Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CAMPO GRANDE

Muro de contenção em canal de rio recebe reforço

Placas de concreto caíram após chuva no dia 23 de fevereiro
03/03/2020 18:14 - Da Redação


 

Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) de Campo Grande começaram a reforçar as placas de concreto do canal do rio Anhanduí. Serão fincadas no solo 14 estruturas de ferro e concreto que vão dar sustentação às quatro placas.

Antes de erguer as placas, os engenheiros optaram por implantar uma estrutura de sustentação com oito estacas de trilhos, quatro treliças metálicas e duas vigas de concreto. As placas serão reerguidas numa extensão de 24 metros da margem direita do canal (sentido  bairro), logo após a Rua Santa Adélia.

O trecho está no primeiro lote das obras de revitalização e controle de enchentes que a Prefeitura está executando no rio.  A previsão é que os reparos se estendam por duas semanas. Numa segunda etapa, já sob responsabilidade da empreiteira, as paredes de concreto serão “grampeadas” no solo, num sistema conhecido como ancoragem, já empregado no restante do canal: serão abertos furos, nos quais serão colocados cabos de aço que atravessarão as paredes, se estendendo por 11 metros no solo. Haverá ainda a injeção de concreto.

O projeto, que ainda está em fase de fechamento do orçamento, além dos 24 metros do canal danificado, prevê a ancoragem numa extensão de 70 metros (nas duas margens) do trecho do canal antigo.

HISTÓRICO

As placas caíram no dia 23 de fevereiro, quando o nível do rio subiu devido à chuva e com a força da correnteza, um trecho de 24 metros do canal caiu, trazendo parte do aterro sobre o qual estava encostado.

O rio Anhanduí, assim como o córrego Segredo, foi canalizado há mais de 40 anos. Segundo a Sisep, as ferragens de sustentação das paredes sofrem com os efeitos da ação do tempo, como a corrosão decorrente do contato com a correnteza, que recebe água contaminada por produtos químicos.

Como a queda de placas tem sido recorrente após chuvas intensas, a prefeitura vai contratar um projeto de revitalização para reforço de toda a estrutura do canal. De forma emergencial, a estrutura tem sido reforçada com trilhos e o barranco é contido com pedras e concreto.

 

Felpuda


Lideranças de alguns partidos estão fazendo esforço da-que-les para fechar chapa com o número exigido por lei de 30% do total de vagas para as mulheres. Uma dessas legendas, por exemplo, tenta mostrar a “felicidade” das suas pré-candidatas, mas teme o fracasso, tendo em vista que o “chefe maior” é aquele que já mandou mulheres calarem a boca e disse também que a importância da sua então esposa na campanha eleitoral era porque apenas “dormia com ele”. Ô louco!