Cidades

comida

Lei: estabelecimentos que usam queijo similar deverão informar consumidores

Os locais deverão colocar em seus cardápios a expressão "este produto não é queijo"

Continue lendo...

Foi publicada no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul desta sexta-feira (22), a Lei 5.740 que torna obrigatório que os estabelecimentos do ramo alimentício deverão informar os consumidores quais produtos fazem a utilização de queijo similar e quais não usam o produto.

De acordo com a lei, os estabelecimentos deverão dizer se usam produtos análogos ao queijo, requeijão e a outros lácteos.

A norma diz que os estabelecimentos são  bares, lanchonetes, restaurantes, pizzarias, sanduicherias, panificadoras, buffets, sorveterias, pubs, empórios e outros comércios similares.

Últimas notícias

Para informar os consumidores, os locais deverão colocar em seus cardápios a expressão “este produto não é queijo”. A regra vale para os cardápios disponíveis em meio eletrônico, Braille, áudio e vídeo.

Ainda conforme a lei, os estabelecimentos devem disponibilizar aos consumidores as informações nutricionais e ingredientes do produto substituto que for ser utilizado. 

Isso visa deixar claro quando houver adição de substâncias como gordura vegetal hidrogenada, amido e amido modificado.

A fiscalização do cumprimento ou descumprimento da lei será feita pela Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS).

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a multa será aplicada conforme a gravidade da infração.

Além disso, haverá a apreensão do produto, cassação do registro, suspensão temporária de atividade por parte do estabelecimento e, até mesmo, a interdição, total ou parcial, do local.

O projeto de lei foi aprovado em primeira discussão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) em dezembro do ano passado. 

A lei é de autoria do deputado João Henrique (PL), que afirma que a medida irá ajudar o segmento rural e sindicatos. 

“A venda de queijos e requeijões falsos para poder baratear e ganhar preço impede o aumento da lucratividade dos produtores de toda a cadeia do leite”, ressaltou.

O deputado Renato Câmara (MDB) acredita que a iniciativa protege as empresas locais. 

“Os produtos que chegam aqui no mercado, imitadores dos lácteos, chegam com um preço muito abaixo, e acabam deixando de comprar nossos produtos de qualidade. Esse projeto protege também nossos laticínios, e isso fortalece a cadeia produtiva do leite”, destacou.

A lei entrará em vigor daqui a 120 dias.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Tricampeão mundial de jiu-jitsu é condenado por estupro e roubo em MS

Os crimes ocorreram em agosto de 2023 em diversos municípios do Estado

17/11/2024 18h00

Tricampeão mundia de jiu-jitsu é condenado por estupro e roubo em MS

Tricampeão mundia de jiu-jitsu é condenado por estupro e roubo em MS Reprodução

Continue Lendo...

Um ano após cometer uma série de estupros e roubos em casas de massagem de Mato Grosso do Sul, o tricampeão mundial de jiu-jítsu Erberth Santos foi condenado a mais de 14 anos de prisão em regime fechado. Além dele, o lutador André Pessoa também foi condenado. Os crimes ocorreram em agosto de 2023 no município de Três Lagoas (MS).

Conforme as investigações, os réus marcaram um encontro com garotas de programa da cidade e em seguida estupraram e roubaram a vítima. Em seguida, a dupla passou a espalhar o terror, cometendo crimes também nos municípios de Corumbá; Miranda; Três Lagoas, além da própria Capital e, sabendo dos fatos, as buscas aos indivíduos tiveram início. 

"As ações eram cometidas utilizando muita violência, amarrando as vítimas, ameaçando e agredindo as vítimas. Os autores portavam faca e arma de fogo, segundo as vítimas" apontou o Batalhão de Choque à época dos crimes.

Com a dupla também foram localizados 26 celulares e facas. Vale ressaltar, que a ação dos suspeitos foi filmada por câmeras de segurança e entregues à polícia. Os presos confessaram que, de fato, cometeram os crimes pelos quais são acusados, inclusive os de estupro. 

A decisão da condenação é assinada pelo juiz Daniel Scaramella Moreira, da 2° Vara Criminal de Três Lagoas.

Entre os títulos acumulados pela dupla no esporte, os lutadores ostentam altas conquistas, como um tricampeonato mundial; um campeonato pan-americano; europeu e brasileiro de jiu-jítsu, sendo que vieram à Mato Grosso do Sul para evento em Aquidauana. 

Erbeth Santos foi condenado a 14 anos, 7 meses e 23 dias de prisão em regime fechado e pagamento de 143 dias-multa e vai responder pelos crimes de roubo e estupro que cometeu à uma jovem que na época tinha 24 anos.

André foi inocentado dos crimes sexuais e sentenciado pelo roubo a cinco mulheres. A pena será de 8 anos, um mês e 23 dias de prisão.

Assine o Correio do Estado

Previsão

Semana será marcada por calor intenso e chuvas fortes em Mato Grosso do Sul

Chegada de frente fria pode mexer com os termômetros na metade da semana

17/11/2024 17h15

Semana será marcada por instabilidade climática em Mato Grosso do Sul

Semana será marcada por instabilidade climática em Mato Grosso do Sul Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

A previsão para esta semana em Mato Grosso do Sul indica dias de calor intenso, com temperaturas variando entre 29°C e 38°C, e possibilidade de chuvas fortes e tempestades, especialmente à tarde. Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cenmtec-MS), de segunda-feira (18) a quinta-feira (21), o Estado enfrentará períodos de sol com nebulosidade, seguidos de chuvas de intensidade fraca a moderada, e até mesmo tempestades com raios e rajadas de vento.

O Cemtec explica que devido à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica e à aproximação de uma frente fria o tempo fica instável. A umidade relativa do ar deve permanecer baixa, agravando a sensação de calor com índices entre 20% e 40%.

Em termos de temperatura, os valores devem permanecer elevados, acima dos 30° C. As mínimas ficam entre 22°C e 26°C, com máximas que podem variar de 29°C a 38°C, dependendo da região. As áreas mais quentes são o bolsão e o norte, onde as máximas podem chegar até 37°C.

Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 23-26°C e máximas entre 31-34°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 22-25°C e máximas entre 32-37°C.

Em Campo Grande, mínimas entre 23-25°C e máximas entre 32-34°C. Atenção também para os ventos: com atuação predominantemente no quadrante norte, podem ocorrer rajadas de até 60 km/h em algumas áreas, principalmente no período da tarde.

MEIO DA SEMANA

Entre quarta-feira (20) e quinta-feira (21), a previsão indica um agravamento das condições ambientais próximo de uma frente fria oceânica, o que traz mais instabilidade. As temperaturas tendem a cair um pouco, com mínimas entre 20°C e 25°C, principalmente no extremo sul de MS.

Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 22° C e 25°C e máximas entre 30° C e 33°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 23° C e 25°C enoquanto as máximas ficam entre 29° C e 36°C. Em Campo Grande, mínimas devem variar entre 22° C e 24°, enquanto as máximas ficam entre 28-° C e 30°C.

Dicas para a Semana

  • Cuidados com o calor : A baixa umidade relativa do ar pode tornar os dias desconfortáveis 
  • Atenção às chuvas e ventos fortes : Fique alerta para mudanças bruscas no tempo; leve o gurda-chuva
  • Reforço no uso de protetor solar : Mesmo com clima nublado, não esqueça o protetor

 


 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).