Cidades

CAMPO GRANDE

Paciente transplantado é agredido e perde a visão novamente em Campo Grande

Homem foi atacado em frente a instituto oftalmológico e precisou passar por cirurgia de urgência; suspeito, já conhecido por agressões, foi preso horas depois

Continue lendo...

Um homem que aguardava atendimento médico acabou perdendo a visão após ser brutalmente agredido, sem qualquer motivo, na manhã desta segunda-feira (26), em frente ao Instituto da Visão de Mato Grosso do Sul, no bairro Chácara Cachoeira, em Campo Grande.

A vítima estava no local para acompanhar um transplante de córnea, procedimento pelo qual esperou cerca de dois anos e que havia devolvido sua visão, quando foi surpreendida pelo agressor. O golpe atingiu diretamente o olho esquerdo operado e causou uma lesão grave.

Por conta da violência, o paciente precisou passar por uma cirurgia de urgência e segue internado. Laudo médico já anexado ao inquérito aponta dano permanente e indica alta probabilidade de perda total da visão do olho atingido.

Assim que tomou conhecimento do caso, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo de Operações e Investigações (GOI), iniciou diligências imediatas. Imagens de câmeras de segurança da região ajudaram na identificação do suspeito, que é um homem de 26 anos, morador de rua e já conhecido por comportamento agressivo naquela área.

Com apoio da Guarda Civil Metropolitana, as equipes intensificaram as buscas ao longo do dia. Durante a tarde, os guardas flagraram o mesmo suspeito cometendo uma nova agressão, novamente sem motivação, contra uma mulher, também em frente ao Instituto da Visão.

O homem foi detido no local e levado à delegacia pelo GOI. Levantamentos da Polícia Civil apontam que ele possui ao menos sete registros anteriores por crimes semelhantes, todos marcados por ataques repentinos e violência gratuita.

O suspeito permanece preso e à disposição da Justiça. O Instituto da Visão também publicou uma nota de esclarecimento e disse que segue oferecendo todo o apoio necessário ao paciente, incluindo suporte, logístico, hospedagem em hotel e transporte, confira: 

Nota de Esclarecimento

"No dia de ontem, um de nossos pacientes foi vítima de uma agressão injustificada em via pública, em frente ao Instituto da Visão, fora do horário de funcionamento da instituição. A agressão resultou em lesão ocular em um olho previamente submetido a transplanta de córnea.

O Instituto da Visão prestou assistência médica imediata, incluindo a realização de procedimento cirúrgico de urgência. O paciente recebeu alta ainda no mesmo dia e segue em acompanhamento médico ambulatorial. 

Além do atendimento médico, o Instituto da Visão segue oferecendo todo o apoio necessário ao paciente, incluindo suporte logístico, hospedagem em hotel e transporte. A Instituição também adotou todas as medidas legais cabíveis, colocando-se à disposição das autoridades competentes e fornecendo imagens e demais informações que possam contribuir para a apuração dos fatos e responsabilização do autor da agressão.

Reiteramos que, em seus 28 anos de história, o Instituto da Vi~soa nunca registrou qualquer episódio semelhante, tratando-se de um fato isolado e inédito. Como medida preventiva, estamos adotando ações para reforçar a segurança no entorno da instituição. 

O Instituto da Visão permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos".

Veja o vídeo do momento da agressão: 

 

 

Assine o Correio do Estado

Cidades

Secretaria divulga lista de convocação de professores temporários

A lista do processo seletivo irá compor o banco de reserva de profissionais temporários; confira

27/01/2026 13h15

Crédito: Divulgação SED

Continue Lendo...

A Secretaria de Estado de Educação (SED) divulgou a lista de convocação do Processo Seletivo Simplificado para professores temporários da Rede Estadual de Ensino (REE).

O processo seletivo tem como objetivo compor o banco de reserva de profissionais para a Função Docente Temporária, a ser utilizado na convocação de professores em regime de suplência na Rede Estadual de Ensino (REE).

Para consultar a lista, o candidato deve acessar o portal da SED, por meio do link https://www.sed.ms.gov.br/
, e seguir o caminho: SED / Informativos / Concursos Públicos e Processos Seletivos / Processo Seletivo / Professores – Processo Seletivo Simplificado – SAD/SED/FDT/2025.

Após confirmar a lotação na lista, o candidato deverá comparecer no horário e local indicados para receber a atribuição das aulas temporárias disponíveis.

Nesse momento, deverá apresentar a via original do diploma referente ao componente curricular de sua lotação.

Professores de Educação Física

Os profissionais de Educação Física deverão apresentar cópia do registro profissional junto ao Conselho Regional de Educação Física (CREF11).

A orientação, caso não encontrem o nome no documento disponível no site ou não localizem determinado município e/ou componente curricular, é aguardar as próximas listas de convocação, referentes aos demais municípios e componentes curriculares.

Convocação

Fica a cargo das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), no caso das escolas do interior do Estado, e da Corlot/Sugesp/SED (Coordenadoria de Lotação), no caso das escolas da Capital, a designação dos profissionais constantes do Banco de Reserva de Profissionais para a Função Docente Temporária, observada a ordem classificatória e as normas previstas no Decreto Estadual nº 15.298, de 23 de outubro de 2019, bem como em outros atos ou normas complementares aplicáveis.

A atribuição das aulas disponíveis para a Função Docente, em regime de suplência, ocorrerá após a confirmação da lotação de todos os professores efetivos.

O prazo de convocação do profissional seguirá o calendário escolar ou a necessidade da Administração Pública, podendo haver nova convocação, desde que observadas as condições previstas no § 2º do art. 18-A da Lei Complementar Estadual nº 87, de 31 de janeiro de 2000. O prazo máximo não poderá ultrapassar o período de validade do Processo Seletivo Simplificado, sendo necessário que o candidato, ao final desse prazo, submeta-se novamente a novo processo seletivo.

Lista de endereços para apresentação presencial

Assine o Correio do Estado

fora de época

Em época de chuvas no Pantanal, focos de calor atingem 28 propriedades em Corumbá e Aquidauana

Neste ano, Bombeiros confirmaram que focos registrados dobraram com relação a 2025

27/01/2026 13h00

Calor e baixa umidade têm causado focos de incêndio mesmo em época de chuva

Calor e baixa umidade têm causado focos de incêndio mesmo em época de chuva Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Os registros de incêndios florestais no Pantanal estão ocorrendo nesse período considerado de chuva para o território. Para esta terça-feira (27), o sistema Pantanal em Alerta, referência para os Bombeiros de Mato Grosso do Sul e para o Ministério Público Estadual, indicou que as condições geraram alerta para 86 focos de calor em 28 propriedades localizadas nos municípios de Corumbá e Aquidauana. Em Mato Grosso, há casos com menor intensidade sendo registrados em Cáceres.

Entre Corumbá e Aquidauana, no Pantanal do Nabileque, é onde os focos estão mais concentrados neste dia 27. Essa região é de difícil acesso e vem recebendo equipes dos Bombeiros de Corumbá para combate às chamas. Um outro ponto fica entre Brasil e Bolívia, na baía do Tuiuiú, rio Paraguai acima.

Para acessar essa área, somente com embarcação e onde o fogo foi identificado não é acessível facilmente. Por conta da complexidade da ação, além dos Bombeiros, o Prevfogo/Ibama também está com equipe mobilizada.

De acordo com informe dos Bombeiros divulgado na noite de segunda-feira (26), na região do Nabileque, onde três fazendas estão com os incêndios sendo registrados, a situação demonstrava maior controle e equipes chegaram a ser desmobilizadas.

Contudo, o foco voltou a ser registrado por sistemas de satélite. Esse ponto, em linha reta, fica a cerca de 60 km de Corumbá, mas por conta das condições de acesso, o tempo de deslocamento é de mais de 2h.

Na área da baía do Tuiuiú, cerca de 20 km de distância de Corumbá em linha reta, mas pouco mais de 1h de deslocamento de barco via rio Paraguai, ainda há mobilização e focos ativos.

Os dados apresentados pelo Firms (Fire Information for Resource Management System), operado pela Nasa, indicou que a área de influência dos incêndios na baía do Tuiuiú chega a 17 km², enquanto no Nabileque, a área está em cerca de 60 km². Os satélites não indicam diretamente a área queimada, mas mostram como o incêndio acaba afetando a região pelas altas temperaturas.

“Historicamente, há incêndios nessa época de chuvas, mas este ano os focos se apresentam com maior intensidade. Considerando esse cenário, já estamos nos preparando estruturalmente para que tenhamos capacidade de resposta, o que está sendo feito nesse momento pela nossa unidade de Corumbá, que tem empregado equipes para combater os focos que atingem a região pantaneira”, explicou o subdiretor da DPA (Diretoria de Proteção Ambiental) do Corpo de Bombeiros Militar de MS, major Eduardo Rachid Teixeira.

Os dados deste mês de janeiro mostram um aumento na comparação com 2025. Entre o dia 1º e a segunda-feira (26), os satélites de referência detectaram 69 focos ativos no Pantanal. Ano passado, no mesmo período, foram 34 registros. Essa comparação foi feita com dados do BDQueimadas. 

Conforme os Bombeiros, já está disponível para combate dos incêndios no Pantanal a aeronave Air Tractor da corporação. O equipamento está sendo usado na região do Morro do Azeite, que fica no Pantanal do Nabileque.

“Os sobrevoos auxiliam na identificação de focos e no direcionamento das equipes em solo, trabalho fundamental para barrar o fogo”, divulgou nota dos Bombeiros.

No município de Corumbá, um decreto de situação de emergência segue válido até o final deste mês de janeiro. Além disso, mesmo que as autoridades não confirmaram prejuízos que os incêndios possam ter causado nesses casos de maior impacto, imagens e vídeos dos combates mostram que há registro de animais mortos. Em geral, anfíbios e serpentes são os primeiros a morrerem queimados por conta da mobilidade deles.

Conforme o balanço da Operação Pantanal em 2025, o ano passado foi o melhor da série histórica iniciada em 1998 no que se refere aos focos de calor em Mato Grosso do Sul. Até 31 de dezembro, foram registrados 1.844 focos, número inferior aos 2.111 contabilizados no primeiro ano da série.

Formação de brigadas

Como o município de Corumbá é um dos mais afetados pelos incêndios, houve um incremento na capacidade de combate com a formação da primeira brigada comunitária do Assentamento Taquaral. A capacitação aconteceu pela Prefeitura da cidade, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil.

O curso aconteceu nos dias 31 de outubro, 1 de novembro e 20 de dezembro de 2025 na Associação Escola Família Agrícola e Agroecológica do Pantanal (AEFAAP).

No total, 10 moradores da região tornaram-se brigadistas para atuar de forma preventiva e emergencial nessa região, que faz fronteira com a Bolívia. A Defesa Civil está mobilizada para formar em outros assentamentos, mais brigadistas.

Essa equipe também pode atuar em conjunto com Bombeiros, e também em parceria com a Defesa Civil Municipal de Corumbá, para tentar atuar antes que o fogo possa propagar-se.

“É importante destacar que as ações que foram adotadas em 2025, especialmente em relação à integração entre os órgãos do sistema ambiental, continuam neste ano. Essas instituições estão fazendo reuniões e promovendo o alinhamento dos planos operativos para que no momento de maior criticidade da seca tenhamos condições de atuar, tendo como objetivo alcançar resultados semelhantes aos que foram obtidos no ano passado, quando conseguimos chegar próximo aos melhores resultados históricos”, destacou o major Eduardo Rachid Teixeira.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).