Cidades

Cidades

'Não sintam vergonha de não saber falar português', diz Padilha a estrangeiros

'Não sintam vergonha de não saber falar português', diz Padilha a estrangeiros

folhapress

26/08/2013 - 16h15
Continue lendo...

"Não sintam vergonha de não saber falar português", disse o ministro Alexandre Padilha (Saúde) hoje ao receber os médicos estrangeiros que chegaram ao Brasil no fim de semana para participar do Mais Médicos.

A maior parte dos profissionais inscritos no programa veio de Cuba, Espanha, Argentina e Uruguai.

"Eu já atendi a vários povos de comunidades indígenas sem falar a língua deles. Muitos dos meus colegas também voltaram sem saber falar nenhuma palavra em línguas indígenas. Salvei vidas. Eles salvaram vidas", disse o ministro. "Se não estivéssemos lá, muitas vidas não teriam sido salvas."

Em um auditório dentro do campus da Universidade de Brasília, da Finatec (Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos), o grupo de médicos que está alojado em Brasília participou de uma cerimônia de abertura do programa.

A partir de hoje -e por três semanas- os profissionais que estão na capital federal passarão por uma espécie de curso, antes de serem enviados para as cidades do interior ou áreas carentes em que há falta de médicos brasileiros. As aulas também começaram hoje em outras sete cidades (Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza) .

Os médicos estrangeiros serão avaliados por professores de instituições públicas e os que forem considerados aptos, receberão um registro profissional provisório para começar a trabalhar no município que for determinado, a partir de 16 de setembro.

Apesar de destacar que a língua não é um ponto fundamental para que a profissão possa ser exercida, o ministro Alexandre Padilha destacou que os médicos inscritos no programa também serão avaliados pelo seu desempenho em se comunicar em português.

"Vocês passarão por um processo intenso de avaliação, de troca de experiências, de conhecimentos. Quem vai para área indígena, além dos conteúdos nacionais, dos cursos, de avaliação sobre língua portuguesa, vão ter também no fim do dia, módulos específicos sobre a cultura da região onde vão trabalhar", disse.

De acordo com o ministro, também serão convocados profissionais das regiões beneficiadas pelos programas para dar palestras aos médicos estrangeiros.
Chamados de "coordenadores locais", eles falarão sobre os costumes da população, doenças mais comuns, organização do horário de trabalho, entre outros tópicos específicos daquela população. 

Educação

Prouni 2026: inscrição gratuita para o 2º semestre começa nesta terça

Estudante deve ter ensino médio e ter participado do Enem 2024 ou 2025

06/07/2026 18h00

Estudante deve ter ensino médio e ter participado do Enem 2024 ou 2025

Estudante deve ter ensino médio e ter participado do Enem 2024 ou 2025 FOTO: Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

As inscrições gratuitas para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre começam nesta terça-feira (7) e irão até sexta-feira (10).Estudante deve ter ensino médio e ter participado do Enem 2024 ou 2025Estudante deve ter ensino médio e ter participado do Enem 2024 ou 2025

O procedimento deve ser feito exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC). 

A iniciativa federal oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50% do valor da mensalidade) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior.

O candidato deverá optar por concorrer às bolsas destinadas à ampla concorrência ou àquelas destinadas às pessoas com deficiência (PCD) e autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas.

Todas as informações sobre as regras deste processo seletivo estão no Edital (nº 51/2026), publicado na última quarta-feira (1º) pelo Ministério da Educação (MEC).

Quem pode se inscrever

Para se inscrever, é necessário que o estudante tenha completado o ensino médio; participado das edições de 2024 ou de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a redação do Enem.

Os candidatos precisam atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • ter feito o ensino médio como bolsista integral ou bolsista parcial em instituição privada;
  • ter mesclado o ensino médio entre escola pública e privada.
  • ser uma pessoa com deficiência como previsto na legislação;
  • ser professor ativo da rede pública de ensino que queiram cursar licenciatura ou pedagogia. Para esses docentes, não é exigido o limite de renda que se aplica aos demais candidatos.

Quem participou do Enem na condição de treineiro, ou seja, para autoavaliação antes mesmo de concluir o ensino médio, não pode se inscrever no Prouni 2026.  

Além disso, é necessário que todos os inscritos se atentem aos critérios de renda exigidos para a obtenção da bolsa.

Para as bolsas integrais, que cobrem 100% do valor da mensalidade, a renda familiar bruta mensal por pessoa é até 1,5 salário mínimo.

Já para bolsas parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade, a renda familiar bruta mensal por pessoa é até três salários mínimos.

Classificação

Para fins de classificação e eventual pré-seleção no processo seletivo, será utilizada a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor média entre as edições de 2024 e 2025. 

A classificação ainda observará a modalidade de concorrência escolhida na inscrição pelo candidato, por curso, turno, local de oferta e instituição, além de considerar se o candidato concorre em ampla concorrência ou às bolsas destinadas à implementação de políticas afirmativas.

Resultado

 O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de julho na página do Prouni. A segunda chamada sairá no dia 5 de agosto.

Depois disso, os selecionados na primeira chamada precisam comprovar as informações de 15 a 24 de julho. Já os da segunda chamada deverão confirmar seus dados entre os dias 5 e 14 de agosto.

Confira abaixo o cronograma oficial do Prouni 2026/2:

  • inscrições: 7 a 10 de julho;
  • resultado 1ª chamada: 15 de julho;
  • resultado 2ª chamada: 5 de agosto;
  • lista de espera: 26 e 27 de agosto;
  • resultado lista de espera: 1º de setembro.

Acidente

Homem morre em grave acidente na Avenida das Bandeiras, em Campo Grande

Acidente ocorreu no cruzamento da Avenida das Bandeiras com a Rua Bom Sucesso; Polícia Civil apura a dinâmica da batida

06/07/2026 17h29

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Um grave acidente entre duas motocicletas terminou com a morte de um homem e deixou outro motociclista gravemente ferido na tarde desta segunda-feira (6), no cruzamento da Avenida das Bandeiras com a Rua Bom Sucesso, no Jardim Jockey Club, em Campo Grande.

A colisão mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Militar e da Perícia Científica, além de provocar congestionamento em uma das principais vias da região. 

De acordo com as informações apuradas, os dois motociclistas seguiam por vias que se cruzam quando ocorreu a colisão. O impacto foi tão violento que um dos condutores não resistiu aos ferimentos e morreu antes mesmo da chegada das equipes de resgate.

O outro motociclista recebeu os primeiros atendimentos ainda na avenida por equipes do Samu. Em estado grave, ele foi encaminhado para a Santa Casa de Campo Grande, onde permanece sob cuidados médicos. Até a publicação desta reportagem, não havia informações atualizadas sobre seu quadro clínico.

A área do acidente foi isolada pela Polícia Militar para permitir o trabalho da Perícia Científica, responsável pela coleta de vestígios que ajudarão a esclarecer como ocorreu a colisão. A Polícia Civil também acompanhou os levantamentos e instaurará inquérito para apurar as circunstâncias do acidente.

Durante o atendimento da ocorrência, o trânsito na Avenida das Bandeiras ficou parcialmente interditado, provocando lentidão e congestionamento nos dois sentidos da via. Motoristas precisaram buscar rotas alternativas até a conclusão dos trabalhos periciais e a remoção dos veículos envolvidos.

A identidade da vítima fatal ainda não havia sido divulgada oficialmente até a publicação desta reportagem. A principal linha de investigação busca determinar a dinâmica da colisão, incluindo a preferência de passagem, a velocidade dos veículos e outros fatores que possam ter contribuído para o acidente.

O caso foi registrado e será investigado pela Polícia Civil. Laudos da perícia e eventuais imagens de câmeras de monitoramento da região poderão ser utilizados para esclarecer as causas da batida e apontar eventuais responsabilidades. 

Câmeras de segurança flagraram o momento do acidente.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).