Cidades

PREVISÃO DO TEMPO

Instabilidade contínua e virada do ano deve ser chuvosa em Mato Grosso do Sul

Influência de uma massa de ar quente e úmida contribui para as pancadas de chuva no final da tarde

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Confirmando o prognóstico de verão divulgado pelo Correio do Estado há uma semana, uma chuva com ventos atingiu Campo Grande na tarde desta quarta-feira (28).

De acordo com as medições do meteorologista, na região da Embrapa a chuva foi de 12,4 mm, nas proximidades do bairro Jockey Club a precipitação ficou em 1,8 mm e no Universitário a pancada de chuva atingiu 11,4 mm.

Já no bairro Santa Luzia a chuva foi menor, com a precipitação atingindo 5,4mm e na região do Jardim Panamá a precipitação foi de 9,8mm. No Carandá Bosque a chuva atingiu 10,2.

Ainda segundo Natálio, não há mais chances de chuva ainda nesta quarta-feira, contudo, a instabilidade deve continuar nos próximos dias, inclusive na virada do ano.

Ao Correio do Estado, a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Dayse Moraes, explicou que a instabilidade vista nos últimos dias é típica do verão, sendo causada pela influência da umidade associada com o calor predominante nesta época do ano.

“Essa instabilidade associada à umidade e ao calor que faz especialmente pelas manhãs e início da tarde, tende a trazer pancadas de chuva durante à noite”, explica.

Ainda de acordo com os dados do Inmet, nesta quinta-feira (29), em Campo Grande, a previsão segue sendo de chuva, com trovoadas isoladas. A máxima será de 28ºC e a mínima de 23ºC.

Na sexta-feira (30), o tempo continuará com muitas nuvens com possibilidade de pancadas de chuvas durante a tarde. A máxima será de 29°C.

Para o fim de semana de réveillon a tendência de chuvas, especialmente no período da tarde, se mantém. No sábado e domingo a mínima varia entre 30ºC e 31ºC e a máxima fica entre 22ºC e 23ºC. 

INTERIOR 

Conforme explicado pela meteorologista, a massa de ar quente e úmida está exercendo força em todo Mato Grosso do Sul, mas, especialmente, na porção norte do Estado. Em Coxim, o tempo continua nublado com possibilidade de pancadas de chuva durante o resto da semana. 

Por lá, os termômetros marcam máxima de 31ºC nesta quinta-feira (29). No mesmo dia, a mínima será de 23ºC. Na sexta-feira (30), a temperatura não terá variação e a possibilidade de pancadas isoladas também permanece. 

Ainda na região norte, mas em Camapuã, a quinta-feira (29) também terá chances de chuvas isoladas. A temperatura mínima será de 22ºC e a máxima de 31ºC. Na sexta-feira (28), a previsão não varia. 

Para a região de fronteira, a previsão também é de calor, seguido por pancadas isoladas de chuva. Em Ponta Porã, a quinta-feira (29) terá máxima de 36ºC e mínima de 21ºC. 

Na sexta-feira (30), os termômetros quase não registram diferença na temperatura, já que a máxima será de 35ºC e a mínima de 21ºC. 

Para o final de semana, a previsão continua sendo de chuva. A máxima fica entre 31ºC e 33ºC e a mínima varia entre 22ºC e 23ºC.

Itaquiraí

Mãe e filha morrem em acidente triplo na BR-487

Colisão ocorreu em trecho conhecido como estrada boiadeira, próximo ao município de Itaquiraí

13/12/2025 16h30

Foto: Portal Conesul

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Gabrieli de Freitas Vieira e sua filha Julia Pereira de Freitas, de apenas 3 anos morreram na manhã deste sábado após um acidente triplo na manhã deste sábado (13), na BR-487, próximo a região do Assentamento Santo Antônio, situado em Itaquiraí, distante 405 quilômetros de Campo Grande.

Conforme a imprensa local, ambas estavam em um Jeep Compass com uma familiar de 40 anos, e seguiam de Maringá (PR) com destino a Dourados, cidade em que possuíam comércio. A família seguia na rodovia sentido BR-163 quando tentou uma ultrapassagem forçada e atingiu a traseira de um veículo Polo, que seguia na mesma direção.

Com o impacto da colisão, testemunhas afirmam que o veículo teria capotado e batido na traseira de uma carreta que seguia na pista contrária, impacto suficiente para arremessar o carro da família para fora da pista, ao lado de uma borracharia. 

De acordo com a imprensa local, o acidente aconteceu por volta das 9h30. Gabrieli e a filha morreram no local. Socorrida, a outra pessoa da família foi levada ao hospital de Itaquiraí, consciente e orientada, apesar de cortes na cabeça.

Os demais motoristas envolvidos não sofreram ferimentos graves e testaram negativo para consumo de álcool.. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal e da Perícia estiveram no local. As causas do acidente serão investigadas na Delegacia de Itaquiraí.

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Cidades

TCE suspende licitação para reforma de ponte sobre o rio Paraguai

Inconsistências e riscos de gastos excessivos na licitação levaram o Tribunal de Contas do Estado a suspender o certame

13/12/2025 13h30

Imagem divulgação

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Menos de um mês depois de assumir como conselheiro do Tribunal de Contas, o ex-integrante do governo do Estado, Sérgio de Paula, suspendeu a licitação de R$ 11,7 milhões para obras na ponte da BR-262, sobre o Rio Paraguai.

A decisão foi publicada nesta sexta-feira (12), em edição extra do Diário Oficial do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.

No dia 26 de novembro, a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul (Agesul) lançou a licitação prevendo investimento de até R$ 11.728.608,10 para a execução de obras de recuperação estrutural.

Os envelopes com as propostas feitas pelas empreiteiras seriam abertos na segunda-feira (15). No entanto, foi determinada a suspensão do certame após a equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS) identificar “inconsistências e lacunas” em informações como:

  • Caderno de desenhos;
  • Relatório de critérios e especificações técnicas;
  • Verificação estrutural;
  • Projeto de recuperação estrutural;
  • Projeto de sinalização temporária;
  • Plano de execução.

A justificativa para suspender o processo licitatório da reforma da ponte foram inconsistências no Projeto Básico, que podem gerar gastos acima do necessário. Para isso, foi apontada a necessidade de atualização dos dados técnicos.

“Tais inconsistências podem acarretar riscos de sobrepreço, aditivos contratuais futuros e execução inadequada da obra, comprometendo a economicidade e a eficiência, em desacordo com a Lei nº 14.133/2021. Embora o projeto tenha avançado em sua conformidade com a nova Lei de Licitações, as lacunas técnicas e a necessidade de atualização são significativas. Para uma decisão embasada e para mitigar risos futuros, é crucial que as informações complementares e as atualizações necessárias sejam providenciadas e analisadas”, consta no ato.

Diante dos indícios de irregularidades no Estudo Técnico Preliminar (ETP) e no Projeto Básico, o relator, conselheiro Sérgio de Paula, determinou a aplicação de medida cautelar para suspender o processo licitatório até a regularização dos pontos apontados.

Previsão

Com previsão de início das obras somente no segundo trimestre de 2026, o valor estimado, como adiantou o Correio do Estado, indica que a reforma da ponte pode custar o dobro do apontado pelo ex-secretário de Obras, Hélio Peluffo.

Em 2023, ele previu gastos em torno de R$ 6 milhões na recuperação da estrutura da ponte, que tem sofrido diversas intervenções e situações que resultaram em tráfego em meia pista.

Essa situação ocorreu em 2023, quando a interdição durou mais de um ano, até que os reparos emergenciais fossem concluídos na pista de rolamento.

Além disso, há situação emergencial nos “amortecedores” instalados entre as pilastras e a parte superior da ponte (pista), que apresentam desgaste por falta de manutenção. Essa obra deverá ser bancada, agora, com recursos públicos.

Pedagiada "até ontem"
 

Investimento público em uma ponte seria algo normal não fosse a cobrança de pedágio, feita até setembro de 2022. Pequena fatia da receita era repassada ao Estado e a única obrigação da empresa era fazer a manutenção da estrutura, que tem dois quilômetros e foi inaugurada em 2001.

Porém, em 15 de maio de 2023 a empresa Porto Morrinho encerrou o contrato e devolveu a ponte Poeta Manoel de Barros sem condições plenas de uso, embora tivesse faturamento milionário.

Em 2022,  com tarifa de R$ 14,10 para carro de passeio ou eixo de veículo de carga, a cobrança rendeu R$ 2,6 milhões por mês, ou R$ 21 milhões nos oito primeiros meses daquele ano.

No ano anterior, o faturamento médio mensal ficou em R$ 2,3 milhões. Conforme os dados oficiais, 622 mil veículos pagaram pedágio naquele ano. Grande parte deste fluxo é de caminhões transportando minério. A maior parte destes veículos têm nove eixos e por isso deixavam R$ 126,9 na ida e o mesmo valor na volta.

Esse contrato durou longos 14 anos, com início em dezembro de 2008, e rendeu em torno de R$ 430 milhões, levando em consideração o faturamento do último ano de concessão. 

Em março de 2017, a Porto Morrinho conseguiu um abatimento de 61% no valor da outorga. Na assinatura, em 22 de dezembro de 2008, o acordo previa repasse de 35%  do faturamento bruto obtido com a arrecadação tarifária estabelecida em sua proposta comercial. A partir de março de 2017, porém, este valor caiu para 13,7%. 

Se tivesse de repassar 35% dos R$ 2,6 milhões arrecadados por mês em 2022, a Porto Morrinho teria de pagar R$ 910 mil por mês ao Estado. Com a repactuação do contrato, porém, este valor caiu para a casa dos R$ 355 mil. Em ambos os casos os valores teriam alguma variação porque ainda seria necessário descontar impostos.

Ou seja, a repactuação garantiu R$ 555 mil mensais a mais aos cobres da concessionária, que mesmo assim não cumpriu com sua única obrigação, que era manter a ponte em condições de uso. 

E, mesmo depois de parar de cobrar pedágio, ela continuou cuidando da ponte, entre setembro de 2022 até maio de 2023.  Neste período, recebeu indenização milionária, de pouco mais de R$ 6 milhões. 

O pedágio acabou por causa do fim do acordo do governo estadual, que construiu a ponte, com o DNIT, já que a rodovia é federal. Porém, o governo federal só aceita receber a ponte depois que estiver em boas condições de uso. 

** Colaborou Neri Kaspary

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