Cidades

Cidades

Novos soldados PM ingressam no Cfap no dia 1º de setembro

Novos soldados PM ingressam no Cfap no dia 1º de setembro

Redação

29/08/2010 - 16h30
Continue lendo...

         O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap) da Polícia Militar recebe a partir do dia 1º de setembro os novos alunos para o curso de formação de 2.540 horas/aula. Após o curso, Mato Grosso do Sul ganha um reforço de cerca de 150 novos policiais militares. Em 2011 serão mais de 400 homens sendo incorporados à instituição da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), todos formados pelo Cfap.

        ?Aqui nós temos instrutores especializados nas áreas em que dão aulas para os novos soldados. Podemos dizer que os melhores instrutores da Polícia Militar do Estado estão aqui no Cfap?, afirma o comandante do Centro de Formação, tenente-coronel Valter Godoy Rojas.

        O comandante explica que a recepção aos novos soldados é feito de forma a adaptá-los ao meio militar. ?A primeira semana é de adaptação porque o soldado está saindo do meio civil e entrando para uma rotina militar, por isso são realizadas atividades voltadas para o grupo, ordem unida e condicionamento físico?, diz. Conforme o tenente-coronel, desta forma os novos soldados são preparados para o início das matérias que formam o policial militar que irá atuar junto à população. ?Começamos com matérias básicas e depois se vai ampliando o campo de conhecimento. O curso é bastante técnico, porém sem exageros?, completa.

        São oito meses de formação diária dentro do Cfap. As matérias são aplicadas em quatro módulos subdivididos em ciclos que duram dois meses cada. As aulas são aplicadas todos os dias na academia e os soldados também começam a tirar serviço no local para começar a se ambientar ao serviço militar da polícia. ?Começam com serviço de guarda do quartel já para condicioná-los às rotinas militares?, comenta o comandante.

        Já durante a formação os alunos recebem uma bolsa equivalente a 70% do valor salarial pago a um soldado PM. ?Também incentivamos para que eles participem de cursos de aperfeiçoamento oferecidos pela Rede de Educação à Distância (EAD) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Com isso eles aprendem mais e podem ser beneficiados pela Bolsa Formação?, observa o tenente-coronel.

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para hoje (8) em Campo Grande e demais regiões de Mato Grosso do Sul

Tempo seco segue em todo o estado

08/07/2025 04h30

Gerson Oliveira

Continue Lendo...

Nesta terça-feira (8) a previsão indica tempo firme, com predomínio de sol e variação de nebulosidade em Mato Grosso do Sul. Essa condição está associada à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas, mantendo o tempo estável em todo o estado.

A presença do ar seco favorece elevadas amplitudes térmicas — ou seja, grande diferença entre a temperatura mínima e máxima do dia —, podendo atingir variações de até 20°C.

Além disso, são esperados baixos índices de umidade relativa do ar, variando entre 20% e 40%, especialmente durante a tarde. Nos próximos 10 dias, não há indicativos de chuva significativa sobre o estado. 

Os ventos atuam do quadrante leste com valores entre 30 km/h e 50 km/h. Pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

Confira abaixo a previsão do tempo para cada região do estado: 

  • Para Campo Grande, estão previstas temperatura mínima de 16°C e máxima de 26°C. 
  • A região do Pantanal deve registrar temperaturas entre 15°C e 29°C. 
  • Em Porto Murtinho é esperada a mínima de 16°C e a máxima de 30°C. 
  • O Norte do estado deve registrar temperatura mínima de 14°C e máxima de 28°C. 
  • As cidades da região do Bolsão, no leste do estado, terão temperaturas entre 13°C e 27°C. 
  • Anaurilândia terá mínima de 12°C e máxima de 26°C. 
  • A região da Grande Dourados deve registrar mínima de 12°C e máxima de 26°C. 
  • Estão previstas para Ponta Porã temperaturas entre 12°C e 24°C. 
  • Já a região de Iguatemi terá temperatura mínima de 10°C e máxima de 26°C. 

Assine o Correio do Estado

Lar Legal

MS terá maior programa da história voltada à regularização fundiária em áreas da União

Acordo assinado hoje em parceria com instituições federais devem garantir títulos de propriedade e dignidade a comunidades

07/07/2025 18h15

MS terá maior programa da história voltada à regularização fundiária com áreas da União

MS terá maior programa da história voltada à regularização fundiária com áreas da União Divulgação/SPU

Continue Lendo...

Parceria entre a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), a Defensoria Pública da União (DPU), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e a Agência de Habitação Popular de MS (Agehab) fez Mato Grosso do Sul dar um grande passo rumo à justiça social e a erradicação do déficit habitacional. 

Assinado hoje, o Acordo de Cooperação Técnica do programa Lar Legal visa promover a regularização fundiária urbana em áreas da União, o que irá beneficiar milhares de famílias em situação de vulnerabilidade. 

Através da formalização do Acordo, será implementado em Mato Grosso do Sul o maior programa de regularização fundiária da história do estado, abrangendo áreas de assentamentos urbanos que convivem com a informalidade e a insegurança jurídica a respeito de suas moradias. 

Em primeiro momento, o programa atuará inicialmente nas áreas prioritárias presentes em Campo Grande, Três Lagoas e outros municípios. Através do Acordo, serão garantidos títulos de propriedade, acesso à infraestrutura urbana, além de levar dignidade às comunidades que aguardam estas ações a anos. 

Para Tiago Botelho, superintendente da SPU em Mato Grosso do Sul, o programa marca um momento de revolução. 

“Esse acordo marca o início de uma revolução sócio habitacional. Estamos falando de milhares de famílias que passarão a ter o direito pleno à moradia, à cidade e à dignidade. A regularização fundiária não é apenas papelada, é justiça social na prática”, afirmou.

O TJMS e a DPU darão suportes técnicos e jurídicos ao programa, para resolver as partes burocráticas e trâmites de regularização. A Agehad e a SPU serão responsáveis pela identificação das áreas, produção de documentos e a entrega dos títulos de propriedades aos moradores. 

Botelho ressaltou que o Lar Legal “é uma forma mais rápida de regularizar áreas que estão consolidadas. Por meio de uma ação coletiva podemos regularizar grandes áreas que esperam há décadas”.

Através do programa, serão realizadas ações sociais, urbanísticas e ambientais, com o intuito de garantir que a regularização venha acompanhada de melhorias efetivas na qualidade de vida das comunidades.

Relembre

Conforme apresentado pelo Correio do Estado, em fevereiro deste ano, o deputado federal Vander Loubet (PT) havia solicitado que a SPU-MS fizesse uma avaliação para reclassificar os bens operacionais pertencentes à União no estado como não operacionais, a fim de destiná-los ao programa do governo federal Imóvel da Gente. 

Com o pedido, a superintendência realizou o levantamento das áreas em desuso da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), onde constataram a existência das áreas nos municípios de Sidrolândia, Ponta Porã, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Campo Grande, Aquidauana, Maracaju e Corumbá. No levantamento, foi apresentado a situação fundiária de cada área com detalhes sobre extensão, ocupação e quais procedimentos administrativos podem ser adotados. 

Ao total, foram contabilizados 955 mil metros quadrados para a construção de moradias populares e regularização das ocupações, distribuídos nos municípios do estado, pertencentes à extinta Rede Ferroviária Federal S.A.

Em junho, a SPU fez um pedido para que a Agência Nacional de Transportes Terrestres retirasse as áreas do processo de solução consensual da Rumo Malha Oeste e adotasse os devidos procedimentos administrativos para a regularização fundiária. Nessas áreas, seria possível construir cerca de 3,8 mil moradias com terrenos de 250 m². 
 

*Colaborou Clodoaldo Silva

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).