Cidades

CAMPO GRANDE

Muro de contenção em canal de rio recebe reforço

Placas de concreto caíram após chuva no dia 23 de fevereiro

Continue lendo...

Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) de Campo Grande começaram a reforçar as placas de concreto do canal do rio Anhanduí. Serão fincadas no solo 14 estruturas de ferro e concreto que vão dar sustentação às quatro placas.

Antes de erguer as placas, os engenheiros optaram por implantar uma estrutura de sustentação com oito estacas de trilhos, quatro treliças metálicas e duas vigas de concreto. As placas serão reerguidas numa extensão de 24 metros da margem direita do canal (sentido  bairro), logo após a Rua Santa Adélia.

O trecho está no primeiro lote das obras de revitalização e controle de enchentes que a Prefeitura está executando no rio.  A previsão é que os reparos se estendam por duas semanas. Numa segunda etapa, já sob responsabilidade da empreiteira, as paredes de concreto serão “grampeadas” no solo, num sistema conhecido como ancoragem, já empregado no restante do canal: serão abertos furos, nos quais serão colocados cabos de aço que atravessarão as paredes, se estendendo por 11 metros no solo. Haverá ainda a injeção de concreto.

O projeto, que ainda está em fase de fechamento do orçamento, além dos 24 metros do canal danificado, prevê a ancoragem numa extensão de 70 metros (nas duas margens) do trecho do canal antigo.

HISTÓRICO

As placas caíram no dia 23 de fevereiro, quando o nível do rio subiu devido à chuva e com a força da correnteza, um trecho de 24 metros do canal caiu, trazendo parte do aterro sobre o qual estava encostado.

O rio Anhanduí, assim como o córrego Segredo, foi canalizado há mais de 40 anos. Segundo a Sisep, as ferragens de sustentação das paredes sofrem com os efeitos da ação do tempo, como a corrosão decorrente do contato com a correnteza, que recebe água contaminada por produtos químicos.

Como a queda de placas tem sido recorrente após chuvas intensas, a prefeitura vai contratar um projeto de revitalização para reforço de toda a estrutura do canal. De forma emergencial, a estrutura tem sido reforçada com trilhos e o barranco é contido com pedras e concreto.

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para hoje (23) em Campo Grande e demais regiões de Mato Grosso do Sul

Tempo seco segue aliado ao calor

24/09/2024 04h30

No oeste do estado temperaturas chegam a 41°C

No oeste do estado temperaturas chegam a 41°C Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Nesta terça-feira (24) a previsão indica tempo firme, com sol e variação de nebulosidade. Pela configuração dos ventos o céu deverá continuar encoberto por uma camada de fumaça oriunda de incêndios florestais na região amazônica e também de estados e países vizinhos.

A situação meteorológica ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica favorecendo o tempo quente e seco no estado de Mato Grosso do Sul. O grande destaque destes dias são as temperaturas acima da média aliado a baixos valores de umidade relativa do ar, com valores entre 7% e 20%. Por isso, recomenda-se que a população beba bastante líquido, evite exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia e umidifique os ambientes.

Além disso, as condições meteorológicas previstas, de tempo quente e seco, favorecem a ocorrência de incêndios florestais. Desta forma, recomenda-se que a população não ateie fogo em nenhuma situação, pois é crime ambiental.

Os ventos atuam entre o quadrante leste e norte com valores entre 40 km/h e 60 km/h. Pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Confira abaixo a previsão do tempo para cada região do estado: 

  • Para Campo Grande, estão previstas temperatura mínima de 25°C e máxima de 37°C. 
  • A região do Pantanal deve registrar temperaturas entre 24°C e 41°C. 
  • Em Porto Murtinho é esperada a mínima de 27°C e a máxima de 41°C. 
  • O Norte do estado deve registrar temperatura mínima de 24°C e máxima de 38°C.
  • As cidades da região do Bolsão, no leste do estado, terão temperaturas entre 22°C e 39°C. 
  • Anaurilândia terá mínima de 22°C e máxima de 38°C. 
  • A região da Grande Dourados deve registrar mínima de 23°C e máxima de 38°C. 
  • Estão previstas para Ponta Porã temperaturas entre 23°C e 35°C. 
  • Já a região de Iguatemi terá temperatura mínima de 22°C e máxima de 37°C. 

Assine o Correio do Estado

Cidades

Nova regra da Anatel impede ligações de vários números de uma mesma empresa

As prestadoras também deverão realizar novas etapas de verificação das chamadas -com foco na regularidade da numeração e na identificação de seu originador.

23/09/2024 21h00

Nova regra da Anatel impede ligações de vários números de uma mesma empresa para clientes

Nova regra da Anatel impede ligações de vários números de uma mesma empresa para clientes Divulgação/ Anatel

Continue Lendo...

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) proibiu a realização de ligações de múltiplos números aleatórios para chamadas da mesma origem. O procedimento, muito comum entre operadoras de telesserviços, dificulta a identificação de quem está realizando a ligação e o bloqueio de chamadas indesejadas pelo consumidor.

As prestadoras também deverão realizar novas etapas de verificação das chamadas -com foco na regularidade da numeração e na identificação de seu originador.

O pacote de medidas que prestadoras de serviços de comunicação devem seguir para combater o uso de ligações na aplicação de golpes e fraudes foi anunciado nesta segunda-feira (23) pela agência reguladora.

A agência também determinou a criação de um canal para centralizar o recebimento de denúncias de instituições financeiras sobre números utilizados para aplicar golpes e fraudes.

Após a denúncia, as operadoras deverão utilizar as informações recebidas para identificar o usuário e a prestadora de origem das chamadas, bloquear o acesso às redes de telefonia e acionar as autoridades de segurança pública.

As prestadoras que não cumprirem as medidas poderão receber multas de até R$ 50 milhões, podendo perder a autorização para prestação de serviço --caso sejam consideradas coniventes com as práticas criminosas.
 

*Informações da Folhapress 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).