Cidades

ALERTA NEGADO

Mesmo sem O temporal previsto pelo Inmet, tempo esfria em MS

Na quinta-feira (17), o Inmet e o Cemtec divulgaram risco de chuva forte, acompanhada de granizo e ventos fortes para sexta-feira (18) e sábado (19), mas isso, até agora, acabou não acontecendo

Continue lendo...

Na quinta-feira (17), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS (Cemtec) alertaram para uma possível tempestade que aconteceria pelos próximos dois dias em todo o estado, mas isso acabou não ocorrendo e os sul-mato-grossenses presenciaram nuvens carregadas, mas sem chuva, porém com um clima mais fresco e nublado.

Segundo o divulgado pelos institutos meteorológicos, estava previsto para acontecer chuvas de até 50 mm por dia, acompanhadas de granizo e ventos de 40 a 60 km/h em todo o estado. Já o Cemtec seguiu o órgão nacional e indicou um tempo ainda mais instável, com o avanço de uma frente fria decorrente da baixa pressão atmosférica. 

Com isso, o favorecimento de “nebulosidade, chuvas, tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo” ganhariam força e as precipitações ultrapassariam os 40 mm em 24h. Porém, apenas a queda de temperatura e o clima nebuloso foram vistos pelos sul-mato-grossenses, acompanhadas de um pouquíssimo volume de precipitação.

De acordo com dados do próprio Inmet desta sexta-feira, Rio Brilhante foi a cidade de MS que mais choveu, com 20 mm, seguido Amambaí, com 16,4 mm, e Dourados, com 9,2 mm, bem menos do que o previsto por eles. Já na capital, que viu um forte temporal acontecer na cidade há quase duas semanas, marcou apenas 3,4 mm neste dia 18.

Acerca das temperaturas, não dá para dizer que os institutos erraram, já que algumas cidades chegaram a indicar mínimas entre 19°C e 24°C. Amambaí novamente aparece entre as primeiras cidades com menor temperatura registrada nesta sexta-feira, com 18.6°C, seguido por Ponta Porã, com 19.7°C, e Costa Rica, com 19.8°C. Em Campo Grande, a menor temperatura foi 21.3°C.

Previsão - final de semana

Mesmo com o erro na previsão desta sexta-feira, os alertas seguem em todo o estado para uma possível tempestade. A previsão deste sábado (19) mostra novamente condições favoráveis para aumento de nebulosidade, chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de ventos e até mesmo a queda pontual de granizo.

  • Para Campo Grande, estão previstas temperatura mínima de 22°C e máxima de 27°C. Chove.
  • região do Pantanal deve registrar temperaturas entre 22°C e 29°C. Deve chover.
  • Em Porto Murtinho é esperada a mínima de 23°C e a máxima de 31°C. Pode chover.
  • Norte do estado deve registrar temperatura mínima de 21°C e máxima de 29°C. Há previsão de chuva.
  • As cidades da região do Bolsão, no leste do estado, terão temperaturas entre 21°C e 29°C. Irá chover.
  • Anaurilândia terá mínima de 20°C e máxima de 26°C. Há possibilidade de chuva.
  • região da Grande Dourados deve registrar mínima de 20°C e máxima de 29°C. Há previsão de chuva.
  • Estão previstas para Ponta Porã temperaturas entre 20°C e 25°C. Pode chover.
  • Já a região de Iguatemi terá temperatura mínima de 20°C e máxima de 27°C. Há possibilidade de chuva.

Segundo o Cemtec, espera-se um tempo mais firme no domingo (20), com chance de chuva apenas nas regiões centro-norte e nordeste do estado, mas ainda nebuloso e frio, com temperaturas entre 18°C e 30°C, a depender da região analisada. Ventos de 30 km/h e 50 km/h também estão previstos para o dia.

Alertas de tempestades

Nesta manhã, o Inmet emitiu um alerta laranja (perigo) para tempestade em 21 cidades do Mato Grosso do Sul. Segundo o aviso, há potencial de "chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos". Os municipíos que fazem parte destes avisos são:

  • Água Clara
  • Alcinópolis
  • Aparecida do Taboado
  • Bandeirantes
  • Camapuã
  • Cassilândia
  • Chapadão do Sul
  • Corumbá
  • Costa Rica
  • Coxim
  • Figueirão
  • Inocência
  • Paraíso das Águas
  • Paranaíba
  • Pedro Gomes
  • Ribas do Rio Pardo
  • Rio Verde de Mato Grosso
  • São Gabriel do Oeste
  • Selvíria
  • Sonora
  • Três Lagoas

Ainda, outras cidades sul-mato-grossenses aparecem no alerta amarelo (perigo potencial), do qual revelam um risco menor de temporal, mas que deve ter preocupação e cuidados da população sobre.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Segurança passa mal ao inalar gás tóxico em posto de saúde de MS

O vazamento ocorreu na câmara fria da unidade, onde são armazenados os medicamentos

28/07/2025 18h13

Reprodução Governo do Estado

Continue Lendo...

O Corpo de Bombeiros foi acionado após um segurança inalar gás tóxico proveniente da câmara fria de um posto de saúde, no bairro Cohab, em Ladário, município localizado a 421 km de Campo Grande.

Uma equipe se deslocou para a unidade por volta das 19h21 de domingo (27). O posto fica na rua Nicola Scaffa e o chamado foi feito devido a um vazamento de gás na câmara fria, onde são armazenados os medicamentos da unidade.

Segundo informações levantadas com os profissionais que trabalham no local, o segurança do turno da noite passou mal após inalar o gás tóxico e precisou ser encaminhado ao pronto-socorro.

A equipe precisou entrar na unidade utilizando equipamentos de proteção respiratória. Os bombeiros abriram todas as portas e janelas para permitir a ventilação natural do ambiente.

Durante a inspeção, os bombeiros constataram que a câmara fria emitia um sinal sonoro, que estava ativado.

Após realizar todo o procedimento de segurança, a equipe repassou as orientações necessárias sobre os cuidados que devem ser adotados em casos de vazamento de gás tóxico.

O estado de saúde do profissional, assim como a origem exata do vazamento, não foi informado pela assessoria do Corpo de Bombeiros.

Assine o Correio do Estado

Chamamento público

ONG intermedia obras ambientais de R$ 3,6 milhões em dois municípios de MS

Edital prevê obras que combatem a erosão do solo e o assoreamento de rios

28/07/2025 18h00

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Com obras em torno de R$ 3,6 milhões, o Instituto Taquari Vivo abriu processo seletivo para contratação de empresa especializada na readequação de estradas vicinais e construção de terraços nos municípios de Figueirão e Alcinópolis.  A ONG venceu o Edital de Chamamento Público lançado pelo Governo do Estado e intermediará as obras que combatem a erosão do solo e o assoreamento dos rios da região. 

As intervenções devem beneficiar diretamente áreas de alta vulnerabilidade ambiental. Os municípios possuem solos arenosos e são fortemente impactados pelas condições precárias das estradas e pelo uso intensivo do solo, o que agrava o carreamento de sedimentos para os cursos d’água.

A contratação prevê a execução de 25 quilômetros de readequação de estradas rurais de leito natural, 375 quilômetros de terraços com camalhão central e 2.460 encabeçamentos nas extremidades dos terraços em cada um dos dois municípios. O objetivo é conter a erosão e impedir que sedimentos continuem impactando negativamente os rios locais.

A empresa vencedora terá até 180 dias para concluir os trabalhos após a emissão da ordem de serviço, com possibilidade de prorrogação mediante justificativa técnica. A fiscalização e a aprovação das obras ficarão sob responsabilidade do próprio Instituto Taquari Vivo.

Ainda segundo o edital, não será permitida subcontratação, e as empresas deverão comprovar experiência prévia na execução de obras similares, além de equipe técnica  para garantir o cumprimento das metas ambientais e estruturais previstas.

Serviço

As empresas interessadas devem encaminhar suas propostas até o dia 14 de agosto de 2025, às 17h30, para o e-mail [contato@taquarivivo.org]. O processo seletivo será conduzido com base no critério de menor preço global. 

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).