A meteorologia já tinha avisado, mas ninguém esperava que o calor seria tão intenso quanto está neste domingo, em Mato Grosso do Sul. O que todos estão sentindo na pele, também se confirma nos números. O Estado tem nove cidades entre as 20 mais quentes do país, conforme ranking do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o Inmet, Coxim está no topo da lista, como a cidade mais quente do Brasil, registrando 41ºC; seguida por Cáceres, que alcançou 40,7ºC, e Padre Ricardo Remetter, com 40,6ºC, ambas no Mato Grosso.
Outros oito municípios de MS apareceram na lista, sendo eles: Porto Murtinho (39,6ºC), Maracaju (39,6ºC), Rio Brilhante (39,6ºC), Miranda (39,2ºC), Água Clara (39ºC), Ribas do Rio Pardo (38,7ºC), Dourados (38,7ºC) e Bataguassu (38,6ºC). Campo Grande não está entre as primeiras no ranking, mas segundo os termômetros, registra 37ºC.
PREVISÃO
As temperaturas continuam em gradual elevação e estão previstas para chegarem a 43°C no norte e Pantanal, e 40°C na Capital, na quarta-feira.
Nos próximos dias, persistem as condições meteorológicas de forte subsidência, que é a alta pressão que promove o movimento descendente de ar de níveis superiores à superfície, inibindo o desenvolvimento de nuvens de chuva convectiva.
A umidade mínima fica abaixo de 15%, especialmente em áreas do centro-norte do Estado, inclusive da Capital.
Nesta segunda-feira, os ventos se intensificam, configurando condições de risco de inflamabilidade e de alastramento de incêndios.
Na quinta-feira, uma região alongada de baixa pressão atmosférica começa a promover aumento de nebulosidade a partir do sudoeste e sul do MS, com pequena chance de chuva isolada nestas áreas.