Cidades

Cidades

Na volta de Kaká, Brasil goleia a Venezuela

Na volta de Kaká, Brasil goleia a Venezuela

Redação

12/10/2008 - 19h46
Continue lendo...

     

        Da redação

        Com muita tranqüilidade, a seleção brasileira goleou a Venezuela fora de casa por 4 a 0 neste domingo e manteve a vice-liderança das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. A partida no Estádio Pueblo Nuevo, em San Cristóbal, foi válida pela nona rodada da competição, a última do primeiro turno.
        O resultado deixa o Brasil com 16 pontos, quatro a menos do que o líder Paraguai. Já a Venezuela é a nona e penúltima colocada, com apenas sete pontos ganhos até o momento. As quatro melhores seleções ao término das 18 rodadas se classificarão para o Mundial da África do Sul, sendo que a quinta na tabela ainda terá direito de disputar uma repescagem.
        O confronto deste domingo foi fácil desde o início para os comandados do técnico Dunga. O toque de qualidade no meio-campo devido a volta do craque Kaká (não jogava pelo Brasil desde novembro de 2007), eleito no ano passado pela Fifa o melhor jogador do mundo, pôde ser sentida nos primeiros instantes do jogo.
        Logo aos cinco minutos, o atleta do Milan recebeu bom passe de Robinho e, com muita objetividade, invadiu a área e chutou cruzado, sem nenhuma chance de defesa para o goleiro Vega. A vantagem no marcador deu tranqüilidade aos jogadores brasileiros, que conseguiram manter um bom ritmo na partida.
        Quando os venezuelanos ainda tentavam assimilar o primeiro gol, veio o segundo, aos nove minutos. Em jogada individual, Robinho arriscou forte da entrada da área e acertou o ângulo: 2 a 0. Com menos de 10 minutos, o triunfo do Brasil estava praticamente decidido.
        Perdida em campo, a Venezuela apenas assistia o Brasil jogar e mal conseguia se aproximar da área de Júlio César. Para piorar a situação dos mandantes, o terceiro gol veio aos 18 minutos, com Adriano, que não balançava as redes pela seleção desde 2006.
        Em mais uma bela jogada de Kaká, ele tocou para Elano na esquerda, que cruzou rasteiro nos pés do 'Imperador'. O jogador da Inter de Milão bateu forte e Vega mais uma vez teve que ir buscar a bola no fundo do gol.
        A tranqüilidade em campo fez a seleção brasileira claramente diminuir o ritmo. O time da casa partiu para o ataque e os comandados de Dunga passaram a encontrar mais espaço para tocar a bola e administrar o marcador. O lance mais perigoso da Venezuela na etapa inicial aconteceu já aos 43 minutos, quando Maldonado cruzou e Arango cabeceou para o corte do zagueiro Lúcio.
        No segundo tempo, a Venezuela voltou com mais força ofensiva e chegou a perder duas oportunidades com o atacante Maldonado. Em tarde inspirada, o goleiro brasileiro Júlio César pegou um cabeceio e um chute à queima roupa em seqüência, aos sete minutos. Aos 15, o goleiro mais uma vez se esticou para fazer grande defesa em disparo do atacante venezuelano dentro da área.
        Apesar da maior atenção defensiva, o Brasil não abdicou de atacar, tanto que antes do quarto gol chegou a desperdiçar duas chances incríveis, na cara do gol, uma com Kaká e outra com Robinho.
        Mas, aos 21 minutos, após receber passe perfeito de Kléber, o craque do Manchester City não deu chance para o azar. Na grande área e sem marcação, ele bateu colocado, no canto do goleiro Vega.
        Com o triunfo mais do que garantido, o treinador resolveu colocar em campo Alex, do Internacional, que pela primeira vez vestiu a camisa da seleção. Ele entrou no lugar de Kaká. Depois disso, Mancini, convocado pela primeira vez na 'era Dunga', substituiu Josué. O jogo seguiu sem lances mais perigosos até o apito final do árbitro.
        O Brasil volta a campo pelas Eliminatórias na próxima quarta-feira para encarar a Colômbia no Maracanã. No mesmo dia, a Venezuela recebe o Equador. (informações do Estadão)
        

Operação Fake Fire

Após sofrer batida, 'Pagodinho' é denunciado por disseminar fake news e violência política

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul apresentou denúncia contra o influencer de Nova Andradina, que, em outubro, sofreu batida do Gaeco e teve aparelhos eletrônicos apreendidos

21/12/2024 09h26

Reprodução Redes Sociais

Continue Lendo...

O Ministério Público Eleitoral (MPE) denunciou o influencer conhecido como “Pagodinho”, apontado como administrador de um perfil no Instagram que disseminou fake news e cometeu violência política de gênero durante o pleito eleitoral de 2024.

No dia 2 de outubro, Murilo Cesar Carneiro da Silva, mais conhecido como “Pagodinho”, sofreu uma batida pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).

Como bem acompanhou o Correio do Estado, o objetivo da ação, que recebeu o nome de "Operação Fake Fire", era investigar a disseminação de notícias falsas durante o período das eleições municipais e outros crimes.

Durante a operação, que recebeu o nome de “Fake Fire”, com mandados de busca e apreensão, a equipe esteve em dois endereços ligados a Pagodinho e apreendeu cerca de R$ 5.409,00 em espécie, um aparelho celular e um dispositivo de armazenamento.

Divulgação Gaeco

Monitoramento

Pagodinho saiu usando tornozeleira eletrônica em decorrência do cumprimento de monitoramento expedido pela Justiça Eleitoral.

Além disso, foram aplicadas medidas cautelares que proíbem que ele deixe o município sem autorização judicial e que esteja em casa durante o período das 19h às 7h.

Adicionalmente, Pagodinho está proibido de publicar ou utilizar meios para divulgação de informações de cunho eleitoral, seja de maneira direta ou com auxílio de terceiros.

 

Denunciado

Após as investigações nos aparelhos apreendidos, o MPE, por meio da Promotoria Eleitoral de Nova Andradina, apresentou denúncia contra Pagodinho, que foi apontado como responsável pelo perfil no Instagram @novafogooficial, que possui aproximadamente 107 mil seguidores.


 Diante dos fatos, o influencer foi acusado de ter feito “ofensas humilhantes e constrangedoras contra uma candidata nas eleições municipais de 2024”.

Ainda, segundo a investigação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), foi apurado que Murilo Cesar teria disseminado informações falsas em grupos de mensagens, desobedecendo ordens da Justiça Eleitoral.

Com isso, o MPE denunciou Pagodinho, apontado como titular do perfil, pelos crimes de divulgação de fatos inverídicos, desobediência à Justiça Eleitoral e violência política de gênero.

A previsão das penas para os crimes pode acarretar em mais de seis anos de prisão.  


A denúncia é um desdobramento da “Operação Fake Fire”, deflagrada em Nova Andradina, e foi protocolada na 5ª Zona Eleitoral do município, responsável pela análise e julgamento do processo.

Assine o Corrreio do Estado
 

Tempo

Verão começa com previsão de chuvas abaixo da média histórica

Estação mais quente do ano começou na manhã deste sábado

21/12/2024 09h15

Verão 2024/2025 terá menos chuvas

Verão 2024/2025 terá menos chuvas Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

O verão de 2024/2025 teve início neste sábado (21), às 6h20 (horário de Brasília), marcando o começo da estação mais quente do ano no Hemisfério Sul.

A estação traz consigo mudanças rápidas nas condições climáticas, caracterizadas por chuvas intensas e ventos fortes em algumas regiões, além de dias mais longos e temperaturas elevadas em todo o país.

Previsões climáticas

De acordo com o Prognóstico Climático de Verão divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as previsões para esta estação indicam uma tendência de chuvas abaixo da média na maior parte do Brasil. A meteorologista do Inmet, Maytê Coutinho, explica que "de maneira geral, as previsões climáticas indicam o predomínio de chuvas abaixo da média climatológica em grande parte do país".

A meteorologista alerta que a regularidade das chuvas nas Regiões Norte e Nordeste pode ser ainda mais comprometida se as atuais condições oceânicas permanecerem, com águas mais quentes no Atlântico Tropical Norte e mais frias no Atlântico Tropical Sul.

Distribuição Regional das Chuvas:

  • Norte: Exceção à tendência geral, com predomínio de chuvas acima da média.
  • Nordeste: Expectativa de menor volume de chuvas entre janeiro e março.
  • Centro-Oeste e Sudeste: Precipitações devem ficar entre o normal e abaixo da média.
  • Sul: Chuvas devem permanecer na faixa normal ou abaixo do normal, com volumes já naturalmente menores nesta época do ano.

La Niña

O fenômeno La Niña, que tradicionalmente causa fortes chuvas no Norte e Nordeste do Brasil e secas no Sul, terá uma duração mais curta neste verão. A probabilidade de suas condições prevalecerem é de 60% entre janeiro e março, diminuindo para 40% entre fevereiro e abril de 2025.

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).