Cidades

Cidades

MS tem o 4º menor percentural de rede de esgoto

MS tem o 4º menor percentural de rede de esgoto

Redação

18/09/2008 - 13h34
Continue lendo...

     A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o número de residências atendidas por rede coletora de esgoto chegou a 51,3% no País. o número aumentou 2,8 pontos percentuais entre 2006 e 2007. Dentre as cinco regiões do Brasil, o Centro-Oeste tem o pior cenário em relação ao esgotamento: quase 53% das residências não têm qualquer tipo de saneamento regular. Mato Grosso do Sul tem o 4º menor percentual de esgotamento sanitário. Dos 726.000 domicílios, apenas 221.000, ou seja,  30,4% tinham rede coletora de esgoto ou fossa séptica em 2007.
        Na região Norte, a quantidade de domicílios ligados à rede de esgoto mais que dobrou de 2006 para 2007, passando de 186 mil para 381 mil. Mesmo assim, a região continuou com a menor parcela do País (9,8%). Mato Grosso lidera a lista do país, com 73,9% de casas sem o serviço. Do lado oposto, estão as regiões Sudeste e Sul que têm 89,4% e 79,5%, respectivamente, de domicílios com rede ou fossa. Quando se trata apenas da implantação de rede coletora, a região Norte é a pior, com apenas 9,8% das moradias atendidas.
        
        
        

Inclusão

Autistas terão salas especiais em aeroportos

Meta é que aeroportos de todas as capitais implementem a medida de inclusão

05/11/2024 16h30

Aeroporto de Campo Grande

Aeroporto de Campo Grande Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

O governo federal anunciou nesta terça-feira (5) a criação de um programa para ajudar passageiros com transtorno do espectro autista (TEA) e outras neurodivergências em aeroportos. Até 2026, 20 salas especiais serão implantadas para atender cerca de 200 mil passageiros com essas características que transitam anualmente pelos aeroportos brasileiros.

De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, a iniciativa visa oferecer melhores condições não apenas às pessoas com neurodivergências, mas também a seus familiares.

“Eu tenho, como afilhado, uma pessoa com espectro autista. Sei, portanto, o que significa uma iniciativa como esta. Este gesto simboliza muito bem o que precisamos no Brasil: o olhar para o bem-estar social”, declarou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

“A concessionária que fizer as três primeiras salas terá um olhar diferenciado na premiação dos melhores aeroportos do ano”, incentivou o ministro.

Implementação

As salas multissensoriais oferecerão estímulos visuais, táteis e auditivos para promover relaxamento, concentração e bem-estar. Salas de acomodação com estímulos reduzidos serão implementadas para acolher passageiros durante momentos de crise.

Além disso, haverá reavaliações de procedimentos para melhorar a experiência dos passageiros com TEA, tanto em voo quanto em solo, e capacitação para os profissionais do setor, além de conscientização dos demais passageiros.

“Ambos os espaços serão acessíveis a todas as faixas etárias e estarão disponíveis para passageiros com outras neurodivergências, garantindo um acolhimento inclusivo para todos”, informou o ministério.

Seis salas serão implementadas já no primeiro trimestre de 2025.

Expansão

Atualmente, quatro salas multissensoriais estão instaladas em aeroportos brasileiros. Em novembro, será inaugurada mais uma em Natal, e até o primeiro trimestre de 2025, mais seis salas serão implementadas.

A meta é que todos os aeroportos das capitais e os principais, com maior fluxo, contem com essas salas, sem custo para a União.

A iniciativa faz parte do programa Viver sem Limites II e é inspirada nas experiências de salas sensoriais instaladas pela Concessionária Zurich Airport nos aeroportos de Florianópolis (SC) e Vitória (ES).

Assine o Correio do Estado

Cidades

Burger King lança promoção exclusiva para participantes do ENEM 2024

As promoções são válidas até o próximo domingo (10) em todas as unidades da rede de fast-food. Os estudantes precisam apenas apresentar o caderno de provas para participar

05/11/2024 16h00

Rede de fast-food oferece promoções aos estudantes do Enem 2024

Rede de fast-food oferece promoções aos estudantes do Enem 2024 Reprodução/

Continue Lendo...

Buscando criar uma maior participação dos estudantes de Mato Grosso que estão concorrendo às vagas nas universidades pelo ENEM 2024, o Burger King deve dar continuidade à campanha “Compro Seu Voto”, com o apoio da Instituição Anhanguera.

Atentos à alta abstenção registrada nos últimos anos, os estudantes que apresentarem um dos cadernos da prova do ENEM 2024 até o próximo domingo (10) no balcão de todos os restaurantes do Burger King em Mato Grosso do Sul ganharão 1 batata frita média ou 1 cebola anéis médios.

“Com mais essa ação, as lojas do Burger King participa de forma genuína das conversas do momento de uma maneira relevante e, de quebra, ainda cumpre um papel social importantíssimo para o futuro dos estudantes”, afirma Igor Puga, CMO da ZAMP®, master franqueada do Burger King® no Brasil

As promoções são válidas desde o último final de semana, 3 de novembro, e se encerram no próximo domingo do ENEM, dia 11 de novembro, em todas as unidades do Burger King Brasil.

Promoções 

Nos últimos meses, as lojas franqueadas do Burger King em todo o Brasil vêm promoções para incentivos a novos clientes.

Nos dias das eleições municipais, as lojas do Burger King oferecem brindes para quem votar. Os clientes deverão apresentar o comprovante de votação em qualquer restaurante da rede e poderão escolher, sem custos, entre uma batata frita média ou um anéis de cebola médio.

 

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).