Após ter sido desacatada por um médico durante uma de suas fiscalizações, a vereadora Isa Marcondes (Republicanos) terminou a noite, desta quinta-feira (3) na delegacia, onde formalizou um boletim de ocorrência contra o profissional da saúde. Diante do ocorrido, informou que vai solicitar segurança para resguardar sua integridade física.
Conhecida por realizar fiscalizações nas Unidades Básicas de Saúde em Dourados, a vereadora, popularmente conhecida como ‘Cavala’, foi até a Unidade Básica de Saúde do distrito de Indápolis para verificar o atendimento, devido a reclamações que recebeu de seguidores em seu Instagram.
“Esse cara é perigoso, esse cara pode me matar. A minha vida está em risco. Eu estava fazendo meu papel. Vou pedir na Câmara Municipal que eu quero um guarda municipal 24h comigo”, contou Marcondes.
Entenda
O desentendimento iniciou quando ela publicou nos stories a reclamação de um munícipe, relatando que a unidade de saúde estava sem médico e, por isso, terminou não sendo atendido.

A vereadora, popularmente conhecida como ‘Cavala’, chegou na unidade, passou por alguns setores, recebeu demandas, até que terminou sendo abordada pelo referido médico, que questionou a publicação e argumentou que, no dia em questão, estava fazendo atendimento domiciliar.
O profissional chega a dizer que ela deveria se retratar, ao que a Cavala responde: “por que que eu vou me retratar para você? Fala por que tenho que me retratar?”.
O médico, que não teve o nome divulgado, respondeu que ela estava fazendo calúnias a respeito dele. Neste momento, Marcondes pergunta do computador para olhar a escala e verificar a situação.
Com a tensão crescente, ao repetir mais de uma vez “abaixa a bola pra mim que você não está falando com a sua mãe”, e o médico segue inquirindo, ela pede para um funcionário de sua equipe, o ‘zero dois’, chamar a polícia.
Durante o entrevero, Marcondes fala que o médico deve respeitá-la por estar em uma fiscalização como autoridade e rebate: “se você é acostumado a falar com a sua mãe, com a sua mulher assim… Você vai me respeitar”.
“Se você é acostumada a falar com às suas quenga, eu não sou sua quenga não, tá ligado?”, diz o médico, que faz vários xingamentos à vereadora.

Desdobramentos
O caso foi registrado como desacato e difamação na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário de Dourados, contra o médico de 35 anos. Segundo a vereadora, ex-policial militar.
Ao ser questionada com relação aos próximos passos, disse ao Correio do Estado que vai apresentar a denúncia diretamente ao comandante da Polícia Militar, para que sejam tomadas providências.
“Vamos denunciar ele para o CRM [Conselho Regional de Medicina] porque consta no Instagram dele que ele atua como psiquiatra e ele não é médico dessa especialidade. Levei a denúncia para a Secretaria de Saúde do Município para que sejam tomadas providências e vamos para a Justiça”, disse Isa.
Depois do embate na unidade de saúde, a vereadora chegou a dizer que identificou o médico como um “perseguidor” que a xingava durante a campanha e até chegou a dizer que aguardava por ela em uma fiscalização.
“Ele foi encaminhado para a delegacia preso por desacato a autoridade comigo”, pontuou a Cavala.