Na manhã desta quinta-feira (22), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul prendeu dois homens acusados de estupro de vulnerável no interior do Estado.
O primeiro caso aconteceu com o apoio da Delegacia de Atendimento à Mulher de Coxim, que cumpriu um mandado de prisão em desfavor de um homem de 35 anos de idade, por condenação definitiva pelo crime de estupro de vulnerável. A decisão da Vara Criminal de Coxim condenou o autor há 31 anos e seis meses de prisão.
O crime ocorreu em setembro de 2018 em Coxim, quando o autor foi preso em flagrante por ter abusado sexualmente da enteada, de 9 anos de idade, mas foi solto em julho de 2019, estando em liberdade provisória desde então.
O segundo caso foi por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), durante diligências da Operação Caminhos Seguros 2025, coordenada pelo Ministério da Justiça e voltada ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
O suspeito de 53 anos é funcionário de serviços gerais e foi preso em Amambai, distante aproximadamente 352 quilômetros de Campo Grande, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, expedido em investigação que apura o crime de estupro de vulnerável.
Conforme as informações, a prisão aconteceu em uma área de difícil acesso, dentro de uma aldeia indígena, exigindo planejamento e esforço operacional por parte da equipe policial para localizar e capturar o homem.
A prisão faz parte da Operação Caminhos Seguros 2025, que trata-se de um trabalho contínuo e estratégico da Polícia Civil visando o combate a crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, reforçando o compromisso com a proteção integral das vítimas e a responsabilização dos autores.
As diligências seguem em todo o Estado com novas ações previstas nos próximos dias.