Cidades

Campo Grande

Polícia Federal fecha depósito e apreende 110 kg de cocaína pura

Os entorpecentes foram encontrados em uma residência de Campo Grande que servia como depósito de drogas. Duas pessoas foram presas durante a ação.

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Buscando reduzir a criminalidade na capital sul-mato-grossense, agentes da Polícia Federal (PF) encontraram na última sexta-feira (9) 110 kg de cocaína e 50 kg de skunk, a supermaconha, em uma residência que servia de depósito de drogas em Campo Grande. De acordo com a polícia, duas pessoas foram presas em flagrante e confessaram que o local era utilizado para despachar entorpecentes para a fronteira com o Paraguai.

Segundo a Polícia Federal, agentes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) localizaram o local com base em denúncias. Com essas informações, os policiais foram até o endereço indicado e, durante a abordagem, encontraram um homem na residência, que acabou confessando que o imóvel era usado para armazenamento de entorpecentes.

Duas pessoas foram presas em flagrante e encaminhadas à Superintendência da Polícia Federal em Campo Grande.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Mato Grosso do Sul (FICCO/MS) reúne a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, a Polícia Civil, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, a Secretaria Nacional de Políticas Penais e a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.

 

 

Há menos de 15 dias … 

No início do mês, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 413 kg de cocaína, na noite desta quinta-feira (1º), em Corumbá, município localizado a 416 quilômetros de Campo Grande.

Esta é a quarta apreensão de cocaína da semana realizada pelas forças policiais estaduais e federais, totalizando 1.361 kg.

Conforme apurado pela reportagem, os policiais estavam sinalizando a BR-262 devido a um incêndio que ocorria às margens da rodovia, quando avistaram o condutor de um caminhão realizando manobras bruscas ao avistar as viaturas policiais.

Desconfiada, a equipe deu voz de abordagem ao motorista. Ele demonstrou nervosismo, e então, os policiais começaram a revistar o veículo. Retiraram a lona do reboque e encontraram vários fardos de cocaína, totalizando 383 kg de pasta base e 30 kg de cloridrato de cocaína.


Outra apreensão aconteceu no dia 3 de agosto, durante uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de quase 250 quilos de cocaína em Aral Moreia na noite desta sexta-feira (02). Com mais esta descoberta, chega a 1.611 quilos o volume apreendido em apenas oito dias no Estado. 

O carregamento desta sexta-feira estava em uma carreta que foi interceptada na MS-386, entre as cidades de Aral Moreira e Amambai, no extremo sul do Estado, próximo da fronteira com o Paraguai. 

Conforme nota distribuída pela assessoria da Polícia Civil, a quadrilha vinha sendo monitorada fazia alguns meses e foi abordada por uma equipe da PRF, embora o veículo estivesse em uma estrada estadual.  O motorista foi preso em flagrante. 

De acordo com estimativa da Polícia, a apreensão, a quinta de grande porte desde a sexta-feira da semana passada, causou prejuízo para o crime organizado em mais de R$ 20 milhões. 

SÉRIE DE APREENSÕES
Na noite de quinta-feira (01), agentes da PRF apreenderam 413 quilos da droga próximo a Corumbá, na BR-262. Os policiais estava na rodovia para alertar motoristas sobre os riscos dos incêndios e, segundo nota da assessoria da PRF, avistaram o condutor de um caminhão realizando manobras bruscas ao percevber as viaturas policiais.

Desconfiada, decidiu abordar o motorista. Ele demonstrou nervosismo, e então, os policiais começaram a revistar o veículo. Retiraram a lona do reboque e encontraram vários fardos de cocaína, totalizando 383 kg de pasta base e 30 kg de cloridrato de cocaína.

Antes disso, em 30 de julho, atentes da da Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON) apreenderam 100 quilos do entorpecente .

Em 28 de julho, a Polícia Federal (PF) apreendeu, fez a maior descoberta da série, interceptando 600 quilos, em Brasilândia, município situado a 364 km de Campo Grande. 

Dois dias antes, em 26 de julho, em ação conjunta, a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptaram 248 quilos  e prenderam três homens em Campo Grande. O entorpecente estava no tanque de combustível de um veículo que transportava sucata.

BALANÇO
Desde o começo do ano, segundo dados disponíveis no site da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) foram apreendidas 9,5 toneladas de cocaína no Estado. No ano passado inteiro, foram 18 toneladas, volume recorde para o Estado.

Os dados, porém, não computam a totalidade daquilo que é interceptado em Mato Grosso do Sul. Os 600 quilos apreendidos pela Polícia Federal nesta semana, por exemplo, não vão aparecer nas estatísticas da Sejusp.  

Apreensões feitas pela PRF, que correspondem a mais de 80% das interceptações feitas em Mato Grosso do Sul, e entregues em delegacias da Polícia Civil são computadas. Mas, aquelas que são entreguem à Polícia Federal, não aparecem nas estatísticas. 

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Itaquiraí

Mãe e filha morrem em acidente triplo na BR-487

Colisão ocorreu em trecho conhecido como estrada boiadeira, próximo ao município de Itaquiraí

13/12/2025 16h30

Foto: Portal Conesul

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Gabrieli de Freitas Vieira e sua filha Julia Pereira de Freitas, de apenas 3 anos morreram na manhã deste sábado após um acidente triplo na manhã deste sábado (13), na BR-487, próximo a região do Assentamento Santo Antônio, situado em Itaquiraí, distante 405 quilômetros de Campo Grande.

Conforme a imprensa local, ambas estavam em um Jeep Compass com uma familiar de 40 anos, e seguiam de Maringá (PR) com destino a Dourados, cidade em que possuíam comércio. A família seguia na rodovia sentido BR-163 quando tentou uma ultrapassagem forçada e atingiu a traseira de um veículo Polo, que seguia na mesma direção.

Com o impacto da colisão, testemunhas afirmam que o veículo teria capotado e batido na traseira de uma carreta que seguia na pista contrária, impacto suficiente para arremessar o carro da família para fora da pista, ao lado de uma borracharia. 

De acordo com a imprensa local, o acidente aconteceu por volta das 9h30. Gabrieli e a filha morreram no local. Socorrida, a outra pessoa da família foi levada ao hospital de Itaquiraí, consciente e orientada, apesar de cortes na cabeça.

Os demais motoristas envolvidos não sofreram ferimentos graves e testaram negativo para consumo de álcool.. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal e da Perícia estiveram no local. As causas do acidente serão investigadas na Delegacia de Itaquiraí.

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Cidades

TCE suspende licitação para reforma de ponte sobre o rio Paraguai

Inconsistências e riscos de gastos excessivos na licitação levaram o Tribunal de Contas do Estado a suspender o certame

13/12/2025 13h30

Imagem divulgação

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Menos de um mês depois de assumir como conselheiro do Tribunal de Contas, o ex-integrante do governo do Estado, Sérgio de Paula, suspendeu a licitação de R$ 11,7 milhões para obras na ponte da BR-262, sobre o Rio Paraguai.

A decisão foi publicada nesta sexta-feira (12), em edição extra do Diário Oficial do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.

No dia 26 de novembro, a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul (Agesul) lançou a licitação prevendo investimento de até R$ 11.728.608,10 para a execução de obras de recuperação estrutural.

Os envelopes com as propostas feitas pelas empreiteiras seriam abertos na segunda-feira (15). No entanto, foi determinada a suspensão do certame após a equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS) identificar “inconsistências e lacunas” em informações como:

  • Caderno de desenhos;
  • Relatório de critérios e especificações técnicas;
  • Verificação estrutural;
  • Projeto de recuperação estrutural;
  • Projeto de sinalização temporária;
  • Plano de execução.

A justificativa para suspender o processo licitatório da reforma da ponte foram inconsistências no Projeto Básico, que podem gerar gastos acima do necessário. Para isso, foi apontada a necessidade de atualização dos dados técnicos.

“Tais inconsistências podem acarretar riscos de sobrepreço, aditivos contratuais futuros e execução inadequada da obra, comprometendo a economicidade e a eficiência, em desacordo com a Lei nº 14.133/2021. Embora o projeto tenha avançado em sua conformidade com a nova Lei de Licitações, as lacunas técnicas e a necessidade de atualização são significativas. Para uma decisão embasada e para mitigar risos futuros, é crucial que as informações complementares e as atualizações necessárias sejam providenciadas e analisadas”, consta no ato.

Diante dos indícios de irregularidades no Estudo Técnico Preliminar (ETP) e no Projeto Básico, o relator, conselheiro Sérgio de Paula, determinou a aplicação de medida cautelar para suspender o processo licitatório até a regularização dos pontos apontados.

Previsão

Com previsão de início das obras somente no segundo trimestre de 2026, o valor estimado, como adiantou o Correio do Estado, indica que a reforma da ponte pode custar o dobro do apontado pelo ex-secretário de Obras, Hélio Peluffo.

Em 2023, ele previu gastos em torno de R$ 6 milhões na recuperação da estrutura da ponte, que tem sofrido diversas intervenções e situações que resultaram em tráfego em meia pista.

Essa situação ocorreu em 2023, quando a interdição durou mais de um ano, até que os reparos emergenciais fossem concluídos na pista de rolamento.

Além disso, há situação emergencial nos “amortecedores” instalados entre as pilastras e a parte superior da ponte (pista), que apresentam desgaste por falta de manutenção. Essa obra deverá ser bancada, agora, com recursos públicos.

Pedagiada "até ontem"
 

Investimento público em uma ponte seria algo normal não fosse a cobrança de pedágio, feita até setembro de 2022. Pequena fatia da receita era repassada ao Estado e a única obrigação da empresa era fazer a manutenção da estrutura, que tem dois quilômetros e foi inaugurada em 2001.

Porém, em 15 de maio de 2023 a empresa Porto Morrinho encerrou o contrato e devolveu a ponte Poeta Manoel de Barros sem condições plenas de uso, embora tivesse faturamento milionário.

Em 2022,  com tarifa de R$ 14,10 para carro de passeio ou eixo de veículo de carga, a cobrança rendeu R$ 2,6 milhões por mês, ou R$ 21 milhões nos oito primeiros meses daquele ano.

No ano anterior, o faturamento médio mensal ficou em R$ 2,3 milhões. Conforme os dados oficiais, 622 mil veículos pagaram pedágio naquele ano. Grande parte deste fluxo é de caminhões transportando minério. A maior parte destes veículos têm nove eixos e por isso deixavam R$ 126,9 na ida e o mesmo valor na volta.

Esse contrato durou longos 14 anos, com início em dezembro de 2008, e rendeu em torno de R$ 430 milhões, levando em consideração o faturamento do último ano de concessão. 

Em março de 2017, a Porto Morrinho conseguiu um abatimento de 61% no valor da outorga. Na assinatura, em 22 de dezembro de 2008, o acordo previa repasse de 35%  do faturamento bruto obtido com a arrecadação tarifária estabelecida em sua proposta comercial. A partir de março de 2017, porém, este valor caiu para 13,7%. 

Se tivesse de repassar 35% dos R$ 2,6 milhões arrecadados por mês em 2022, a Porto Morrinho teria de pagar R$ 910 mil por mês ao Estado. Com a repactuação do contrato, porém, este valor caiu para a casa dos R$ 355 mil. Em ambos os casos os valores teriam alguma variação porque ainda seria necessário descontar impostos.

Ou seja, a repactuação garantiu R$ 555 mil mensais a mais aos cobres da concessionária, que mesmo assim não cumpriu com sua única obrigação, que era manter a ponte em condições de uso. 

E, mesmo depois de parar de cobrar pedágio, ela continuou cuidando da ponte, entre setembro de 2022 até maio de 2023.  Neste período, recebeu indenização milionária, de pouco mais de R$ 6 milhões. 

O pedágio acabou por causa do fim do acordo do governo estadual, que construiu a ponte, com o DNIT, já que a rodovia é federal. Porém, o governo federal só aceita receber a ponte depois que estiver em boas condições de uso. 

** Colaborou Neri Kaspary

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