Com a aproximação do final do ano, muitos estudantes se preparam para apresentar trabalhos que irão atestar o aprendizado dos anos de faculdade. As monografias aterrorizam quem teme a hora em que as atenções estarão direcionadas para testar o seu conhecimento. Nervosismos se traduzem em gagueiras, expressões corporais inadequadas e o famoso "deu branco", que podem atrapalhar o desempenho até mesmo de quem domina o assunto a ser abordado.
Uma boa maneira de derrubar barreiras ao falar em público, é aprender técnicas de comunicação e expressão oral. O assunto será tratado na palestra "Técnicas para apresentação de trabalhos acadêmicos", que o Sebrae realiza no dia 13 de agosto, das 14h30 às 16h30, em Corumbá. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.
"A maior dificuldade dos alunos é obedecer a estrutura da fala, com início, meio e fim", explica a fonoaudióloga Ana Kelly Martinez. Engana-se quem acredita que falar em público é um ato isolado. "Envolvem vários fatores, como aspectos não verbais, tudo o que você vai usar aparece quando está falando com o público".
Quem procura emprego também precisa passar segurança e confiança na hora da entrevista. "A maneira correta de se vestir, a postura, a apresentação do conteúdo, enfim, todos esses recursos podem ser aplicados na entrevista de emprego, ou para vender uma ideia", garante Martinez.
Serviço
A palestra "Técnicas para apresentação de trabalhos acadêmicos", acontece no Sebrae Regional Pantanal, em Corumbá, que fica avenida Barão do Rio Branco, 1180, no bairro Universitário. O investimento para os interessados em participar é de R$5. Mais informações pelos telefones: (67) 3907-5220 ou no 0800-570-0800.