade em níveis confortáveis (entre 40% e 60%). Essa prática alivia o ressecamento das vias respiratórias e da pele.
  • Ventile os ambientes: Embora a umidificação seja importante, garantir a circulação de ar fresco evita o acúmulo de alérgenos e melhora a qualidade do ar interno.
  • Soluções salinas nasais: O uso de soro fisiológico nas narinas ajuda a manter as vias respiratórias umedecidas, prevenindo irritações.
  • Cuidados com grupos vulneráveis: Crianças e idosos devem ser monitorados e estimulados quanto à hidratação e ao conforto em ambientes secos.
  • Essas medidas ajudam a mitigar os efeitos adversos do calor extremo e da baixa umidade, protegendo a saúde da população de Mato Grosso do Sul durante esse período crítico.

*Colaborou Glaucea Vaccari 

 

Assine o Correio do Estado

 

Caarapó

Operação policial desmantela rede de extorsão a comerciantes

Segundo informações da polícia, a Polícia Civil estava de olho no grupo de criminosos acusados de extorquir pelo menos R$ 2 milhões de comerciantes do município.

30/09/2024 16h32

Divulgação/ Polícia Civil-MS

Continue Lendo...

Três homens, acusados de extorquir R$ 2 milhões de comerciantes do município de Caarapó, a 273 quilômetros de Campo Grande, foram presos nesta segunda-feira (30) durante a Operação Regressus, deflagrada pela Polícia Civil.

Segundo as investigações, a Polícia Civil estava há meses de olho nos criminosos que extorquiam comerciantes do município, levando valores milionários e obtendo vantagens indevidas das vítimas.

Para prender o grupo criminoso, os policiais utilizaram explosivos para arrombar a porta de um barracão. A ação envolveu equipes de Caarapó, a 273 quilômetros de Campo Grande, e resultou na prisão dos suspeitos nesta segunda-feira (30), no âmbito da Operação Regressus, deflagrada pela Polícia Civil.

Os três homens, com idades entre 30 e 38 anos, foram presos preventivamente. O homem de 41 anos, que estava dentro de um dos cômodos do galpão, era foragido da Justiça e também foi encaminhado à Polícia Civil, onde está à disposição da Justiça.

 

Assine o Correio do Estado

 

Justiça

Motorista de BMW é indiciado por morte de Letícia Machado

O acidente envolvendo a jovem de 19 anos causou comoção em Campo Grande. Ela foi atropelada enquanto se dirigia ao trabalho no dia 25 de agosto, nas ruas Marechal Deodoro e 14 de Julho.

30/09/2024 16h03

Letícia Machado Gonçalves, de 19 anos, morreu no dia 26 de agosto, após ser atropelada por um veículo de luxo nas ruas ruas Marechal Deodoro e 14 de Julho, em Campo Grande

Letícia Machado Gonçalves, de 19 anos, morreu no dia 26 de agosto, após ser atropelada por um veículo de luxo nas ruas ruas Marechal Deodoro e 14 de Julho, em Campo Grande Redes Sociais/ Divulgação

Continue Lendo...

O jovem de 26 anos que conduzia uma BMW-X1 e atropelou e matou Letícia Machado Gonçalves, de 19 anos, no cruzamento das ruas Marechal Deodoro e 14 de Julho, responderá por homicídio culposo na direção de veículo automotor. O acidente ocorreu no dia 25 de agosto, na região central de Campo Grande.

Segundo informações da Polícia Civil, o condutor foi indiciado pelo crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor, após depoimentos, laudos periciais e a dinâmica dos fatos comprovarem sua responsabilidade.

"O inquérito policial conclui pela responsabilidade de L.A.M. na prática de homicídio culposo na direção de veículo automotor, uma vez que a colisão causou a morte de Letícia Machado Gonçalves. Os elementos de prova, como depoimentos, laudos periciais e a dinâmica dos fatos, corroboram com a imputação de crime previsto no artigo 302 do Código de Trânsito Brasileiro. O inquérito policial será remetido ao Ministério Público para providências cabíveis". 

Diante das constatações, o inquérito policial foi encerrado e encaminhado para finalização na 2ª Vara Criminal de Campo Grande.


Acidente e Revolta 

No dia 25 de agosto deste ano, Letícia Machado estava a caminho do trabalho quando sua vida foi ceifada pelo condutor da BMW, de 26 anos, que passou pelo sinal vermelho e atropelou a jovem no cruzamento da Marechal Deodoro com a 14 de Julho.

Revoltados com o caso, os familiares da jovem organizaram um protesto pedindo justiça devido à falta de informações sobre as investigações.

Conforme informações de testemunhas no local do acidente, a jovem seguia para o trabalho pela Rua Marechal Rondon, sentido centro-bairro, quando teve o primeiro contato com a BMW X1. Ambos os veículos pararam no semáforo na esquina com a Avenida Calógeras.

Neste momento, o motociclista e o condutor da BMW seguiram em direção ao cruzamento da Rua 14 de Julho, onde ocorreu a colisão na traseira da motocicleta. O sinal estava vermelho, conforme relataram as testemunhas.

Com o impacto da colisão, a motociclista foi lançada contra o para-brisa do veículo, caindo ao solo já sem vida.

Minutos após o acidente, o motorista da BMW apareceu no local e permaneceu até a chegada da Guarda Civil Metropolitana, que o conduziu até a delegacia.

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).