Irineu Aguajo Lescano, de 40 anos, morreu em confronto com policiais militares do Batalhão de Choque, na tarde desta sexta-feira (10), no bairro Shalom, em Caarapó, município localizado a 274 quilômetros de Campo Grande.
Irineu atuava como sicário, termo utilizado para designar um ‘assassino contratado’ - indivíduo que pratica homicídios mediante pagamento ou por determinação de terceiros, geralmente a serviço de organizações criminosas ou grupos criminosos.
Ele presta apoio ao crime organizado na região de Caarapó, está envolvido em várias mortes na cidade e possui passagens pela polícia por homicídio.
Conforme apurado pelo site Caarapó News, Lescano era apontado como uma das principais lideranças do Comando Vermelho (CV) no município. Ele seria tio de Mateus Adriano Acunha Araújo, morto em confronto com a polícia, no dia 7 de julho de 2026, em Dourados.
De acordo com o BPMChoque, o indivíduo é considerado de alta periculosidade pelas forças de segurança.
Várias viaturas da Polícia Militar (Rádio Patrulha)/Batalhão de Choque, Polícia Civil, Polícia Científica e funerária estiveram no local para isolar a área, recolher indícios do assassinato, realizar a perícia e retirar o corpo.
A 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (2ªCIPM), de Caarapó, afirmou que a segurança está reforçada na região com a presença do Batalhão de Choque e do Departamento de Operações de Fronteira (DOF).
"Para assegurar a total manutenção da ordem e dar continuidade à paz social, as forças de segurança locais contam com o reforço operacional imediato de tropas especializadas do Estado, como o Batalhão de Choque da Polícia Militar e o DOF (Departamento de Operações de Fronteira). A presença dessas unidades especializadas soma-se ao trabalho diário de investigação, que vem avançando nas elucidação dos autores dos homicídios, garantindo uma resposta ainda mais firme, rápida e enérgica contra qualquer tentativa de perturbação ou ato infracional. Diante disso, o comando das forças de segurança orienta que a população de Caarapó pode e deve continuar a agir normalmente, realizando suas atividades diárias, profissionais, escolares e de lazer com total tranquilidade", informou a 2ªCIPM por meio de nota enviada à imprensa.
Até as 16h50min desta sexta-feira (10), o Batalhão de Choque ainda não havia compartilhado a dinâmica da ocorrência. A matéria será atualizada nas próximas horas para incorporação do histórico da ocorrêcia.
ESTATÍSTICA
Dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS) apontam que 68 pessoas morreram em confronto com agentes de Estado, entre 1º de janeiro e 10 de julho de 2026, em Mato Grosso do Sul.
Das 68 mortes, 8 ocorreram em janeiro, 5 em fevereiro, 9 em março, 9 em abril, 14 em maio, 15 em junho e 8 em julho. Em 2025, 73 pessoas morreram em confronto com a polícia.
Mortes registradas em confronto policial são classificadas como homicídio decorrente de oposição à intervenção policial.
O confronto entre forças de segurança e grupos armados ocorre em situações de abordagem policial, roubos, flagrantes de tráfico de drogas, policiamento preventivo/ostensivo em bairros, entre outras ocorrências.




