Cidades

JUSTIÇA

Governo Federal doa área para construção de Fórum da Mulher em Campo Grande

O local deverá abrigar as varas da violência doméstica e familiar contra a mulher de Campo Grande e serviços judiciais da infância e adolescência

Continue lendo...

O Governo Federal doou área que será destinada a construção do Fórum da Mulher, da Infância, Adolescência e do Idoso.

O terreno doado fica ao lado da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande. O Fórum será construído num espaço total de 5.440 m² e as obras devem iniciar ainda neste ano.

De acordo com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) o local deverá abrigar as varas da violência doméstica e familiar contra a mulher de Campo Grande e serviços judiciais da infância e adolescência.

O convênio será administrado pela Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e o projeto do novo fórum será executado em parceria com o Governo Estadual e com colaboração do Governo Federal, tendo o TJMS como responsável pela dotação orçamentária.

Nesta quarta-feira (29) no Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, o presidente, Des. Sérgio Fernandes Martins, assinou a documentação relativa à doação da área destinada à construção do Fórum da Mulher, da Infância, Adolescência e do Idoso,  junto do Superintendente do Patrimônio da União (SPU) em Mato Grosso do Sul, Tiago Resende Botelho, e do Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antônio Carlos Vieira.

Sobre as tratativas para o acordo, conforme informado pelo Tribunal de Justiça, o desembargador Sérgio Martins, presidente do TJMS, tomou conhecimento da possibilidade da Justiça receber a área para construção do Fórum especializado no inicio de sua gestão.

Após trativas com a União, no dia 20 de março, o desembargador fez uma nova reunião na Secretaria de Gestão do Patrimônio da União em Brasília/DF, onde a área contígua à Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande foi reservada para a futura construção.

IMÓVEL DA GENTE

Como já noticiado pelo jornal Correio do Estado, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) têm um projeto em andamento para destinar áreas sem uso da União para regularização de cartórios eleitorais, conjuntos habitacionais ou espaços públicos para saúde e educação.

Intitulado Imóvel da Gente, o programa tem como objetivo destinar áreas sob gestão do SPU que estão ociosas e sem funcionalidade para políticas públicas diversas que beneficiem as áreas de educação, saúde, assistência social, segurança alimentar, cultura, esporte, a oferta habitacional e a regularização fundiária nos municípios.

Inicialmente foram anunciadas 69 áreas destinadas para o Estado, segundo a SPU-MS, esta é  apenas a primeira leva já confirmada de terrenos a serem utilizados para políticas públicas. A expectativa é de que o programa possa ter até 250 imóveis a serem doados em MS. 

Em todo o País, mais de 500 imóveis da União em 200 municípios poderão ser destinados a outros entes federativos, movimentos sociais e setor privado para a construção de habitações e equipamentos públicos.

Desse quantitativo, de acordo com o governo Federal, serão destinados 68 imóveis para parques e instalações de cultura, esporte e lazer, 49 imóveis para a educação, 33 imóveis para empreendimentos de sistemas viários, infraestrutura de energia, água e saneamento, 26 imóveis para unidades de saúde e hospitais e 27 imóveis para segurança pública.

EDUCAÇÃO

Enem 2025: Pedidos de isenção da taxa começam nesta segunda

Os interessados têm até 25 de abril para pedir a isenção

13/04/2025 17h30

Os participantes que não compareceram aos dois dias de provas do Enem 2024 precisam justificar a ausência

Os participantes que não compareceram aos dois dias de provas do Enem 2024 precisam justificar a ausência FOTO: Divulgação

Continue Lendo...

Começa amanhã (14), e segue até o dia 25 de abril, o período para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025. A solicitação deve ser feita exclusivamente pelo portal Página do Participante, com o login único do Gov.br.

A isenção está disponível para os seguintes públicos:

  • Estudantes do 3º ano do ensino médio em escola pública em 2025;
  • Estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada com renda familiar de até um salário mínimo e meio;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica registradas no Cadastro Único para Programas Sociais;
  • Participantes do programa Pé-de-Meia também podem solicitar a isenção.

Conforme o cronograma, o resultado das solicitações será divulgado em 12 de maio, com período de recursos entre 12 e 16 de maio, e o resultado dos recursos será publicado em 22 de maio.

A documentação exigida para solicitar a isenção inclui documentos de identidade, histórico escolar ou declaração de bolsista, comprovantes de renda, residência e benefícios sociais, além de documentos específicos para beneficiários do CadÚnico.

Vale lembrar que, os participantes que não compareceram aos dois dias de provas do Enem 2024 precisam justificar a ausência para ter a isenção. A justificativa também é feita através do Portal do Candidato.

Também é importante ressaltar que, quem não se lembra da senha pode recuperá-la na própria plataforma.

ENEM

O Enem é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). As notas também podem ser usadas em processos seletivos de instituições portuguesas conveniadas ao Inep.

Assine o Correio do Estado.

Cidades

Domingo de Ramos abre celebrações da Semana Santa; Veja programação

Até o domingo de Páscoa, haverá procissões, vigília, missas e Via Sacra na Igreja Católica

13/04/2025 17h00

Domingo de Ramos abre as celebrações da Semana Santa na Igreja Católica

Domingo de Ramos abre as celebrações da Semana Santa na Igreja Católica Foto: Reprodução / Instagram

Continue Lendo...

O Domingo de Ramos, celebrado neste domingo (13), marca o início da Semana Santa na Igreja Católica, que celebra a Paixão, Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Até o próximo domingo (20) de Páscoa, várias celebrações serão feitas em diversas comunidades.

As celebrações começaram pela manhã e seguem até a noite em algumas comunidades, com procissões e missa com benção dos ramos.

Na Igreja Católica, a comemoração litúrgica do Domingo de Ramos relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém.

O domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado em um jumento e, com as folhas nas mãos, aclamavam Jesus.

Durante toda essa semana, os católicos recordam o itinerário de Jesus até a ressurreição, no Domingo de Páscoa.

No Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, as missas foram realizadas de manhã e, no período da noite, haverá às 18h e às 20h, todas com benção dos ramos.

Na programação da Semana Santa, estão previstas várias celebrações e atividades como Vigília e Adoração, celebração da Paixão do Senhor, celebração Penitencial, Via Sacra com Canto do Perdão, Santa Missa da Ceia do Senhor (popularmente conhecida como Lava Pés) e Missa e Cantata de Páscoa.

O Santuário também manterá as transmissões ao vivo para que os fiéis possam acompanhar alguns dias de celebração da Semana Santa.

Programação

Confira a programação de celebrações no Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro:

Domingo de Ramos (13)

18h: Santa Missa e procissão com ramos

20h: Santa Missa e procissão com ramos

Segunda-feira (14)

8h às 10h e 14h às 16h: Confissão

18h15: Vésperas

19h: Meditação das Sete Dores da Virgem Maria e Missa

Terça-feira (15)

8h às 10h e 14h às 16h: Confissão

18h15: Vésperas

19h: Celebração Penitencial e Missa

Quarta-feira (16)

5h15: Laudes

6h, 12h e 21h: Santa Missa

6h às 23h: Confissão e novena

Quinta-feira Santa (17)

9h: Missa do Crisma na Igreja Matriz da Paróquia Cristo Bom Pastor

18h15: Vésperas

19h: Missa da Ceia do Senhor

20h30 às 23h: Adoração ao Santíssimo Sacramento

Sexta-feira Santa (18)

5h30: Laudes

5h30 às 15h: Adoração ao Santíssimo Sacramento

15h: Celebração da Paixão do Senhor

16h30: Veneração do Cristo Morto

19h: Via Sacra Processional e Canto do Perdão

Sábado Santo (19)

9hRito de Preparação Imediata dos Eleitos aos Sacramentos da Iniciação Cristã

19h: Missa na Vigília Pascal

Domingo de Páscoa (20)

6h15: Laudes

7h, 10h, 16h e 18h e 20h: Missa

17h: Cantata de Páscoa

Semana Santa

A Semana Santa celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo e se inicia no Domingo de Ramos e termina com a ressurreição de Jesus, no Domingo de Páscoa.  

Na Igreja Católica, o Tríduo Pascal terá início na Quinta-feira Santa (17), lembrando a última ceia de Jesus com seus discípulos, quando Ele anuncia que será morto.  

Na Sexta-feira Santa (18) Jesus é crucificado. Motivo de luto, esse é o único dia do ano que não se celebra missa, apenas se faz a celebração da morte com a Celebração da Paixão do Senhor, às 15h.

No Sábado (19), é celebrada a Missa Solene Vigília da Páscoa na Ressureição.

A Semana Santa encerra com o Domingo de Páscoa (20), dia em que Jesus ressuscitou, segundo a crença cristã. Páscoa significa “passagem” da morte para a vida.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).