Cidades

CAMPO GRANDE

Marquinhos propõe aumentar salário de professores em 67% nos próximos três anos

Proposta de escalonamento em seis parcelas foi entregue a professores na noite desta quarta-feira

Continue lendo...

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), propôs na noite desta quarta-feira (2), escalonar o reajuste dos professores do município em seis parcelas, a serem cumpridas entre fevereiro deste ano e outubro de 2024. Ao todo, o prefeito da Capital oferece 67,13% de aumento aos profissionais da educação.  

Conforme proposta apresentada neste dia 2, os primeiros 10,06% de reajuste, aprovados no mês passado, serão pagos já neste mês de março. Trata-se de reajuste linear a todo serviço público municipal.  

 

A segunda parcela do reajuste é de 10,39% e será  incorporada ao salário dos professores em novembro deste ano.

O terceiro aumento no salário dos professores ocorrerá em maio de 2023: 11,67%.

O quarto reajuste, também de 11,67%, será pago em outubro de 2023.  

A proposta ainda prevê a quinta parcela (11,64%) em maio de 2024, e a sexta parcela, em outubro de 2024 (11,67%).  

“Somamos todos os esforços possíveis para atender essa importante classe que tanto contribui para o desenvolvimento da nossa cidade”, disse o prefeito ao Correio do Estado, após entregar a proposta.  

“Observa-se que a proposta do Executivo Municipal supera o solicitado pela ACP (Sindicato dos Professores e Trabalhadores na Educação de Campo Grande), quando em assembleia solicita a reposição dos anos de 2020 e 2021 que perfaz 14,58% (4,52% e 10,06%) enquanto somente nesse ano o Executivo propõe 20,45%”, acrescentou Marquinhos.

Em fevereiro, os professores cobraram o reajuste de 36,29% de aumento ainda neste ano, e chegaram, inclusive, a promover protestos em frente à prefeitura.  

Na próxima sexta-feira (4), os professores farão nova assembleia, para analisar e votar a proposta de Marquinhos Trad. 

Assine o Correio do Estado

BALANÇO

Desembarques no Aeroporto de Bonito crescem 50% em um ano

32.582 desembarques foram registrados entre janeiro e agosto de 2026, ante 21.614 no mesmo período do ano anterior

21/09/2026 11h15

Voo de Guarulhos a Bonito - painel no aeroporto de GRU

Voo de Guarulhos a Bonito - painel no aeroporto de GRU Foto: Naiara Camargo

Continue Lendo...

Aeroporto de Bonito está movimentado em 2026.

Dados divulgados pelo Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB) apontam que 32.582 desembarques foram registrados, entre janeiro e agosto de 2026, no Aeroporto de Bonito.

No mesmo período de 2025, foram contabilizados 21.614 desembarques. Portanto, o crescimento é de 50,75% de um período para o outro.

O mês de agosto de 2026 registrou 4.504 desembarques, sendo 1.487 da Gol, 1.356 da Azul, 1.286 da Latam e 375 de outros voos.

Estima-se que, do total de turistas que visitaram Bonito e região no mês passado, 18,12% desembarcaram pelo aeroporto.

Os números ainda mostram que, de janeiro a dezembro de 2025, 36.388 pessoas chegaram em Bonito através do aeroporto.

AEROPORTO DE BONITO

O Aeroporto Regional de Bonito (BYO) está localizado no KM-13 da MS-178, a 13 quilômetros do Centro.

O Governo de Mato Grosso do Sul é o responsável por administrar o local. As companhias aéreas que operam são Azul, Gol e Latam.

As rotas ligam o município ao Aeroporto de Congonhas (CGH), Guarulhos (GRU) e Viracopos (Campinas).

Atualmente há voos chegando ao Aeroporto de Bonito todos os dias da semana - segunda, terça, quarta, quinta, sexta-feira, sábado e domingo.

Em 3 de setembro de 2025, o município recebeu voo direto de Guarulhos pela primeira vez na história.

A rota GRU-BYO/BYO-GRU é inédita pois liga Bonito ao Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos, o maior da América do Sul, com 50 destinos nacionais e 90 internacionais.

INTERIOR

Comando Vermelho (CV) é apontado como mandante do triplo homicídio em MS

Com quatro indivíduos presos até o momento e um ainda foragido, suspeitos foram indiciados por organização criminosa e inquérito deve identificar as reais funções atribuídas a cada um

21/09/2026 10h44

Quatro presos foram indiciados pelos crimes de triplo homicídio e organização criminosa

Quatro presos foram indiciados pelos crimes de triplo homicídio e organização criminosa Reprodução/PCMS

Continue Lendo...

Crime registrado no distrito de Nova Casa Verde, distante aproximadamente 242 quilômetros da Capital, no município de Nova Andradina, o triplo homicídio do último sábado (19) que deixou um adolescente de 14 anos ferido tem a sua ordem inicialmente atribuída à facção criminosa Comando Vermelho (CV). 

Esse triplo homicídio aconteceu na rua Avelino Maraia, com quatro presos antes mesmo que completassem 24 horas após as três execuções. Depoimentos colhidos pela Polícia Civil apontam que o crime teve participação direta da quadrilha e teria sido orquestrado durante toda a tarde de sábado (19). 

Sendo que um indivíduo identificado como "Pitbull" ainda estaria foragido, até o momento foram presos: 

  • Bruno Gabriel "BG" Nunes Rocha, 19 anos 
  • Carlos Kaike Antônio dos Santos, 24 anos
  • Karina Aparecida Chuba, 34 anos 
  • Marcos Gabriel Antônio do Nascimento, 22 anos

Esse crime, vale lembrar, também deixou um adolescente de 14 anos ferido por disparos, posteriormente encaminhado para o Hospital Regional de Nova Andradina, além de uma criança de cinco anos encontrada sem ferimentos e deixada sob os cuidados de uma vizinha. 

As vítimas fatais foram identificadas como: 

  • + Daniel Matos Alves, 32 anos 
  • + Eliane Franco, 37 anos
  • + Raissa Franco, 21 anos. 

A perícia após o crime resultou no recolhuimento de projéteis, cápsulas e algumas gramas de maconha, sendo identificada ainda a inscrição "CV" na frente da residência.

Triplo homicídio

Conforme repassado pela Polícia Civil, o caso está sendo investigado através da 1ª Delegacia de Polícia de Nova Andradina e da Seção de Investigações Gerais e Núcleo Regional de Inteligência (SIG/NRI). É dito que por volta de 22h30 do último sábado (19) dois indivíduos entraram no imóvel da rua Avelino Maraia já efetuando os disparos contra os presentes. 

Municiadas das primeiras características, equipes da Força Tática do 8º Batalhão da Polícia Militar deram início a diligências e localizaram a motocicleta com sinais compatíveis com a que teria sido usada na fuga em um trecho da rodovia MS-134.

O indivíduo de apenas 19 anos conhecido como "BG" era quem conduzia o veículo de fuga e foi detido em flagrante com um revólver, ele confessou aos policiais também seria o encarregado por levar "Pitbull", apontado como autor dos disparos, até o local do crime.

Bruno foi encontrado com um revólver calibre .38 carregado com quatro munições, duas delas deflagradas. Ele teria dito primeiro aos policiais que integrava o Comando Vermelho, mas negou posteriormente em interrogatório ser membro da facção. 

"Pitbull" estaria na garupa quando os policiais avistaram a motocicleta, mas teria conseguido fugir a pé após ingressar em uma área ed mata. Esse indivíduo ainda é considerado foragido. 

Munidos de novas informações, a Força Tática localizou o imóvel onde estava Karina. No local foram apreendidas porções de substância entorpecente, cerca de 15 gramas de cocaína, e 11 munições calibre .38. O delegado Filipe Davanso Mendonça, colheu o depoimento da detida, como indicado pelo portal local Jornal da Nova, no qual ela teria afirmado que integrantes do CV no distrito recebiam ordens mas não conheceriam pessoalmente seus superiores. 

BG teria narrado que o triplo homicídio teria ocorrido como uma vingança pela suposta morte de um integrante da organização, chamado de "Filipinho", que teria sido executado por membros do Primeiro Comando da Capital (PCC), mas que a Polícia frisa tratar-se de uma versão ainda não confirmada que está sendo investigada 

Conforme narrado em boletim de ocorrência, Carlos Kaike e Marcos Gabriel teriam prestado apoio, com o desdobramento do inquérito identificando melhor posteriormente as reais funções atribuídas a cada um.

"Diante da gravidade dos fatos, a autoridade policial representou pela conversão do flagrante em prisão preventiva e pelo acesso aos dados dos aparelhos celulares apreendidos.

A Polícia Civil e a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul continuam trabalhando de forma integrada para esclarecer o crime, identificar a motivação e localizar o indivíduo que permanece foragido. A responsabilidade penal dos envolvidos será apurada no decorrer do processo judicial", complementa a PC em nota.

Os quatro presos foram indiciados pelos crimes de triplo homicídio e organização criminosa, com Karina e Bruno respondendo ainda pelos delitos ligados às apreensões feitas. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).