A Lagoa Itatiaia, um dos cartões postais de Campo Grande, será revitalizada para se tornar um espaço de convivência e atividades esportivas e de lazer.
A prefeitura abriu, nesta sexta-feira (3), licitação para contratação de empresa para execução da modernização, ampliação e recuperação do espaço esportivo da lagoa, localizada no bairro Tiradentes.
Aviso de abertura foi publicado no Diário Oficial do Município.
Conforme o edital, estimativa é que sejam investidos R$ 1.447.860,90 nas obras, por meio de convênio entre a Caixa Econômica Federal e a prefeitura.
Como a concorrência é na modalidade menor preço, o valor final pode ficar abaixo do previsto.
Nos últimos anos, a lagoa tem evaporado. Como o local é abastecido pelo lençol freático, abaixo da lagoa, e não por córregos, a manutenção do nível de água fica prejudicada.
O monumento do Peixe Cará, por exemplo, que ficava dentro da água, atualmente se encontra em área seca, já sem água.
Projeto
O projeto prevê a revitalização de toda área ao redor da lagoa, com calçamento e construção de tres decks, com objetivo de preservar a mata ciliar e evitar que os visitantes pisem na vegetação.
Também haverá uma passarela colorida, em formato de peixe, desviando das árvores. Conforme o memorial descritivo, não será permitida a remoção de qualquer árvores existente no local.
Em todo o entorno, será feita pista de caminhada e passeio conectando calçadas e equipamentos.
Palco em alvenaria e concreto colorido também consta no projeto, para apresentações e performances artísticas.
Espaço vai dispor de área de convivência com playground, fontes interativas, bancos rústicos feitos de eucalipto, mesas para jogos (dominó, xadrez, carta), reforço na iluminação, conteiner com banheiro e sala para administração e Guarda Municipal.
Área para redário será instalada em volta das árvores existentes, assim como área de convivência coberta, nas proximidades do playground.
Área de contemplação, com bancos de concreto, permitirão que os visitantes apreciem o por do sol ou contemplem a paisagem.
Além disso, instalação de iluminação decorativa irá iluminar algumas árvores e o monumento Peixe Cará.
Pontos de internet livre serão executados nos principais pontos de aglomeração com raio de 30 metros.
Toda a estrutura será adaptada para acesso de pessoas com deficiência.
A Lagoa Itaiaia concentra 221 diferentes espécies vegetais (65 nativas), entre plantas terrestres, semiaquáticas e aquáticas, além de uma comunidade animal que inclui peixes, insetos, moluscos e aves.
A lâmina d’água tem um metro de profundidade.




