Dona de empresa que garantia emprego para poder vender curso à distância é presa em flagrante, por policiais civis, na manhã desta segunda-feira (19) por praticar propaganda enganosa. Com a frase publicitária “Venha que você vai ter certeza do seu emprego”, empresária garantia oportunidades que não existiam.
O Procon municipal de Campo Grande recebeu denúncia de mãe que inscreveu filha para participar de curso com a garantia de emprego, mas que não aconteceu. Mais de 30 pessoas já tinham feito o curso que custava R$ 200,00 de entrada mais oito parcelas de R$ 144,00, porém não foram empregadas.
A estratégia da dona da escola era de vender o curso com a garantia enganosa de que a pessoa saíria empregada automaticamente, porém isso não acontecia.
O curso de Educação à Distância (EAD) era verdadeiro e capacitava a pessoa para atuar na área de auxiliar administrativo em empresas, porém, a propaganda utilizada pela dona era enganosa.
No momento em que agentes do Procon flagraram a dona do estabelecimento, outra vítima estava chegando e reclamando da fraude, dizendo que sua filha havia se submetido ao curso apenas porque esperava que a promessa de sair empregada fosse cumprida. A maioria das vítimas eram jovens que buscavam o primeiro emprego.
A pena para o crime de propaganda enganosa é de um a cinco anos de detenção e a multa deverá ser calculada após finalização do processo.
Durante a autuação, o agentes do Procon se depararam com menores de idade sentados em mesas com computadores e realizando o curso à distância.
A dona da empresa declarou que tinha contrato com demais lojas para que aqueles que finalizassem o curso pudessem ingressar na vaga, mas agentes do Procon averiguaram a informação e não encontraram encaminhamento nenhum para nenhuma empresa associada. “Ela anunciava como se fosse uma agência de emprego, mas na verdade ela queria vender o curso. É a mesma coisa de vender a Bíblia garantindo a salvação”, finalizou o subsecretário do Procon municipal Valdir Custódio.
A reportagem está tentando entrar em contato com a proprietária do estabelecimento.