Cidades

Brasil/Mundo

Jovens descrevem novos detalhes sobre orgias com Berlusconi

Jovens descrevem novos detalhes sobre orgias com Berlusconi

r7

14/04/2011 - 03h17
Continue lendo...

Convidadas das festas eróticas conhecidas como "bunga-bunga", promovidas pelo primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, foram vistas beijando a estátua nua de um deus grego da virilidade na casa do premiê em Milão, segundo testemunhas.

Em depoimento a magistrados italianos, as duas mulheres, ambas de 19 anos, descreveram, com detalhes inéditos, como são essas festas eróticas. Trechos dos depoimentos foram publicados nesta quarta-feira (13) pelos jornais italianos Corriere della Sera e La Repubblica.

Os advogados de Berlusconi dizem que as declarações publicadas pelos jornais não têm fundamento, em contraste com "numerosas indicações em sentido totalmente oposto".

Os depoimentos foram feitos por escrito e entregues no dia 4 de abril aos promotores que cuidam do caso conhecido como Rubygate, no qual Berlusconi é acusado de abuso de poder e por pagar por sexo com a dançarina marroquina Karima El Mahroug, conhecida como Ruby, quando ela era menor de idade.

Rituais eróticos

Conforme as declarações, as festas na mansão de Arcore, em Milão, não eram jantares elegantes, e sim "rituais eróticos". As duas moças disseram ter ficado surpresas com o que viram e afirmaram não ter participado das brincadeiras eróticas propostas pelo primeiro-ministro a suas convidadas.

As jovens afirmaram ter ido a uma das festas em 22 de agosto do ano passado, onde teriam sido levadas por um colaborador de Berlusconi, o jornalista Emilio Fede, com quem teriam feito testes para um programa de televisão.

À noite, segundo elas em depoimento, teria começado com um jantar do qual participaram cerca de 15 pessoas. Elas teriam sido informadas por uma das moças presentes que, se Berlusconi as tivesse notado, poderiam fazer "uma bela carreira".

- Ainda estávamos à mesa quando algumas moças descobriram os seios e os ofereciam a Berlusconi.

Segundo o texto entregue pelas duas jovens aos promotores de Milão, após contar as piadas, Berlusconi teria mandado entrar uma estátua de Príapo, personagem da mitologia grega, símbolo da virilidade e da fertilidade.

De acordo com os depoimentos, Berlusconi fez a estátua circular entre as moças e pediu que elas beijassem o órgão sexual da escultura.

- As moças se aproximavam então do premiê e todos se tocavam numa espécie de ciranda, até que ele perguntou se estavam prontas para o bunga-bunga. Todas responderam que sim.

Dança do poste

Com base nas declarações das duas jovens, na casa de Berlusconi havia uma pequena discoteca onde, naquela noite, a conselheira da região da Lombardia, Nicole Minetti, teria feito uma "dança do poste" e, depois, um strip-tease.

Nicole Minetti, Fede e o empresário Lele Mora estão sendo acusados de indução à prostituição em um processo paralelo ao Rubygate.

As jovens afirmaram que Berlusconi e Fede pediram que elas também ficassem nuas.

- Berlusconi e Fede queriam que as outras nos envolvessem nas brincadeiras e que tirássemos a roupa. E quando dissemos que queríamos ir embora, Fede concordou, mas disse que, se fôssemos embora, não iríamos trabalhar na televisão nem participar da Miss Itália.

As duas novas testemunhas do Rubygate justificaram os depoimentos como sendo necessários para defender a própria imagem.

- Eu não queria falar, mas fui obrigada, pois em minha cidade sou injustamente considerada uma garota de programa.

As jovens disseram que decidiram falar após consultar a advogada Patrizia Bugnano. Elas afirmaram, no entanto, não ter conhecimento de que a advogada é parlamentar, membro do partido de oposição Itália dos Valores, do ex-magistrado Antonio Di Pietro, um dos símbolos da Operação Mãos Limpas, que investigou vários chefes da máfia.

ANO NOVO

Servidores de Campo Grande começam 2025 com 'aposentadoria em massa'

Depois de exonerar todos os servidores de cargo de confiança, aposentadorias são justificadas "por incapacidade permanente"; compulsoriamente e até de forma voluntária por tempo de contribuição

02/01/2025 11h15

Motoristas, professores, administradores, entre outros cargos deixam as mais diversas pastas da Capital

Motoristas, professores, administradores, entre outros cargos deixam as mais diversas pastas da Capital Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Pelo Diário Oficial de Campo Grande, o Executivo da Capital de Mato Grosso do Sul publicou neste segundo dia de 2025, quinta-feira (02 de janeiro), uma lista que aposenta de uma só vez quase 30 servidores municipais, das mais diversas pastas que compõem a gestão da Cidade Morena. 

Conforme o texto publicado hoje (02), as portarias que datam ainda de 30 de dezembro de 2024, trazem assinatura do visto da diretora-presidente do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG), Elza Pereira da Silva. 

Ao todo o Diogrande traz 27 aposentadorias, sendo que as justificativas variam desde "por incapacidade permanente", até servidores aposentados compulsoriamente e também de forma voluntária por tempo de contribuição. 

Motoristas; professores; administradores; agentes comunitários de saúde e até telefonistas estão entre os cargos antes exercidos pelos servidores listados hoje pela Prefeitura de Campo Grande, que eram alocados nas seguintes pastas do município: 

  • Procuradoria Geral do Município
  • Secretaria Municipal de Saúde
  • Secretaria Municipal de Educação 
  • Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio
  • Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos
  • Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Abaixo, você confere uma tabela em que são relacionados tanto os números das portarias quanto os cargos exercidos e também o tipo de aposentadoria proporcionada em cada caso.  

'Fazendo a limpa'

Reeleita ao cargo, a partir deste ano passa a contar um mandato iniciado pela prefeita Adriane Lopes, já que a ex-vice subiu à cadeira principal do Executivo Municipal depois que Marquinhos Trad deixou a prefeitura para tentar a corrida ao cargo de Governador de Mato Grosso do Sul em 2022. 

Desde então, a partir de abril de 2022, Adriane foi moldando o Executivo Municipal à sua cara, com a "última peça" do ex-prefeito deixando a equipe em setembro de 2024, ocasião em que o então Procurador-Geral do Município, Alexandre Ávalo, foi exonerado a pedido após oito anos no cargo. 

Várias exonerações de secretários da prefeitura, desde que Marquinhos deixou o cargo, passaram a levantar indícios de uma suposta ruptura política entre as partes. 

Cerca de um mês após a derrota de Marquinhos, ao menos 10 indicados de primeiro escalão já tinham sido trocados, sendo que antes do fim de 2022 a liderança da agora extinta Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) foi mudada, junto de nomes da pasta de Compras Governamentais e até do Bem-Estar Animal. 

Já na primeira quinzena de janeiro de 2023 Adriane Lopes anunciava a troca no comando da Sisep, tirando o Rudi Fiorese, pelo engenheiro-civil Domingos Sahib Neto; que ficou cerca de 10 meses no cargo até ser trocado por Marcelo Miglioli

Antes da saída de Alexandre Ávalo, a última troca envolvendo o time original de Marquinhos Trad tinha sido registrada em abril, quando Janine de Lima Bruno deixou a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) para o ex-dono de autoescola, Paulo Silva, ser nomeado no lugar. 

Para além das trocas, 2024 ficou registrado também como o ano do "esvaziamento do gabinete", com exonerações que aconteceram em massa às vésperas da eleição, como bem acompanhou o Correio do Estado

Em pelo menos três ocasiões publicadas espaçadas entre as edições extras de 22 de maio, 06 e 10 de junho de 2024, uma série de exonerações assinadas "limaram" quase 20 servidores municipais do gabinete da prefeita. 

Mais recente, no último dia de 2024, veio à público a exoneração de todos os servidores de cargo de confiança da prefeita, em que Adriane Lopes só deixou os diretores e secretários de escola, os chefes dos postos de saúde e as servidoras gestantes.

Motoristas, professores, administradores, entre outros cargos deixam as mais diversas pastas da Capital

 

Assine o Correio do Estado

FICARAM ESCONDIDOS

Clima seco influenciou a redução de acidentes com escorpiões na Capital

O número de relatos de picada do animal diminuiu 6% no ano passado em Campo Grande, em comparação com 2023

02/01/2025 09h30

Escorpiões gostam de tempo quente e úmido; o ano passado, por ter sido o mais seco da história na Capital, teve menos acidentes

Escorpiões gostam de tempo quente e úmido; o ano passado, por ter sido o mais seco da história na Capital, teve menos acidentes Foto: Paulo Ribas / Correio do Estado

Continue Lendo...

A diminuição do número de casos de acidentes domésticos por picada de escorpião entre 2023 e 2024 pode estar relacionada ao tempo seco que perdurou em boa parte do ano em Campo Grande. Matéria do Correio do Estado mostrou que o ano passado foi o mais seco de toda a série histórica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) mostram que, em 2024, foram registrados 1.359 casos de picadas de escorpião, sem ocorrência de óbitos em Campo Grande, e que, em 2023, foram registrados 1.477 casos.

A redução de 6% pode estar atrelada, entre outros motivos, à baixa umidade na Capital, que deixou o ambiente das residências inapto para o aparecimento de escorpiões.

É o que informa à reportagem do Correio do Estado o professor adjunto do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Malson Neilson de Lucena.

“Os escorpiões preferem clima quente e úmido, como vemos agora no verão. Consequentemente, apresentarão maior atividade e, assim, maior a probabilidade de acidentes. Quando o clima fica mais seco, os escorpiões diminuem a atividade para gastar menos energia e são registrados menos acidentes”, informou.

O professor bioquímico, especializado em pesquisas sobre peçonhas (venenos) de animais, também ressalta outros fatores que alteram o comportamento dos escorpiões. 

“É importante ressaltar que, além do clima, a disponibilidade de alimento e queimadas também afetam a ocorrência dos acidentes com escorpiões”, afirmou.

Conforme informado no livro “Conhecendo os Escorpiões: Um Guia para Entender como Prevenir os Acidentes com Escorpiões”, da Editora UFMS, o período de maior ocorrência de acidentes varia de acordo com as condições climáticas e ambientais da região. 

Contudo, dadas as condições gerais, o maior número de acidentes ocorre entre outubro e janeiro. No geral, esses são os meses mais quentes e chuvosos do ano. 

A alteração comportamental ocorre em razão da preferência desses animais por ambientes com essas características, ficando mais ativos e, consequentemente, ocorrendo mais contatos e acidentes envolvendo humanos.

De acordo com dados do Centro de Informações e Assistência Toxicológica (Ciatox), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso do Sul registrou, entre janeiro e outubro de 2023, 3.623 ataques de escorpiões, sendo 311 no último mês do levantamento.

Naquele ano, Campo Grande liderou o ranking das cidades de Mato Grosso do Sul com mais notificações de acidentes.

Segundo o professor Malson de Lucena, duas espécies conhecidas como escorpião-amarelo são as mais encontradas no perímetro urbano em Mato Grosso do Sul, a Tityus confluens, que é pouca estudada, e a Tityus serrulatus, que tem um veneno perigoso. 

Ao todo, em Mato Grosso do Sul, já foram descritas 16 espécies de escorpiões. 

Conforme informa o guia “Conhecendo os Escorpiões”, entre esses animais existem espécies endêmicas, como o escorpião Tityus paraguayensis, que no território brasileiro ocorre apenas em MS.

CENÁRIO NACIONAL

Conforme pesquisa recente do Ministério da Saúde, em 2023, dos cerca de 340 mil acidentes registrados envolvendo animais peçonhentos, mais de 200 mil foram ocasionados por escorpiões.

A presença de escorpiões em áreas urbanas é uma preocupação crescente, especialmente em regiões onde o acúmulo de entulho e lixo e a falta de limpeza adequada criam ambientes propícios para sua proliferação.

Segundo o biólogo Bruno Conde, professor do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Estácio, o aumento de avistamentos desses animais está diretamente ligado à criação de condições favoráveis, como locais escuros e úmidos.

ORIENTAÇÕES

A Sesau passou algumas orientações para evitar acidentes com escorpiões e como lidar se for picado pelo animal peçonhento.

Se for picado, a orientação é: lavar o local da picada com água e sabão; procurar uma unidade de saúde imediatamente; e, se possível, capturar o escorpião com segurança ou fotografá-lo para facilitar a identificação.

A Vigilância em Saúde da Sesau também reforça que picadas em crianças menores de 7 anos e idosos exigem mais atenção, em função do risco de complicações. Também não se deve aplicar substâncias, fazer torniquetes ou realizar sucção após a picada.

Quanto a medidas preventivas, a Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ) orienta vedar de ralos e frestas, utilizar grelhas com telas em ralos e manter portas e janelas bem vedadas e evitar o acúmulo de entulhos, restos de construção, folhas secas e lixo, que podem servir de abrigo para escorpiões.

Dentro de casa, a orientação é verificar roupas, calçados e toalhas antes de usá-los, afastar camas e berços das paredes e evitar que lençóis toquem o chão.

SAIBA

A Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza vistorias em locais com infestação. Para agendamentos, a população pode contatar a CCZ pelos telefones (67) 2020-1796, (67) 2020-1802 ou (67) 3313-5000, pelo WhatsApp (67) 2020-1796 ou pelo e-mail [email protected].

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).